Últimas indefectivações

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

O hooliganismo existe em Portugal. No fim de semana, assim que a malha abriu um bocadinho, foi o que se viu


"Se olharmos para aquele que é o comportamento generalizado dos adeptos de futebol - os que pagam quotas, vão a estádios e acompanham as equipas - é justo afirmar que é globalmente correto.
Tenho para mim que a maioria das pessoas é bem formada, sabe estar e, com mais ou menos tolerância, mais ou menos fair-play, tem noção dos seus limites. O problema é o impacto terrível que têm os outros, a tal minoria crescente que não vai à bola para apoiar o clube nem para se divertir com os amigos.
O hooliganismo existe em Portugal. É bom que tenhamos noção disso. Pode não ter (ainda) a expressão insana que vemos noutras paragens, mas há sinais evidentes que não devemos ignorar.
Independentemente das causas sociais e políticas associadas à expansão dessa realidade, a verdade é que há cada vez mais gente que já percebeu que o futebol, espaço de massas e emoções exacerbadas, é terreno fértil para criar desordem e caos.
E, infelizmente, parece haver cada vez mais pessoas assim, sedentas de confusão e problemas. Pessoas que por terem infâncias difíceis, vidas desajustadas ou apenas mentes disfuncionais, sentem uma necessidade enorme de destruir, ofender, vandalizar ou bater em tudo o que mexe. Fazem-no com uma raiva preocupante e de forma descontrolada, sem consciência, sem controlo, sem limites.
Sem prejuízo de serem mais ou menos jovens, de terem (ou não) agenda política ou apenas precisarem do caos e desordem para legitimar a sua existência, o certo é que causam danos sérios à imagem do jogo e põem em risco a segurança de terceiros.
Têm que ser erradicadas do desporto. Não há volta a dar.
É preciso criar mecanismos ainda mais eficazes no sentido de os sinalizar, sancionar e afastar dos sítios onde estão outras pessoas que têm direito a usufruir da sua paixão, em paz e segurança, sem receio de serem agredidas à pedrada."

1 comentário:

  1. O Sr Duarte NIM Gomes LAGARTO, é 1 CÍNICO...as suas crónicas CORPORATIVISTAS tb são violência p/ os nossos olhos.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!