Últimas indefectivações

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Profissão: treinador

"O desporto é uma das actividades que reúne a capacidade de despertar grandes emoções nas sociedades modernas. Mesmo aqueles que se dizem indiferentes não deixam de manifestar uma opinião sobre um ou outro acontecimento desportivo.
Os Jogos Olímpicos são a expressão máxima da grande evolução do Homem e local privilegiado para avaliação das políticas desportivas de uma Nação. Neles sucedem-se os recordes Olímpicos, mundiais e europeus. Aprecia-se a evolução das capacidades físicas, técnicas, tácticas e psicológicas dos atletas.
Estranha-se que, sendo os resultados obtidos pelos atletas uma consequência do trabalho desenvolvido pelos treinadores, de forma muito frequente não seja feita qualquer referência ao importante papel do treinador. A realidade é que sendo o treinador a figura central do processo da preparação desportiva dos atletas é urgente que se reconheça, em Portugal, a importância social e desportiva desta profissão.
As funções desempenhadas pelos treinadores têm um inequívoco impacte nas pessoas que treinam, na sociedade, nas actividades económicas e do mundo do desporto em geral.
Os treinadores só conseguirão um reconhecimento social pela competência e princípios éticos que demonstrarem possuir.
Esta competência resulta do seu Saber. Este Saber consegue-se através do estudo contínuo e pela participação em cursos e acções de especialização.
Ser treinador de Alto Rendimento e preparar candidatos e candidatas a participarem em Jogos Olímpicos, e aí classificarem-se para as meias-finais e finais, exige que possua sólidos conhecimentos científicos e profissionais. Devem possuir competências para gerir e liderar as equipas multidisciplinares com o objectivo de manterem um controlo na evolução positiva do rendimento desportivo dos atletas e das atletas. O Saber deve ser partilhado por treinadores de grande sucesso olímpico, em iniciativas específicas.
De forma sistemática, a formação dos treinadores que preparam atletas de Alto Rendimento e aqueles integrados nos Projectos da Preparação Olímpica, não são considerados no quadro nacional da formação de treinadores. Iremos continuar a assistir às exigências de resultados de topo, esquecendo que um dos pilares fundamentais para que os mesmos possam surgir, de forma regular e consistente, é a boa formação dos treinadores para as diferentes funções que desempenharão no sistema desportivo português.
Até agora e apenas nos últimos anos têm valido as formações dinamizadas pelo COP no sentido de capacitarem os treinadores com conhecimentos de dimensão olímpica.
Mesmo com esta ausência do reconhecimento, mesmo perante o facto de não serem referidos nos discursos oficiais, os treinadores portugueses continuarão a desempenhar as suas funções levando a que as equipas e os atletas individualmente dêem alegrias aos portugueses com as suas vitórias, coisa que, até agora, só esses o têm conseguido nas várias frentes nacionais e internacionais."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!