Últimas indefectivações

terça-feira, 23 de junho de 2020

Orçamento 2020/21

"O Benfica lançou o Orçamento para o Clube para a próxima época. Este Orçamento é do Clube e não da SAD. Como tal, refere a coisas como Modalidades, Sócios, Merchandising, Casas do Benfica e Futebol de Formação. Não refere ao Futebol Profissional que está na esfera da SAD. Tendo isso em conta, vamos analisar aquilo que vai ser proposto aos sócios na próxima Sexta-feira.
1. Ponto de Partida. Aparentemente não é algo do conhecimento geral, mas nos últimos quatro o clube acumulou 20 milhões de resultados financeiros positivos. O que é muito bom. O problema é que até à época de 18-19, o clube estava numa situação de falência técnica (as dívidas do clube eram maiores que o valor dos activos). Ou seja, esses resultados positivos na sua maior parte serviram para retirar o clube da falência técnica e pagar as suas dívidas. Para esta época, vamos entrar no segundo ano com capital próprio positivo, mas sem grandes reservas a nível de dinheiro, o que nos limita um pouco as possibilidades.
2. Quebra na Receita. Não é propriamente uma surpresa, mas vai haver uma quebra acentuada na receita do SL Benfica. Ao todo o clube prevê facturar menos 22% do que a época que terminou agora. São cerca de 9.6 milhões de euros a menos. Serão menos 2 milhões a vir dos sócios, menos 2 milhões a vir do merchandising, menos 1 milhão a vir das modalidades e menos 4 milhões a vir da área de suporte do clube. A área de suporte são os royalties pagos pela utilização da imagem do Benfica. 75% dos quais são pagos pela Benfica SAD. Ou seja, é uma das maneiras da SAD colocar dinheiro no Benfica Clube.
3. Reflexo nos Custos. Como há quebra nas receitas e o clube não tinha muito dinheiro - relembro que o clube é diferente da SAD e não envolve o futebol -, não há uma grande base para aguentar os custos correntes dos departamentos do clube. Vai haver cortes na casa dos 17%, um total de quase 7 milhões de euros em custos a menos. 1 milhão a menos no departamento de merchandising (reflexo imediato da quebra de 2 milhões nas vendas) e quase 5 milhões a menos no departamento das modalidades. O resto dos departamentos sofrem cortes menores.
4. Futebol de Formação. Este foi um dos poucos departamentos que não teve qualquer corte. Na verdade até aumentou ligeiramente de pouco mais de 200 mil euros (cerca de 10%).
5. Casas do Benfica. Este foi um dos departamentos que também teve um corte, na casa dos 15%. Mas nada muito significativo, porque o próprio orçamento deste departamento é muito curto.
6. Modalidades. O Departamento das Modalidades é o Departamento que mais prejuízo dá de todos os Departamentos. Está totalmente dependente de todos os Departamentos, principalmente do Departamento de Sócios e do Departamento da Área de Suporte, cujos os excedentes tapam o prejuízo das modalidades. Como o Clube vai facturar menos, vai haver menos dinheiro para o Departamento das Modalidades gastar. O corte na totalidade vai ser de 5 milhões, só em salários a diferença vai ser um pouco mais de 3 milhões (um corte de 29%). Outra rubrica que vai sofrer um corte acentuado são as deslocações e estadias, que também vão levar um corte na casa dos 31%.
7. Derrapagem nas Modalidades. É importante entender que os custo no Departamento das Modalidades estão em ascensão há quatro anos. Nos últimos quatro anos subiram um total de 7 milhões (em parte devido à criação da equipa de futebol feminino cujos os custos entram no Departamento das Modalidades, mas não só). O ano passado, o orçamento do clube não previa qualquer aumento nas despesas das modalidades, mas agora, depois do ano decorrer, já há dados do que se gastou nas modalidades na época passada e é possível ver que houve também um aumento de cerca de 1.5 milhões no Departamento além daquilo que estava orçamentado. Essa derrapagem aconteceu devido à performance surpreendente das modalidades na Europa (primeira vez na CEV Champions League; segunda vez na Fase de Grupos da EHF Cup; primeira vez na segunda Fase de Grupos na FIBA Europe Cup). Isto levou a um aumento de 337 mil euros além daquilo que estava orçamentado para gastos com Deslocações e Estadias. Houve também um aumento de 680 mil euros em gastos com pessoal e honorários além daquilo que estava orçamentado inicialmente. Isto quer dizer que o Orçamento deste ano ano, não só diminui devido ao impacto do covid-19 no clube, como também corrige essa derrapagem que houve no ano passado.
8. Participações Europeias nas Modalidades. Ainda não é oficial se o clube vai participar em todas as provas ou não. Mas pelo orçamento a diferença do que está orçamentado este ano e o que estava orçamentado no ano passado não é muito grande. É de cerca de 220 mil euros a menos. A derrapagem engana um pouco, mas daquilo que dá para perceber, parece-me que a maioria das equipas vai participar nas provas europeias e que eventualmente apenas uma, talvez duas, sofrerá um corte. 220 mil euros é menor do que a derrapagem do ano passado nesta rubrica. A derrapagem (a diferença entre aquilo que se gastou e aquilo que previa gastar) foi de 337 mil euros. 9. A Qualidade dos Plantéis. A verdade é que para já, todos os rumores apontam para uma subida de qualidade nos plantéis. Ainda não há muitos reforços confirmados, mas o Voleibol deverá ficar com o mesmo plantel. O Hóquei vai ter um plantel melhor que o do ano passado. O Andebol está a conseguir juntar várias peças muito interessantes. O Futsal está a um bom jogador de ter um dos melhores plantéis da última década. O Basquetebol ainda é cedo para falar, mas com um bom scouting é fácil fazer mais com menos. A Oliveirense é um exemplo disso.
10. O Lucro. O orçamento prevê 917 mil euros de lucro. É uma mera almofada para acomodar possíveis derrapagens. Ainda no ano passado, o orçamento previa um lucro de 6.135 milhões e agora sabemos que o lucro ficou a pouco mais de metade disso.
11. O que faltou? O que falta é o mesmo problema de sempre. Falta informação. Temos um orçamento mas não sabemos ao certo o que ele significa. Por exemplo, o Benfica não tinha que anunciar se ia à Europa ou não e em que modalidades. Mas podia dizer que este orçamento prevê que determinadas equipas nos representem em provas europeias. Assim, ficamos um bocado na incerteza do que é que isto realmente significa e só prejudica o clube e a sua Direcção porque dá espaço a que os rumores apareçam. Até porque acredito que depois de três meses sem competição, a Direcção já tenha tido tempo suficiente para decidir quem vai ou não. Depois fica também a faltar o porquê daquele corte na injecção da SAD no Clube através dos royalties da Área de Suporte. Foi um corte de 4 milhões no total. Sendo que esta rubrica nos últimos três anos tem sido crescente (17/18: 2.460m; 18/19: 7.703m; 19/20: 9.002m). Porque se cortou 4 milhões depois de um aumento de 7 milhões em 2 anos? Não estou a dizer que não se deveria cortar. Estou a dizer que não dá para perceber porque foram 4 milhões cortado. Porque é que não foram 2? Ou porque é que não foram 6? Devia haver uma explicação, visto é uma das principais receitas do clube e depende totalmente daquilo que a Direcção decide.
O orçamento acaba por ser algo justo. As modalidades subiram os seus custos nos últimos quatro anos sem grande lógica, com piores resultados e em grande parte à custa do futebol e da Benfica SAD. O clube acaba por aproveitar a crise para reajustar essas subidas sem cortar por completo o subsídio da Benfica SAD ao Benfica Clube. O modelo das modalidades precisa de ser repensado. Não pode ser um mero “toma lá dinheiro, dá cá títulos”. É importante que as modalidades deixem de ser tão dependentes do número de sócios e da Benfica SAD. Mas também é importante que se crie um projecto para que isso aconteça, de maneira a que não seja simplesmente um corte orçamental e deixar as modalidades ao deus dará. De resto, são decisões complexas e controversas. Vale mais ter mais um atleta numa equipa ou levar essa equipa à Europa? Será que vale a pena ter 7 alas no Futsal? Ou o 7º jogador não formado localmente como em 2018/2019? Ou três GRs no Andebol? E plantéis com 6/7 internacionais portugueses além de 5 americanos no Basquetebol? Isto são tudo decisões que têm que ser tomadas e provavelmente só se saberá a resposta correcta no final da próxima temporada. Eu posso não concordar com todas as decisões, mas o importante é que pelo menos consiga compreender a sua lógica."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!