Últimas indefectivações

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Vermelhão: ganhar confiança...

Benfica 6 - 0 Setúbal


Estávamos a precisar de um jogo deste tipo! Nós os adeptos, e os jogadores...
Hoje, durante a 1.ª parte, foi notória a falta de confiança resultante dos resultados e das exibições menos conseguidas: nas 'triangulações' (principalmente nas laterais), sempre que havia a opção de um passe arriscado ou de um passe seguro, a opção era o passe seguro, quase sempre para trás...; sempre que um jogador tinha a opção de fazer uma desmarcação para a frente, optava por recuar, para dar uma linha de passe mais segura...!!!
É verdade que no 2.º tempo, jogámos contra 10, havia mais espaço, mas com o avolumar do resultado, os jogadores 'soltaram-se' e começaram a fazer os passes mais arriscados, os passes que o ano passado fazíamos em todos os jogos, as combinações pelo meio, com o Jonas... e as desmarcações na 'linha' em velocidade para a frente...!!!
Parte dos nossos problemas, está ligado à falta de confiança... Não é só a falta de confiança (a dificuldade em recuperar - ou travar - os ataques rápidos dos adversários é outro problema), mas nota-se que os jogadores estão com um demasiado receio...
O Setúbal até entrou a pressionar alto, com muita vontade, e bem posicionados, com o Benfica a não conseguir superioridades numéricas... e talvez por isso os golos no 1.º tempo apareceram de 'bola parada'!!! Curiosamente, as 'bolas paradas' ofensivas até têm sido mal 'aproveitadas' esta época, mas hoje até podíamos ter marcado mais, com destaque para o Jardel...
O Varela foi praticamente um espectador, mas o Setúbal até tentou quase sempre sair a 'jogar' com a bola no 'pé', mas nunca conseguiu aproximar-se com perigo... mesmo com 11 para 11 !!!

Com a expulsão e o 3-0 no arranque da 2.ª parte, o jogo 'acabou', até ao fim tivemos um treino de circulação de bola ofensiva... marcámos mais três, mas podíamos ter marcado muito mais...
Só perto do final o Rui Vitória meteu o Seferovic, e voltámos a jogar com 2 avançados!!! Um jogo destes, era para jogar em 442 desde início!!! Mas acredito que pelo menos até ao jogo com o Sporting (se calhar até ao Braga-Benfica), vamos jogar sempre 433... Depois, sem Europa, vamos ter mais de 2 meses, a defrontar adversários de grau de dificuldade mais baixo, e talvez a formula habitual volte... Até lá, parece que será o 433 sempre!!!
A surpresa da noite para mim, foi a titularidade do Varela, com o Svilar recuperado! E assim, muito provavelmente será o Varela que vai jogar no antro dos Corruptos!
O Luisão fez um grande jogo, voltou a marcar no Campeonato, 'sacou' um Vermelho, numa jogada típica de um Extremo, e 'cortou' tudo o que lhe apareceu pela frente... O Jardel, merecia ter marcado um golinho hoje... parece que a velocidade está de volta, mas ainda falta um pouco para estar a 100%, falhou algumas antecipações...!!!
Os laterais fizeram razoavelmente bem o seu trabalho, o Almeida até podia ter feito um hat-trick!!! O Grimaldo 'chateia-me' aquelas fintas sempre para 'meio'... precisa de apreender a dar mais largura ao ataque do Benfica!
O Fejsa bateu hoje o recorde de jogos consecutivos no Campeonato, mas para mim, não me parece estar em grande forma... e talvez por isso, o Benfica, neste momento é 'obrigado' a jogar com três no meio-campo, porque o nosso 'tractor' não chega para 'todas'!!! Se tudo correr bem vai jogar no 'antro', algo raro, já que normalmente está lesionado...!!!
Hoje, gostei do Pizzi, está mais 'habituado' com a 'nova' posição.... e fisicamente, pareceu-me melhor! O Krovinovic, dá obviamente mais consistência ao nosso jogo, mas ainda tem que melhorar, principalmente nas 'recepções'!!!
Os Alas, Salvio e Cervi, no 1.º tempo tiveram muitas dificuldades, pois estavam sempre em inferioridade numérica, e como já disse, a equipa não 'queria' arriscar... no 2.º tempo tudo foi diferente!
O Jonas voltou a bisar, ultrapassando os 100 golos como Glorioso... no 2.º tempo, entre-linhas parecia o Jonas do ano passado, mas continua na 'minha', neste tipo de jogos, precisa de um 'companheiro'!!!
Grande entrada do Zivkovic, cheio de raiva e de velocidade... até parece que o Ziv 'meteu' um turbo nas pernas, nesta 'ausência' da equipa (quase desde do jogo em Basileia!!!)... tecnicamente, é um dos melhores, creio que ninguém tem dúvidas, mas com a atitude de hoje, a titularidade está à porta...
O Samaris entrou para fazer de Fejsa... Foi pena o Seferovic não ter marcado... e esteve quase!!!
Ainda não vi as imagens, mas não gostei nada da arbitragem... pareceu-me que tivemos um golo mal anulado por fora-de-jogo, vários cartões perdoados aos Setubalenses... e depois do 1-0, deixou de marcar faltas perto da área do Setúbal... e algumas dessas jogadas, deram contra-ataques semi-perigosos!!!
Em relação à expulsão foi Karma: o Nuno Pinto, o ano passado no Setúbal-Benfica devia ter ido para a 'rua' no mínimo 3 vezes... e acabou o jogo, a fazer um penalty descarado sobre o Carrillo...!!! Hoje, pagou com juros!!!
Vamos ter uma semana mais 'calma', sinceramente até prefiro um pouco mais de 'pressão' psicológica no plantel antes destes jogos importantes... espero que o 6-0 de hoje, não seja a 'desculpa' para uma atitude menos 'raivosa' na Sexta!!! Até porque do outro lado, com o Circo montado na Vila das Aves com a arbitragem, vamos ter toda a 'pressão' do Mundo!!!
O mês de Dezembro vai ser mesmo muito importante. Além de decisões importantes no Campeonato, temos as Taças... com adversários complicados. É preciso não perder o foco... Ganhar tudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!