Últimas indefectivações

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Quatro conselhos a Bruno de Carvalho

"Não sei se a autocrítica está no ADN de Bruno de Carvalho. Mas só lhe fará bem se reflectir sobre o que Daniel Sampaio disse ao 'DN'

Daniel Sampaio, em entrevista ao Diário de Notícias (uma peça jornalística muitíssimo relevante), deixou algumas ideias sobre a crise do Sporting, que passo, com a devida vénia, a transcrever...
«Bruno de Carvalho tem de perceber que não há sportinguistas dispensáveis, mesmo aqueles que o criticam. Isto implica uma posição de ser o presidente de todos os sportinguistas. Discordo que ele tenha dito que haja sportinguistas e sportingados. São todos sportinguistas, uns são apoiantes, outros não são apoiantes. Numa organização como o Sporting, com o número de adeptos que tem, haverá sempre pessoas que não concordam com ele e ele tem que perceber isto e conquistar cada vez mais pessoas para a sua causa e para o seu trabalho para ser cada vez mais o presidente de todos os sportinguistas».
«Espero que Bruno de Carvalho não reincida (...). De qualquer forma há uma linha que é a critica técnica aos jogadores e essa linha não pode ser passada. Quando um presidente faz isso está a entrar num terreno que não é o melhor. Penso que o pode dizer. Lembro-me de João Rocha entrar no balneário e criticar os jogadores, espicaçar. Em síntese, houve um erro, foram muito aumentadas as consequências desse erro e esse erro está ultrapassado. Espero que não haja mais páginas do Facebook, que os jogadores comuniquem directamente com o presidente e vice-versa.».
«Existe, em Bruno de Carvalho, alguma pressa em responder mas não pode ser dito que seja uma pessoa que não sabe o que está a fazer. Quando se diz que uma pessoa está doente significa que não sabe o que está a fazer e quando se insinua que há um problema psiquiátrico sem falar com a pessoa mais grave é, porque não há maior estigma que a doença mental. Como professor catedrático de psiquiatria acho isso uma coisa lamentável e farei tudo para acabar com esses falsos diagnósticos».
«A bem do Sporting, Bruno de Carvalho devia reconhecer junto a Marta Soares o erro do facebook e Marta Soares devia reconhecer o erro do pedido de demissão. As pessoas falam sobre o 'estranho silêncio de Marta Soares'. Para mim foi uma pessoa que reflectiu...»
E Bruno de Carvalho, será que vai reflectir sobre os (sábios) conselhos de Daniel Sampaio?

Ás
Eduardo 'Toto' Salvio
Herói improvável no golo que deu a vitória ao Benfica na Amoreira, não por ter marcado mas sim pela forma como meteu a bola no fundo da baliza do Estoril, num belo golpe de cabeça, em rotação, um gesto técnico pouco habitual no rico portfolio do internacional argentino. O melhor Salvio está aí. Rumo ao Mundial?

Ás
Pedro Filipe 'Pepa'
Quando se fizer a história desta Liga de 2017/18, o nome de Pepa, 37 anos, deve constar no lado dos vencedores. A tarefa de manter o Tondela entre os maiores não era fácil, mas aquilo que se viu foi uma equipa personalizada nos momentos importantes, à procura da sorte, sem nunca ficar à espera dela. Treinador interessante!

Duque
Gonçalo Martins
O VAR do Estoril - Benfica vai ter de dar muitas explicações a quem de direito pela omissão grave no lance em que Raúl Jiménez foi atingido por uma cotovelada, numa situação de penalty e cartão vermelho. O que é que lhe faltou? Autoridade? Coragem? Competência? O Conselho de Arbitragem deve uma explicação...

O treinador que diz o que deve dizer. Mas...
«Foi uma goleada por 2-1 face às ocasiões que tivemos (...) Acabámos por marcar perto do fim e ganhar de forma justa...»
Rui Vitória, treinador do Benfica
O Benfica passou na Amoreira em estado de sofrimento, depois de 90 minutos jogados pela equipa encarnada entre o sofrível e o razoável. A três jogos do fim do campeonato, percebe-se o discurso de Rui Vitória, pese embora seja identificável uma divergência material entre o que é dito para ser ouvido na cabina e aquilo que chega à opinião pública. E Jonas, o que se passa?

Um brinde com vinho no adeus a Espanha
Andrès Iniesta, um dos melhores jogadores do século XXI, ergueu a Copa del Rey, penúltimo triunfo ao serviço dos blaugrana (a Liga está quase). Vai para a China, para a equipa de Paulo Bento, por causa do vinho, que produz em Fuentealbilla, entre Valência e Madrid. Compraram-lhe a produção para os próximos 10 anos...
Ruth
Estreia num cinema próximo de si, a 3 de Maio, um filme português, realizado por António Pinhão Botelho, que conta a história da luta entre Benfica e Sporting por um jogador chamado Eusébio da Silva Ferreira. Trata-se de uma obra notável, que mostra, através da equipa que o concretizou, como as novas gerações estão bem preparadas. Remete-nos para o Portugal do Estado Novo, por altura do inicio da guerra colonial e para os jogos de poder na sociedade lisboeta, com os eternos rivais sempre na ribalta. Além da forma clara como a história é contada, a fotografia é de enorme qualidade e não falta o bom sabor dos velhos tempos, da era de outro do cinema português, plasmada na cena do «mete cavilha, tira cavilha», digna de António Silva. Parabéns à Nônô..."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: A ingenuidade do Daniel Sampaio é comovente...!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!