Últimas indefectivações

terça-feira, 15 de novembro de 2016

O encontro de dois 'solistas'

"O Estádio da Luz fo palco do encontro de duas vedetas. Eusébio e Chico Buarque 'trocaram galhardetes' no futebol e na música

Eusébio atravessou o campo do Estádio da Luz 'com o seu ar tímido de menino envergonhado, pontapeando uma bola', até chegar junto de uma das balizas, onde um grupo de pessoas o aguardava. Para trás ficaram os seus colegas de equipa, a treinar para o jogo que iria decorrer no domingo seguinte, a 27 de Abril de 1969, dali a apenas dois dias.
Chico Buarque esperava-o, juntamente com alguns jornalistas, envergando uma camisola do Benfica com o n.º 10 e uma viola. Esta era a terceira vez que vinha a Portugal, em quatro anos de actividade profissional. Contudo, era a primeira vez que o cantor que 'Lá pelos Brasis onde é «Rei» incontestado' iria conhecer o 'Rei' do futebol português.
A admiração era mútua: o atleta português, conhecido apreciador de música, tinha vários dos seus discos, o músico brasileiro, conhecido aficionado por futebol, tinha-o como ídolo do desporto-rei português. Portanto, foi com naturalidade que Chico Buarque, após estender desembaraçadamente a mão, disse:
'-Eu com a bola, você com o violão. A ver se resulta.'
E a troca fez-se, após Mário Coluna ser também apresentado ao artista. Eusébio ficou surpreendido com o talento demonstrado pelo jovem brasileiro com a bola, mas não ficou atrás quando foi a sua vez com a viola.
O treinador Otto Glória aproximou-se para os chamar para junto do resto da equipa, mas não sem antes 'bater um papo' com o seu compatriota sobre a Cidade Maravilhosa, a Praça Onze e as garotas de Ipanema... O tempo passou rapidamente, Chico Buarque olhou para o relógio e viu que estava atrasado para o ensaio no Teatro Villaret, onde nessa noite iria actuar juntamente com Vinicius de Moraes e Nara Leão. Estava na hora de partir, com a única tristeza de saber de que não conseguiria ver um jogo de futebol em Portugal, de ver Eusébio jogar...
Pode ficar a conhecer mais momentos em que o caminho de Eusébio se cruzou com outros mitos na área 24. O 'Pantera Negra' e outras lendas do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!