Últimas indefectivações

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Rússia, 'doping' e o incompreensível

"A Agência Mundial Antidopagem tomou a decisão unânime de proibir a Rússia de realizar grandes competições internacionais, nos próximos quatro anos, e de apresentar equipas oficiais, sob a bandeira do estado russo, em grandes competições que se realizem noutros países. Do ponto de vista mais emblemático, está em causa a participação da Rússia nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo ano, e no Mundial de futebol do Catar, em 2022.
Porém, nem tudo o que parece, é. Atletas russos que estejam comprovadamente limpos de um cadastro de doping poderão participar em todas as provas internacionais, desde que não representem, oficialmente, o seu país e não desfilem com a sua bandeira.
A decisão, vista à luz deste regime excepcional, já poderia ser considerada suficientemente vaga e hipócrita, mas ela torna-se absolutamente lamentável e, mais do que isso, incompreensível, se considerarmos o que se irá passar com o futebol.
A própria FIFA não sabe como proceder e - soubemos de fonte oficial da organização que tutela  futebol mundial - vai pedir explicações à Agência Mundial. Em primeiro lugar, porque a FIFA faz, ela própria, um controlo anti-doping independente e, até agora, não detectou qualquer irregularidade nas equipas e na selecção russa de futebol; depois, porque a própria Agência aceita que São Petersburgo, não só seja palco da final da Champions, que será vista pelo mundo inteiro e tem uma dimensão universal indiscutível, como ainda permitirá que São Petersburgo seja uma das cidades sede do próximo Campeonato da Europa de futebol. Ninguém percebe o critério e, sobretudo, ninguém o poderá achar credível."

Vítor Serpa, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!