Últimas indefectivações

domingo, 5 de junho de 2016

Excitações e depressões

"Um verão desportivo sem casos jurídicos no futebol não é bem a mesma coisa. Até parece que se faz de propósito, certamente no intuito de animar as hostes até que a bola comece novamente a rolar, entre as habituais animações de contratações e vendas. Este ano, uma vez mais, as praias e as piscinas estão garantidas com direito e mais direito no desporto-rei. Assim seja.
Por um lado, esperam-se desenvolvimentos em processos disciplinares desportivos que na Liga e na FPF apurem a existência de alegadas práticas de corrupção nos jogos da 2.ª Liga e, eventualmente, da 1.ª Liga - o que se arquiva e o que se converte em processo disciplinar e subsequentes acusações?
Por outro lado, aguarda-se que a justiça desportiva se pronuncie sobre a existência ou não de novos factos resultantes da prova que fundamentou a condenação criminal recente de um ex-dirigente do Sporting, tendo em vista o apuramento de eventuais ilícitos desportivos que não foram julgados em anterior processo desportivo - será que há algo de novo e relevante para a abertura de novo processo?
Por fim, espera-se para ver qual a decisão da FPF depois de receber a sentença de declaração de nulidade da deliberação do CJ que, em 2006, confirmou a descida de divisão do Gil Vicente tendo por base o recurso aos tribunais do Estado - vai a FPF litigar até ao fim das instâncias judiciais ou deixa transitar a decisão e remete nova deliberação para o CJ actual? E, se assim for, o que fará o órgão jurisdicional de recurso perante a consolidação dos efeitos desportivos determinado pelo "caso julgado" previsto na lei? Fará distinções? Ou acabará tudo num "entendimento" extrajurídico, politicamente determinado e monetariamente consensualizado? Boas férias! Com tudo a que temos (D)ireito!

P.S.- Depois do dérbi para a Taça de Portugal realizado em Novembro, depois das denúncias de Sporting e Benfica relativamente a condutas televisionadas dos jogadores da equipa adversária, depois do grosseiro desconhecimento de um processo sumário "em flagrante delito" a resolver em prazo curto, tivemos, mais de seis meses depois, a deliberação do Conselho de Justiça sobre uma dessas denúncias (Slimani), sendo que não estou certo que as denúncias sobre os atletas do Benfica se tenham já finalizado no vaivém entre CD e CJ. Para memória futura, aquela pronúncia do CJ, entre contradições manifestas e equívocos técnicos e regulamentares, entra sem mais no baú federativo dos acordãozinhos (bem) deprimentes. É obra!"

3 comentários:

  1. Este ricardo costa personifica o jornalismo ..." à Portuguesa...". Sempre factos MAS NOMES... NUNCA .
    Finalmente sempre havia mà conduta desportiva da parte do argelino do sporting...Que dizer das campanhas dos : octàvio, e.barroso , b.carvalho,inàcio e alguns cumentadeiros da Tv a quererem provar o contrario dos factos filmados , tomando os espectadores , Benfiquistas ou não , por idiotas chapados !!! Nem vale a pena falar das lesões de Luisão ( seis meses parado...) e Gaitan , originadas por entradas à margem da lei, protagonizadas por esse autêntico modelo de fair-play ( que vai ser posto na rua...) , e dà pelo nome de joão pereira... E mais uma vez fala-se de 'contenda' entre os dois clubes , onde o sporting sô se lembrou das " agressões" do Benfica depois deste apresentar o caso slimani , e curiosamente nada sobre o àrbitro da partida...( penalti sobre o Luisão que deu origem à lesão, não assinalado !!! Citando o filosofo octàvio , ..."foi uma campanha trafulha " da parte do Benfica .


    ResponderEliminar
  2. O Ricardo Costa não é jornalista, é Jurista, o antigo Presidente do CD da Liga, que condenou o Boavista e os Corruptos no Apito Dourado e Apito Final!

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. "TOUCHé" . Sempre pensei , na minha GRANDE ignorância , que este Ricardo Costa era o Diretor da Redação do Expresso..., sportinguista confesso ( direito que lhe assiste , aliàs. )

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!