Últimas indefectivações

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Uma evidente superioridade

"Abel foi corajoso, mas o seu 4x4x2 perdeu para o 4x3x3 de Rui Vitória

Pressão teve bons resultados
1. Foi demasiado evidente a superioridade de jogo do Benfica em relação ao SC Braga durante todo o jogo. Isso deveu-se muito à atitude, intensidade e dinâmica que o Benfica conseguiu colocar em campo, o que acabou por limitar muito o futebol do SC Braga. O Benfica pressionou em vários momentos a saída de bola do SC Braga, obrigando o adversário a cometer muitos erros, nomeadamente muitas perdas de bola. O Benfica fez com que os jogadores do SC Braga fossem perdendo confiança. Não havia dúvidas sobre qual era a equipa mais dinâmica no relvado. Com a sua mobilidade, o Benfica desorganizou o SC Braga.

Meio-campo fez diferença
2. No confronto de sistemas tácticos o Benfica foi superior, aproveitando muito bem a superioridade numérica a meio-campo. O trio Fejsa-Pizzi-Gedson marcou bem a diferença em relação ao sector intermédio do SC Braga, com Claudemir e Fransérgio. O Benfica começou a ganhar o jogo aí. E depois não haja dúvidas que o Benfica tem um jogador que pensa diferente na frente de atraque: Jonas é a prova de que não é preciso um avançado ter muita força ou agressividade. Ele define bem as jogadas, com muito esclarecimento nas tabelas. É um pêndulo ofensivo que decide muito bem.

4x4x2 pedia mais equilíbrio
3. A partir de um certo momento da segunda parte, Abel Ferreira sentiu necessidade de ter homens que segurassem mais a bola, caso de Wilson Eduardo e João Novais. Mas o jogo esteve sempre muito partido, com muitas transições e perdas de bola, aspecto em que o Benfica foi mais uma vez melhor. Definir bem os lances é o que faz a diferença. Abel quis ser fiel à sua ideia e foi corajoso em apresentar-se no Estádio da Luz em 4x4x2, sabendo que haverá sempre superioridade do adversário no meio-campo. Mas para que esse sistema funcione é preciso que haja mais equilíbrios. Paulinho fez muitos apoios na ligação mas faltaram bloqueios para que o SC Braga estivesse mais posicional à dinâmica do Benfica. Agora é fácil falar mas o 4x4x2 de Abel não conseguiu segurar o 4x3x3 de Rui Vitória.

Pizzi, o desbloqueador
4. A nível individual tenho de destacar o desempenho de Pizzi. Foi dele o momento que abriu o jogo, transportando-o para uma partida diferente de todas as outras que o Benfica fez, cheia de dinâmica. Foi um grande jogo."

Domingos Paciência, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!