Últimas indefectivações

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

A primeira vez em Timor

"Momentos de emoção e descontracção nas comemorações do 8.º aniversário da independência de Timor-Leste.

A época 2009/10 terminara com a conquista do tão ambicionado 32.º título de campeão nacional e, antes da já habitual digressão da equipa, o presidente Luís Filipe Vieira e o capitão Nuno Gomes fizeram uma visita de quatro dias a Timor-Leste, a convite do primeiro-ministro Xanana Gusmão.
Após uma viagem de 14400 quilómetros e 24 horas, a comitiva chegou ao aeroporto de Díli, onde a esperavam centenas de pessoas gritando pelo 'Benfica campeão'. Na estrada que liga a capital ao aeroporto tinham sido colocados pelo Sport Díli e Benfica, durante a noite, 11 cartazes de felicitações aos campeões portugueses de futebol. Mas desapareceram misteriosamente, levados, com certeza, por adeptos desejosos de ficar com uma recordação.
Na recepção em Díli, Luís Filipe Vieira foi recebido pelo presidente Ramos Horta com a oferta de uma salenda, um pano típico de Timor-Leste que, ao ser colocado ao pescoço do visitante, significa 'seja bem-vindo'. Em agradecimento e num discurso emotivo, o presidente do Benfica prestou homenagem à luta pela independência de Timor-Leste.
O primeiro dia de uma agenda bastante preenchida foi marcado pela visita ao 9.º contingente do Subagrupamento Bravo da GNR, presentes em missão de paz no território. Num ambiente bastante descontraído, ainda houve tempo para uma partida de matraquilhos com os oficiais, que deixaram as fardas de lado para envergarem camisolas do 'Glorioso'.
No segundo dia, a comitiva subiu às montanhas para se encontrar com Xanana Gusmão em Maubísse, a 70 quilometros de Díli. Apesar da curta distância, foi um trajecto bastante difícil numa estrada de curvas intermináveis, pista estreita e cheia de buracos, que demorou perto de 3 horas! Num encontro rápido mas emotivo, Xanana Gusmão apreciou o esforço que os representantes 'encarnados' fizeram e relembrou com Luís Filipe Vieira uma célebre fotografia com um boné do Benfica.
Mesmo com poucos dias de visita, a comitiva esteve presente em diversos eventos. O ânimo da população foi de tal forma impressionante, que em todos os locais acorreram enormes multidões.
Como testemunho desta visita encontra-se exposta, na área 26. Benfica universal do Museu Benfica - Cosme Damião, a salenda oferecida na recepção de boas-vindas."

Ana Filipe Simões, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!