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quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Desporto. Canábis. Que fazer?

"Só há um antídoto para anular os efeitos perversos do consumo de droga: uma educação digna de fazer jus, ao vocábulo, ou seja, que coloque o homem ao serviço da comunidade

Temos para nós, que, no século XXI, em pleno terceiro milénio, com o mapa do Genoma Humano decifrado, vivendo em plena Era Tecnotrónica, Digital, com Computadores nos bolsos, com Informação “update”, com operários “Robots”, a caminho, com carros sem condutor, com a possibilidade de ir passar umas férias a outro Planeta, não faz sentido o Homem Moderno drogar-se, pois a História da Humanidade, ensina-nos que a Ociosidade, a falta de Projectos Pessoais e Colectivos, provocam no ser humano uma grande lassidão, um desinteresse pela vida, que, aí sim, levam o Homem ao consumo de Drogas, para “anestesiar” a sua penosa existência, mas nada disto acontece no presente, e por isso...
O “Correio da Manhã”, do dia 08/Fev/18, publica, sobre o tema de “Drogas Consumidas”, em Portugal, um Relatório impressionante, em que se vê um aumento expressivo do consumo da “Canábis”, que começa logo aos 15 anos de idade e arrasta-se até aos 74 anos.
A nosso ver, só há um antídoto para anular os efeitos perversos do consumo de Droga: uma Educação digna de fazer jús, ao vocábulo, ou seja, que coloque o Homem ao serviço da comunidade, sendo útil ao seu semelhante, através da Divisão do Trabalho e da Solidariedade Social, partilhando com o seu semelhante, Responsabilidade, Eficácia e Rendimento, de modo a estar, permanentemente, ocupado e sem tempo para o Ócio!
É evidente que é na Juventude que isto tem que ser feito e iniciar-se na Adolescência, para chegar à Idade Adulta, com bons hábitos de trabalho e com uma forte integridade de carácter.
Ora, tal só é possível através da Educação pelo Movimento (Cinesiologia), uma Pedagogia Educativa, que leva ao Ensino e Aprendizagem dos “Comportamentos em Situação”, que por sua vez, leva à alteração da “Personalidade Modal” de cada cidadão, que deixa de ter necessidade de qualquer “Aditivo”, para “levar por diante”, o seu dia- a-dia.
É evidente que esse trabalho tem de “caber” ao Ministério da Educação, e “no” Ministério da Educação, a quem compete zelar pela Educação da Juventude !!! . Mas, poucas pessoas, no dito Ministério, acreditam nisto e pensam sim, que, a dita Educação, deve ser adquirida em casa, e que a “Escola” só deve dar “Instrução”. Só que isso é regredir um século, visto que no passado, era esse o nome desse Ministério, ou seja, da “Instrução”.
Mas na “Era Digital”, a Família não tem oportunidade de conversar, os Filhos julgam que aprendem melhor, no Computador e na Internet do Telemóvel e, até à mesa da refeição cada membro tem o seu telemóvel na mão, e, ou joga ou conversa com amigos distantes e não tem, sequer, tempo de aprender com os seus Progenitores.
Por isso, o papel da Escola Moderna (actual), mudou radicalmente, e hoje, além de “Instruir”, também tem que “Educar”, e nada melhor, para atingir tal fim, do que através das “Actividades Desportivas”, enquadradas pedagogicamente. Esperamos, sinceramente, que o dito “Conselho da Educação”, tenha capacidade para entender isto, pois de outra forma torna-se impossível transmitir alguma “Educação” aos actuais Jovens, já que não cumprem o Serviço Militar, que é uma Escola de Civismo, cospem no chão das ruas, e, alguns, enquanto estudantes e alugam quartos, admitem não tomar duche todos os dias, não usam preservativo, não comem conforme as suas necessidades Proteicas, mas só de acordo com o que lhes apetece, por falta de informação, não respeitam nem protegem, os mais novos e mais fracos. Vejam-se as “Praxes Académicas”, etc., etc. Que fazer?
Esta é a pergunta que deve ser feita ao “M.E.N”.. A resposta, obviamente, nunca virá. Por quê?. Por que não passa pela cabeça dos dirigentes do “M.E.N.” tal “Programa” .
Talvez no próximo Milénio."

1 comentário:

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