Últimas indefectivações

quarta-feira, 15 de março de 2017

Pobreza franciscana

"1. A sentença ficará lavrada logo à noite em Turim e não terá apelo. Portugal, que deixará de ter equipas que prosseguirão nas competições europeias, descerá para a 7.ª posição do ranking da UEFA e doravante só terá entrada directa de um concorrente para a fase de grupos da Champions. A hipótese de um segundo participante passará sempre pelo problemático apuramento no play-off da 3.ª pré-eliminatória. Para um campeão europeu em título, convenhamos que é um decreto de falência. A condenar-nos, ano após ano, são as equipas que acedem à Liga Europa e que, com a eventual excepção de V. Guimarães e SC Braga, só nos enxovalham. A conclusão é óbvia: o nível do nosso campeonato é mau e a tendência é para piorar. Um dos factores que mais contribui para tal decadência é, manifestamente, um inexplicável excesso de clubes profissionais e semiprofissionais, permanentemente falidos e abarrotados de brasileiros e africanos. Seria bom que a FPF reflectisse um pouco sobre o rácio da equação custo-benefício e providenciasse termos um futebol atractivo e competitivo se há equipas da I Liga cuja base social de apoio são vitórias de quatro ou cinco mil habitantes? Infelizmente até os clubes grandes (para sermos magnânimos!) estão mais apostados em produzir matéria-prima para venda do que para consumo interno. Temos que mudar de paradigma, a bem ou a mal.
2. Mal terminou o Barça-PSG (6-1!), marcado pela histórica remontada dos catalães, fiquei com dúvidas sobre a virtuosidade da actuação do árbitro alemão Aytekin. Três golos em oito minutos, todos de bola parada, sendo que um resultou de um penalty inexistente e outro foi obtido um minuto depois dos seis de compensação, torna tudo muito estranho. Vejo agora que Pierluigi Collina decidiu coloca-lo na jarra até ao fim da prova. Mas a semana não acabaria sem outro episódio polémico: no Juve-Milan (2-1) da Série A, o tento da vitória bianconera chegou também de penalty aos 97 minutos!"

Manuel Martins de Sá, in A Bola

1 comentário:

  1. um testo completamente inapropriado arranjo desculpas para a realidade do nosso país, não merecemos mais do que isto, estádios vazios e péssimo futebol, alguns brasileiros e africanos elevam em muito o nosso nivel interno.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!