Últimas indefectivações

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Redirectas LII - O Dono Da Baliza

Caros companheiros no rescaldo do jogo de ontem tenho a dizer o seguinte: 

Na terça-feira eu fiz o seguinte comentário num artigo publicado aqui no Indefectível:

"Para qualquer pessoa que tenha assistido os vídeos de Svilar, as defesas que ele fez são mais que expectáveis. O problema não são os pontos fortes. O problema são os pontos fracos.
E esses não é nada bom surgirem num jogo da Champions.
É evidente que treino a treino quem vê os jogadores em acção é o treinador e este já apresenta bastantes créditos nesse particular ainda assim esta época no que à baliza diz respeito Rui Vitória parece estar entre a espada e a parede.
Espero que numa ocasião como esta ele tenha o sangue frio suficiente para medir as implicações da sua decisão.
Colocar em campo Svilar é dar um sinal claro de plena confiança que na sua opinião Svilar está preparado para ser o dono da baliza e aí terá que ir com ele até ao fim do mundo coisa que se recusou a fazer com Varela com os resultados que sabemos.
Se colocar Júlio César é o assumir que a baliza do Benfica continua sem dono.
Uma e outra serão sinais claros para o plantel e para os adeptos.
Amanhã veremos.
Será de amanhã em diante Svilar o novo líder de uma equipa completamente órfã de Ederson?
Esta pergunta demonstra a fragilidade em que o planeamento de toda uma época foi feito.
A SAD não pode continuar ano após ano a provocar estas situações de lacunas graves no plantel.
Com que autoridade pode a administração da SAD exigir ao treinador resultados se continua a colocá-lo nesta situação impensável de ter de fazer omeletes sem ovos?"

Na opinião acima transcrita ficou expresso o meu pensamento na questão relativa aos guarda-redes. Rui Vitória ao colocar Mile Svilar em campo mostrou ao mundo quem é hoje em dia o dono da baliza do Glorioso. 
Assim, como disse na terça-feira, cabe agora a Rui Vitória não vergar diante das críticas que estou certo surgirão a cada erro que Svilar possa cometer. 18 anos não são 28 anos e o processo de crescimento implica cometer erros. 
Apostar em jovens em equipas com a responsabilidade e o peso do Glorioso exige muito de todos, tanto do treinador como dos jogadores jovens e mais experientes porque só uma verdadeira equipa muito bem preparada a nível psicológico pode superar as adversidades das dores de crescimento e fazer render em campo todo o seu potencial.
No jogo de ontem tivemos em campo 3 jovens jogadores que se perfilam claramente para se afirmarem como apostas seguras de Rui Vitória, porque se Rui Vitória coloca Rúben Dias num jogo contra o Manchester United está dizendo com isso que o substituto de Victor Lindelof está encontrado. O raciocínio é o mesmo que fiz para definir Mile Svilar como o substituto de Ederson Moraes. E o mesmo direi de Diogo Gonçalves como o substituto de Gonçalo Guedes.
Estamos em final de Outubro e finalmente parece que começamos a ver o início de alguma definição na reposição das peças do xadrez. 
A qualidade é menor claramente mas poderá aumentar ao longo do tempo. Entretanto a Champions League é já uma leve miragem e daí já podemos começar a fazer as nossas contas do deve e haver dos actos de gestão praticados no mercado de início de época. Quantos milhões a menos? E não se esqueçam da desvalorização do plantel. Todo o lucro já se foi só com as verbas que deixamos agora de receber. Outros quinhentos para esgrimir noutra altura em que o leitor possa estar com a mente um pouco mais tranquila.

"...tivemos que os deixar sair..." lembram-se?
É uma frase que não me sai da cabeça. E não sairá do centro de acção do meu esgrimir de argumentos. Que quererá essa frase dizer? Quer dizer que Mile Svilar no dia que oferecerem 30 milhões de euros vai deixar de ser do Benfica? Rúben Dias? Diogo Gonçalves?

Entretanto como é evidente, os adeptos já pedem a demissão do treinador e uma revolução do plantel.
Agora pergunto eu: Que culpa tem o treinador? Que culpa têm os jogadores? Conseguem-se inventar soluções? Conseguem-se fazer omeletes sem ovos? Qual é o cozinheiro que o consegue fazer?

A estratégia da SAD e do presidente está a resultar em pleno. Eles estão todos felizes da vida contando notas de 200 euros ou sabe-se lá de que valores e o Rui Vitória e as grandes figuras da equipa como Luisão ou Jonas ou Sálvio ou Pizzi estão com a cabeça no cepo porque são-lhes exigidas as vitórias. Vitórias essas que eram a época passada em grande medida o fruto de jogadores como Ederson, Victor Lindelof ou Nelson Semedo que davam uma consistência defensiva à equipa que permitia aguentar resultados e conquistar assim pontos preciosos para as conquistas efectuadas.

Companheiros, parem para pensar e compreendam de uma vez por todas que não se podem retirar 5 jogadores chave a um plantel e esperar que o treinador e a equipa apresentem os mesmos resultados. Fazer crescer jovens jogadores requer tempo e tempo é um recurso muito escasso principalmente numa equipa que joga para ser campeã.

Depois do que a SAD fez esta época a Rui Vitória, é de muito mau gosto ouvir benfiquistas a pedir a sua cabeça. Eu se fosse o treinador, sou muito sincero, a partir do momento em que o presidente diz que Ederson não está no mercado e depois o vende a baixo da clausula de rescisão, sem oferecer qualquer alternativa credível, eu teria batido com a porta na hora. Com tal acto de gestão a SAD tirou por completo o tapete ao seu treinador. Que não existam dúvidas quanto a isso.

O mau início de época existe sobretudo porque a profundidade do futebol de Ederson já não está mais presente em campo e isso altera por completo toda a estratégia da equipa. 
A SAD vendeu Ederson sem existir qualquer guarda-redes que pudesse dar o mínimo de garantias o que é ainda mais grave. Geralmente nos últimos dias de mercado as vendas fazem-se quando existe a certeza que se tem um substituto para a posição. Agora, esperar por Janeiro? E continuam-se contratando guarda-redes?

Svilar pode transformar-se com o tempo num grande guarda-redes. Tem potencial para isso. Mas é evidente que necessitava de pelo menos um ano como suplente de Ederson. O Benfica está a colocar a carreira de Svilar em risco neste preciso momento. Rui Vitória sabe que Svilar é o único ovo que ele tem disponível para fazer a omelete, vai segurá-lo para não partir mas a cada novo erro, a cada nova derrota a pressão irá aumentar. Aos benfiquistas resta esperar que novamente um miúdo de 18 anos leve o Benfica aos ombros. Como eu gostaria que tal pudesse vir a acontecer...

Mas por favor caros indefectíveis, se isso acontecer, e eu digo, se isso acontecer, não deixemos a SAD transformá-lo depois em mercadoria de segunda para ser vendida por quaisquer 30 milhões de euros. E sobretudo, não batamos palmas a tal acto de gestão porque o mesmo é lesivo para os superiores interesses do nosso Sport Lisboa e Benfica.

Há que não mais calar...

Pelo Benfica Sempre!

Redheart

Anteriormente: 

17 comentários:

  1. Caro Redheart,
    Concordo em quase tudo contigo. Também acho que a direção esta a minar o futuro do Benfica e só espero que nas próximas eleições hajam alternativas.
    Só não concordo com a desresponsabilização do Rui Vitoria. O primeiro ponto é aquele que referes, que devia ter batido a porta perante tal desbande de qualidade e se não o fez é por aceita e apoia a estratégia.
    O segundo ponto é que a debandada não é desculpa para a equipa não ter fio de jogo, não se entender que tipo de pressão fazem e qual a estratégia! O Rio Ave joga melhor que nos!
    Terceiro ponto a falta de pulso com as “Vacas sagradas”, o Luisão aa muito que devia estar num papel secundário, o único extremo que tem tempo de jogo é o Salvio, independentemente se joga bem ou mal e a aparente regressão de quase todos os jogadores que ele gere – a melhor exibição do Rafa foi no jogo com menos treinos com ele. E o Felipe Augusto!
    Quarto ponto o discurso redondo, cheio de lugares comuns, sem nunca falar dos problemas, mesmo quando questionado.
    Agora vamos ver, ontem pareceu um pouco que esta a tentar, mas parece que mais ninguém naquele balneário acredita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Extravoyager,

      É claro que um treinador que não dá um murro na mesa numa situação destas demonstra muita coisa de negativo.
      Quem ouve as declarações de Rui Vitória viaja no tempo como se a situação da equipa hoje fosse a mesma de 2015/2016 ou 2016/2017 ora manifestamente não o é. Então se não o é a mensagem não deveria ser a mesma porque dificilmente convence.
      Desde a primeira hora que eu disse que para mim o Benfica necessitava de um treinador de topo mundial para implementar um projecto ambicioso como é o projecto protagonizado pelo modelo de gestão da SAD.
      Rui Vitória foi o escolhido e desde aí passou a ser o meu treinador, o nosso treinador.
      É evidente que o tipo de jogo actual do Benfica é à imagem do seu treinador. É a consequência lógica que advém da sua contratação.
      Por certo existem lacunas e problemas aos mais diversos níveis no balneário. Os jogadores também se cansam de ouvir sempre as mesmas coisas com toda a certeza e para mim também é claro que falta pulso o que uma vez mais fica demonstrado pela falta do mínimo que seja que se aproxime de um murro na mesa.
      O treinador deve ter o controlo absoluto do balneário e ser o primeiro garante da sua estabilidade.
      Rui Vitória não o é. Os jogadores sabem que se em Janeiro alguém oferecer 30 milhões pelo melhor jogador da equipa esse jogadoé vai embora. O treinador vai fazer zero para o evitar. Voltamos aos tempos pré 2009/2010 em que o Mantorras tinha lugar cativo no plantel e ainda era colocado a jogar.
      O Benfica andou para trás em toda a linha nesse aspecto.
      Tudo isto é verdade mas a principal responsabilidade é da direção e mais uma vez eu digo: ao direccionarmos as críticas para o treinador e jogadores estamos autimaticamente a passar uma mensagem de desresponsabilização para a SAD o que é de todo injusto.
      As críticas devem ser direccionadas para a direcção e a pressão deve ser sentida pelo presidente. Os benfiquistas têm de acordar e de uma vez por todas dizer basta.

      Viva o Benfica!

      Redheart

      Eliminar
  2. Um aplauso para os autores do post e dos comentários. Comentários sérios e com elevação. E nem vou acrescentar nada. Está aí tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro F.L.

      Muito obrigado pelo incentivo.
      É uma caminhada que estamos a iniciar aqui no Indefectível.
      Sugerir-lhe-ia que lesse os artigos anteriores referenciados no final da presente Redirecta.
      Do escasso tempo que tenho disponível sinto-me na obrigação, por dever de consciência, de dar voz à indignação que urge deixar impressa em palavras para que o Benfica possa ser cada vez mais cumprir o seu destino de ser cada vez maior e melhor.
      Por favor partilhe com os seus contactos para que o debate possa ser cada vez mais abrangente.
      Um muito bem haja.

      Saudações Gloriosas,

      Redheart

      Eliminar
  3. O melhor deve ser assobiar para o lado e continuar a pagar 20M de euros por ano só em juros! O que equivale a ter de vender um jogador.

    Vocês querem ser adeptos de um qualquer Man city ou PSG!

    Eu cá quero um clube com visão de futuro! Um clube a fazer um esforço agora mas que será recompensado mais tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Já começaste a fazer as contas?
      Quem quer ver esses 20 milhões de juros a render garantidamente está aqui a dar a cara e seu nome é Redheart.
      As contas de merceeiro não têm futuro nem lugar em grandes grupos económicos como o nosso Glorioso Benfica tem de ser tratado.

      Os custos do que se está a passar são muito altos, já se estão a começar a pagar e no futuro só tendem a aumentar.
      Estamos simplesmente a perder uma oportunidade muito importante de fazer o Benfica maior e melhor.
      O downsizing está aí para todo o mundo ver.
      Desculpa mas não. Não posso mais me calar perante tais actos de gestão.

      Viva o Benfica!

      Redheart

      Eliminar
  4. Caramba, meu Amigo e Companheiro,

    Ainda mais do mesmo?
    Não te cansas?

    Para quando a apresentação das soluções?
    É que este choradinho já ultrapassou, há muito, o nível da demagogia mais barata!

    Vá lá, já chega: está na hora de Nos dares a chave que Nos vai permitir não vender nenhum dos Atletas aos quais outros clubes ofereçam 5, 8, 10 ou mais vezes em salário líquido, concomitantemente com um projeto desportivo mais ambicioso.

    Ah ... e não te esqueças de explicar qual o critério (aceite pelos Atletas) de seleção, caso a tua solução passe por lhes dizer que "só sai um, ou dois, por cada época".

    Caso não escrevas o que te é moralmente devido, enquanto Benfiquista, passas a estar no outro lado da barricada, pelo menos para mim.
    É isso mesmo que já percebeste: agora sou eu que te digo basta, sob pena de deixar de te estimar como um Indefectível.

    Viva o Benfica (PORRA)!
    (José Albuquerque)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Zé,

      Ainda nem sequer comecei.
      Tudo virá a seu tempo.

      Viva o Benfica!

      Redheart

      Eliminar
    2. Não!
      Muito longe disso, meu Amigo: o que tens estado a fazer em nada se distingue do método do xico traques no porco canal e isso nunca te vou perdoar.

      É que, até, já só te falta escrever que "o melhor está por vir".

      Isto não é Benfiquismo, não é de Benfiquista, muito menos de um Indefectível.

      És um ígnaro!
      Não tens nenhuma proposta de solução!
      Não fazes nada que seja diferente dos Nossos inimigos, Taliban incluídos: aproveitas para "escarafunchar" as feridas oportunistas, tal qual fazem os percevejos.

      E por aqui me fico, até que respondas à pergunta/desafio que te fiz há semanas.

      Viva o Benfica!
      (José Albuquerque)

      Eliminar
  5. Pois,

    Para tudo isso estou mais do que preparado.
    Não me surpreende de todo.
    Para os que me lêem, o debate e a discussão continuarão nos termos elevados que caracterizam o Indefectível e todos os indefectíveis.
    As opiniões de cada um são da responsabilidade dos seus autores.
    Nós Indefectíveis apenas temos uma cor e essa é o vermelho e respeitamos muito todos aqueles que amam e sofrem por essas cores, essa bandeira, esse símbolo e essa camisola.

    Queiram por favor preservar o tom elevado da argumentação porque escusado será dizer que só quem perde a razão necessita de usar de ligeireza nos seus comentários.

    Amizades que não sobrevivem à diferença de opinião mostram tudo sobre a sua real natureza.

    Os meus amigos guardo-os para a vida e não é o Benfica que os vai apartar de mim, muito menos o olhar que eu tenho sobre o modelo de gestão do Benfica.

    Como disse, desapontado mas não surpreendido.

    Viva o Benfica!

    Redheart

    ResponderEliminar
  6. Concordo com tudo menos com a gestão de cativos.
    Muito difícil de fazer melhor!
    Isso da utópica esperança de manter jogadores com o "coração" já distante, é algo que só tem discussão sem pensar um pouco antes pois basta colocar na cabeça que estamos a falar de alta competição. Sem superação colectiva, esta sem a necessária superação individual, a individual sem o compromisso total são impossíveis.
    A opinião de um benfiquista que acredita na passagem na CL com 9 pontos!
    Já agora aproveito para agradecer de forma insignificante mas sentida, todo o calor benfiquista que o vosso Blogue tem repartido pelo Mundo Benfica ao longo de anos. Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  7. Em vez de cativos devia ser activos, tablete camones!
    Entretanto lembrei-me de outra discordância, a questão do guarda redes. Não vejo nenhum problema com o Paulo Lopes, nunca falhou quando foi preciso. Acho que qualquer dos outros idem, um erro aqui ou ali sucede a todos.
    O Svilar...agora não vale! Calma, isto vai lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando,

      Muito obrigado pelas palavras a nós dirigidas.
      Quando dizes que concordo com tudo menos com a gestão de activos poderias concretizar melhor a ideia?
      Fiquei sem compreender o alcance da afirmação.

      Saudações Gloriosas,

      Redheart

      Eliminar
  8. "Alvo de um ataque sem precedentes, levado a cabo por dois clubes coligados com o único propósito de nos derrubar, e congeminado numa pouco secreta reunião em hotel lisboeta, o Benfica partiu para esta temporada a necessitar, mais do que nunca, do apoio incondicional de todos os seus sócios e adeptos.
    Na desenfreada campanha para nos abater tem valido tudo. Os canais de televisão dos clubes rivais estão transformados num persistente tiro ao alvo contra nós. A mentira perdeu a vergonha. Até o disfarce - com identidades falsas a invadirem fóruns de opinião para lançar a especulação e a crítica mais contundente e destrutiva - faz parte da ementa.
    Sabemos que unidos somos imbatíveis, não havendo, no país, força que nos vença. Mas ao deixarmo-nos desagregar e fragilizar, estaremos a seguir precisamente o caminho para o qual os adversários nos empurram. É o caminho da instabilidade, e consequentemente das derrotas, num ciclo vicioso onde é mais difícil sair do que entrar.
    Os últimos resultados não têm ajudado, é verdade. Mas roça o absurdo vermos um clube Tetra-Campeão, ainda a viver um dos melhores anos desportivos, institucionais e financeiros da sua história centenária, ser objecto de tanta crítica e de tanta mistificação em seu redor.
    Não nos deixemos iludir. Não façamos aquilo que eles querem. Unidos não nos derrubam. E unidos teremos de estar para ajudar a nossa equipa a dar a volta a esta sequência menos feliz.
    Falta muito para o dia 13 de Maio. Só aí poderemos fazer contas e tirar conclusões. Agora é hora de união total e absoluta da família benfiquista rumo ao Penta.
    Vamos a isso!"

    Luís Fialho, in O Benfica
    Posted by José Albuquerque

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não é que foi exactamente nesse cenário de guerra que o presidente decidiu que seria bom apresentar um lucro de 44 milhões de euros nas suas contas retirando à equipa de futebol 5 das suas principais armas?

      Eliminar
    2. Já agora, vieste aqui pedir desculpas foi?

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!