Últimas indefectivações

quinta-feira, 16 de abril de 2020

O exemplo das Casas

"Face aos impactos tremendos que esta crise está a ter em todos os sectores de actividade, naturalmente, uma das prioridades do Clube está no acompanhamento atento e diário da situação de todas e de cada uma das nossas Casas do Benfica.
Ajudando-as a procurar as melhores soluções e os apoios que necessitem para conseguirem ultrapassar esta fase e para, logo e nas circunstâncias possíveis, retomarem a sua actividade.
É nas fases difíceis que melhor se afere a força das instituições e o Sport Lisboa e Benfica, nesta que vivemos, tem estado à altura da sua enorme responsabilidade social, através da promoção, nas suas várias vertentes, de um conjunto de iniciativas que, mais que dignificar o Clube, ajudam a mitigar as consequências da pandemia na sociedade portuguesa.
Um dos pilares fundamentais deste posicionamento e intervenção do Clube que muito nos orgulham são as Casas do Benfica.
Independentemente das dificuldades inerentes ao momento que vivemos, às quais, inevitavelmente, as Casas do Benfica não são imunes, tem sido notável a sua capacidade de mobilização em torno do auxílio a quem mais precisa e a quem está na linha da frente deste combate.
Por exemplo, o Sport Vila Real e Benfica impressionou pela celeridade com que procedeu à entrega de viseiras de protecção ao município em que está sediado; em Moura, os bombeiros receberam material para utilização no combate à pandemia; em Algueirão–Mem Martins, a nossa Casa fornece refeições a bombeiros e a profissionais de saúde; na Murtosa foram feitos donativos aos bombeiros locais; a Casa do Benfica no Porto está a proceder à recolha de vestuário e alimentos para entrega à instituição Coração da Cidade; em Vila Real de Santo António e em Marco de Canaveses está a ser levado a cabo um projecto de reciclagem de computadores de forma a se suprir as necessidades de alunos agora obrigatoriamente em regime de ensino à distância; e, finalmente, em Ovar, aproveitando os fundos de tesouraria da Casa, os responsáveis entraram em contacto com o hospital local, questionaram sobre o que era mais necessário, compraram o material de protecção requerido e entregaram-no para colmatar as necessidades identificadas.
A génese das Casas do Benfica, filiais e delegações já remonta à primeira década de existência do Sport Lisboa e Benfica, e têm conhecido diversas fases na sua expansão e desenvolvimento, os quais conheceram notória aceleração com as presidências de Luís Filipe Vieira, passando as Casas a serem encaradas como fundamentais para o crescimento e sustentabilidade do Clube.
No presente está a ser implementado um novo conceito, as Casas 2.0, cujo projecto-piloto arrancará em Santarém. O carácter inovador deste projecto, que, além de servir o Clube, apoia as comunidades locais e cria postos de trabalho, mereceu a atenção da Universidade Católica, passando a ser um caso de estudo no âmbito do plano curricular (licenciatura em Gestão) da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais.
Trata-se, mais uma vez, do reconhecimento dos méritos de um projecto com a marca Benfica, logo vencedor!"

1 comentário:

  1. As Casas do Benfica são um orgulho para os benfiquistas. Motivo de polémica entre muitos, que as têm como baluartes de defesa de LFV, ninguém pode negar que constituem centros importantíssimos de benfiquismo espalhados por Portugal e pelo mundo. Por isso, urge preservá-las e apoiá-las. LFV não é o Benfica, o Benfica somos nós, os benfiquistas, muitíssimos dos quais não têm mais que uma Casa do Benfica para vivenciarem o seu benfiquismo.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!