Últimas indefectivações

segunda-feira, 11 de março de 2013

Sistema azul

"Foi há dias, poucos dias, num programa televisivo. O FC Porto deveria ter jogado pelo menos dois anos na II Divisão. Disse-o categoricamente; provei-o com documentos irrecusáveis. Recebi várias mensagens, sobretudo de jovens simpatizantes benfiquistas que desconheciam a situação.
Afinal, o que se passou? Em 38/39, o clube nortenho classificou-se em terceiro lugar no Campeonato Regional do Porto, atrás do Leixões e do Académico, circunstância que obstaria, à luz dos regulamentos da época, a que disputasse o Nacional da I Divisão. E o que fez a Federação Portuguesa de Futebol? Procedeu a um alargamento cirúrgico com o objectivo de contemplar o FC Porto. Ironia suprema, a equipa nortenha acabou por se sagrar campeã, que o mesmo é dizer tem nos seus escaparates um troféu imoral. No ano seguinte, a FPF voltou a reduzir o número de participantes na prova maior do Futebol nacional.
Duas temporadas depois, o que se passou? Com o Académico e o Leça nas duas primeiras posições, o FCP voltou a ser terceiro e, de novo, impossibilitado de jogar na I Divisão. Como agiu a FPF? Reincidiu, ou seja, voltou a proceder ao aumento de clubes, apenas com o fito de proteger o emblema nortenho. Nova falácia, novo escândalo. E, para não variar, na época seguinte ordenou nova redução.
Nas últimas décadas, é comum de bocas empestadas dum azul saturante que durante anos o Benfica e até o Sporting foram protegidos pelas estruturas institucionais da bola. Enorme balela, colossal falsidade. Tal como aldraba na idade, o FC Porto aldraba ou omite as benesses de que foi alvo. Tem, agora, cultura de vitória? Mas continua a ter, escandalosamente, a cultura da mentira."

João Malheiro, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!