Últimas indefectivações

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

5 jogadores que podem explodir sob o comando de Jorge Jesus


"Após uma pré-época prometedora, com sete vitórias em sete partidas, os comandados de Jorge Jesus estão perto do início oficial da temporada, com o jogo decisivo da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões frente aos gregos do PAOK, onde só a vitória interessa aos encarnados. 
O clube da Luz tem-se mostrado muito activo no mercado de transferências, tendo conseguido assegurar jogadores de alto gabarito como Vertonghen e Everton, assim como jovens promissores como Pedrinho e Darwin, que deverão dar muitas alegrias aos benfiquistas já num futuro próximo.
Portanto, esta semana, decidimos olhar para o plantel do SL Benfica e escolhemos cinco jogadores cujo rendimento desportivo pode, porventura, explodir sob o comando de Jorge Jesus.
1. Darwin Núñez25 milhões de euros, a contratação mais cara de sempre na história do Benfica, mas também o jogador ideal para explodir sob a alçada de Jorge Jesus. Darwin tem tudo para singrar na Luz. É um avançado possante (tem 1,87m), rápido, capaz de segurar a bola, permitindo combinações com colegas, sendo que, no momento defensivo, é um jogador intenso, capaz de exercer uma pressão avassaladora sobre os defensores adversários.
Com 16 golos e três assistências ao serviço do UD Almería, que terminou a temporada passada em quarto lugar, o avançado uruguaio, agora num clube que joga mais em posse do que em transições rápidas, tem todas as condições para prosperar e se afirmar no futebol europeu.
Esperemos que Darwin faça jus à sua teoria, e que demonstre que o seu habitat natural é as redes das balizas adversárias. 
2. Diogo Gonçalves A solução para o problema da lateral direita poderá estar dentro de casa. Após uma excelente época ao serviço do FC Famalicão, onde somou sete golos e dez assistências em todas as competições, Diogo Gonçalves regressa à Luz, pretendendo assegurar, de uma vez por todas, um lugar no plantel encarnado.
A competição para o lugar de médio ala direito/extremo direito é elevada, sendo que Rafa e Pedrinho são os favoritos para ocupar a posição. Porém, o alentejano poderá, na minha opinião, ser titularíssimo no emblema da Luz a… defesa direito. Exacto, ouviram bem, Diogo Gonçalves poderá bem ser o próximo grande lateral direito “made in Seixal”.
O extremo, além de ser velocíssimo, tem também um enorme compromisso defensivo pelo que, face à concorrência de André Almeida e Gilberto, dois jogadores que, na minha franca opinião, não têm qualidade para serem titulares num clube com a dimensão do Benfica, encaixaria que nem uma luva na posição.
De lembrar que não seria algo de novo para Jorge Jesus que, no passado, converteu extremos como Maxi Pereira e Fábio Coentrão em defesas laterais de topo.
3. Pedrinho Um jogador de enormíssima qualidade, Pedrinho poderá ser uma das surpresas da temporada que se avizinha. Um médio ala/extremo com um excelente toque de bola, Pedrinho é um criativo virtuoso, sem medo de encarar os adversários no um para um e com uma grande capacidade para jogar entrelinhas, algo que, confesso, me surpreendeu bastante.
Essa capacidade em jogar entrelinhas destacou-se, sobretudo, no jogo frente ao Braga, onde o brasileiro, para surpresa de muitos, jogou no apoio ao ponta de lança, tendo deixado boas indicações sobre aquilo que pode acrescentar ao futebol das “águias”.
4. Haris Seferovic Mudam-se os tempos, os treinadores e até surge uma pandemia, mas há algo que parece não mudar. Parece que Haris Seferovic poderá ter uma (outra) nova vida na Luz. O ponta de lança helvético parece estar na linha da frente para assumir a titularidade, mesmo após Vinícius ter mostrado serviço, ao bisar, frente ao SC Braga.
No entanto, não é de estranhar a preferência de Jorge Jesus pelo suíço, pois, na minha opinião, Seferovic é o avançado que reúne as características que Jesus aprecia num ponta de lança. O suíço é rápido, possante, capaz de pressionar com muita intensidade e tem movimentos de ruptura e de ataque à profundidade muito interessantes, pecando apenas no jogo entrelinhas.
Porém, essa fraqueza, à semelhança do que aconteceu na “época do 37”, pode ser mascarada por um segundo avançado de qualidade, e, este ano, ao contrário da temporada passada, os encarnados têm opções de qualidade para essa posição (Pizzi, Waldshmidt e até Pedrinho), pelo que será interessante ver se Seferovic consegue voltar a render mais de vinte golos por época.
5. Julian Weigl Se dúvidas existissem, penso que na pré-época as mesmas se dissiparam: Weigl será, para Jorge Jesus, o patrão do meio campo encarnado. O alemão foi titular nos três jogos de pré-temporada “disponíveis” aos adeptos, pelo que Julian deverá estar na linha da frente para ocupar a posição “6” no jogo contra os gregos do PAOK.
De resto, em Janeiro de 2020, quando ainda era técnico do Flamengo, Jesus, questionado sobre a contratação de Weigl pelo Benfica, em entrevista à CMTV, referiu que o alemão é “uma aposta segura”, sendo que “ainda tem um defeito no seu jogo”. O técnico na altura não revelou qual é que é o defeito do alemão, mas com certeza que o mesmo já deverá ter sido corrigido, não fosse Jesus um perfecionista inato.
O que é certo é que o Weigl que temos visto nestes últimos três jogos de pré-época é um Weigl diferente daquele que chegou em Janeiro. Com bola continua a ter a mesma qualidade que já dispunha nos tempos do Dortmund, apenas com a agravante de se ver um Weigl a arriscar mais com passes verticais. Sem bola, o alemão tem demonstrado mais agressividade nos duelos, transmitindo mais segurança aos colegas (e aos benfiquistas)."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!