Últimas indefectivações

segunda-feira, 18 de maio de 2015

“O futebol não pode pactuar com qualquer tipo de violência”

"Devo um agradecimento muito especial a todos os benfiquistas que, de norte a sul do país, de Timor a Luanda, de Paris a Toronto, festejaram a conquista deste título.
As imagens que vi pela televisão, as imagens que presenciei ao vivo em Guimarães, no Porto ou em Lisboa deixam-me orgulhoso porque demonstram a dimensão do Clube, a sua grandeza, mas principalmente a grandeza dos seus sócios e adeptos.
Este título não foi ganho contra ninguém, é um título de todos aqueles que gostam de futebol. É um título de todos os benfiquistas, estejam eles onde estiverem.
Devo confessar igualmente alguma frustração. A frustração de quem já viu as imagens da criança que em Guimarães assistiu à detenção do pai de forma violenta e sem razão aparente, a frustração de quem viu os incidentes que interromperam os nossos festejos no Marquês nesta madrugada.
O futebol não pode pactuar com qualquer tipo de violência, é preciso apurar responsabilidades. É preciso que os responsáveis pela violência da noite passada sejam identificados e punidos. O futebol não precisa dos que ontem provocaram as cenas que vimos.
Vi milhares de jovens, centenas de crianças, famílias inteiras a festejar no Marquês. Foi para isso que trabalhámos durante todo o ano, foi para isso que idealizámos tudo o que foi preparado no Marquês. Infelizmente, uma minoria tentou estragar tudo aquilo que preparámos. Não sei se são benfiquistas ou apenas um grupo de vândalos profissionais. Sejam o que forem, têm de ser responsabilizados pelo que fizeram. O futebol não precisa deles.
Quanto às forças de segurança, também há imagens que devem merecer a atenção e a abertura de inquérito por parte do Ministério da Administração Interna. É preciso apurar se, não houve, em alguns momentos, excessos por parte das forças de segurança.
A minha palavra final é um apelo para a comunicação social. Não reduzam as celebrações do 34.º título de campeão nacional do Sport Lisboa e Benfica aos incidentes da madrugada. A equipa não o merece, e os adeptos – 99,99% – também não!"


PS: Premeditadamente, não me referi aos tristes acontecimentos que ontem mancharam a Festa do Benfica, tanto em Guimarães como no Marquês. O Bicampeonato, não merece ser diminuído pelo comportamento desviante de uma minoria arruaceira, sejam eles supostamente adeptos do Benfica sejam eles Polícias.
O Presidente reagiu em comunicado, e parece-me ter usado as palavras correctas, para quem tem obrigações institucionais.
Vamos separar os actos. Em Guimarães, tivemos 3 acontecimentos diferentes:
- antes do jogo começar já tínhamos em directo pela televisão uma semi-batalha campal... Aqui gostaria de recordar as palavras (e alguns actos) de pessoas com responsabilidade, no Clube e na Cidade de Guimarães, incentivando uma recepção hostil ao Benfica... Só assim se compreende que seja necessário 'caixa de segurança' para ir assistir a um jogo de Futebol... Foi interessante verificar a impunidade como é que os elementos da claque do Guimarães, entraram, saíram e voltaram a entrar no Estádio, sem qualquer controlo!!!
- depois o caso mais chocante, porque tivemos a 'sorte' de existir uma equipa de reportagem da CMTV a filmar tudo. Se as agressões que aquela família Benfiquista foi vitima, tivessem sido efectuadas longe das câmaras, tudo seria abafado...!!!
Mas também é importante reter as razões que levaram àquela família a sair do Estádio, a meio do jogo: aparentemente as condições nas bancadas e corredores fizeram o 'puto' sentir-se mal!!! Eu pergunto: com tantos elementos de segurança, com tantos Stewards, pagamos bilhete (que não é barato), e não temos condições de conforto (e segurança) dentro do Estádio?! De quem é a responsabilidade?! Na última época, estive no Jamor, no Topo Norte, onde pude apreciar de perto o comportamento animalesco de muitos dos elementos das claques do Benfica. Onde basicamente ninguém é respeitado...
Em Inglaterra, a solução é simples, os bilhetes são numerados, e os Stewards obrigam as pessoas a sentarem-se nos seus devidos lugares. Esta simples medida, iria evitar muitos dos problemas que existem em determinados sectores dos Estádios portugueses, mas aparentemente não existe coragem para a efectivar...
- ainda em Guimarães: durante o dia de hoje levámos com um massacre de reportagens sobre a destruição das instalações do Estádio. Infelizmente, estas acções, com maior ou menor 'eficácia', são comuns. As principais e mais numerosas claques fazem disto, vida!!! A única diferença, é que desta vez as televisões, 'gostaram' da notícia... Dito isto, a participação de Benfiquistas nestas acções de puro vandalismo, deixa-me envergonhado... Mas já agora, onde estavam as autoridades, tão lestas a sacar dos bastões?!

E depois tivemos o Marquês. Começo por demonstrar o meu desagrado como a festa 'quase' espontânea do Marquês, foi substituída por um Evento!!! Tendas VIP?! DJ?! Speakers?! Absurdo, é totalmente o oposto daquilo que o Marquês deveria ser... E parece que o Benfica ainda quis uma tenda para os Parceiros, a CML também queria convites... e ficou tudo em águas de bacalhau!!!
O tempo de espera é muito, as pessoas estão cansadas, a maior parte alcoolizadas (no mínimo!!!), portanto a Festa do Marquês deveria ser aquilo que começou por ser: uma passagem de autocarro aberto, cantar Benfica, uma tochadas... um grande Obrigado, e pronto, vamos para casa...!!! Prolongar a duração da Festa, com apresentações individuais de jogadores, é quase pedir para termos problemas!!! Ainda por cima, com um palco a 360º (outra exigência da CML para evitar vandalismo na Estátua!!!), onde metade do pessoal festejava, e a outra metade tinha que acompanhar nos ecrãs gigantes...
Durante o dia, procurei informações sobre a origem da violência. Chegaram-me a contar que a Polícia e o Benfica tinham informações de véspera, que grupos organizados estavam a preparar provocações (grupos supostamente ligados ao Benfica e ao Sporting!!!), mas muito sinceramente não acredito... Apesar de terem aparecido numas imagem um 'atrasado mental', aparentemente vestido com uns calções do Sporting!!! ADENDA: Nas últimas horas, têm aparecido mais evidências nas redes sociais, que afinal, havia mesmo um número apreciável de 'infiltrados' no Marquês: Lagartos, vestidos com adereços do Benfica, passando-se por Benfiquistas...!!!
Tudo começou durante o Hino do Benfica, com o rebentamento de um petardo, junto das grades, que assustou muitas pessoas - que imediatamente começaram a correr... -, mas também assustaram a PSP, que aproveitou a clareira, entretanto aberta, com a tal correria, para fazer uma mini-varredela... e acima de tudo provocar os Benfiquistas, como é bastante bem visível nas imagens da SIC.
Foi esta primeira reacção, totalmente evitável por parte da PSP, que desencadeou tudo o resto. A função da Polícia nestes casos, não é colocar lenha na fogueira. Existem protocolos, para estas situações, e ontem à noite foi tudo feito ao contrário...
Obviamente, a reacções de alguns (supostamente) Benfiquistas, arremessando garrafas de vidro à Polícia não é desculpável - mais uma consequência da absurda moda importada de Espanha do botellon!!! -, mas em anos anteriores, também houve bebedeiras, também houve gente parva, também havia carteiristas, também havia claques, também havia 'atrasados mentais'... a grande diferença, foi a desproporcionada presença do corpo de intervenção... Em 2010 por exemplo, na última verdadeira celebração espontânea no Marquês, teve que ser o meu Tio com os seus 70 anos a meter respeito, quando a 'inteligência' se perdia na cabeça de alguns... e tudo ficou resolvido naquele momento, sem consequências para ninguém.
Numa Festa destas, onde supostamente só existem adeptos de um Clube, as dinâmicas são completamente diferentes, e a forma mais eficaz de evitar problemas, é o auto-policiamento...

Mas como não existem imagens do 'flagrante' como tivemos em Guimarães, milhões de teorias brotam, acusando 99% das vezes os adeptos, especialmente as claques... Ontem a televisão, chegaram a dizer que os adeptos estavam a atirar garrafas aos jogadores do Benfica!!! Se isto tivesse sido um acto premeditado de algum grupo, a violência tinha descambado para o vandalismo, a carros e vidros de lojas, algo que é habitual acontecer noutros Países... Por isso, tenha quase a certeza, que uma Festa do Marquês, nos moldes de 2010, e nada de relevante se tinha passado...

Como o Luisão disse no palco, 'Isto não é o Benfica', mas é preciso perceber o que realmente aconteceu, para que isto não se volte a repetir... Aliás o mais fácil, até é fazer estas Festas no Estádio da Luz. O próprio Marquês é uma 'quase' novidade, porque antigamente os festejos em Lisboa, eram feitos nas fontes do Rossio... Pessoalmente até defendo que historicamente e ideologicamente, o local mais indicado em Lisboa, para festejar, logo a seguir ao Estádio, seriam os Restauradores...

2 comentários:

  1. desculpa, mas não começou com a psp.
    os tais vandalos profissionais antes da primeira carga da psp já tinham criado uma pequena batalha campal. depois a psp excedeu-se em varias coisas. mas nao acenderam o rastilho. quem o acendeu foi a escumalha. vandalos profssionais. grande expressao de luis filipe vieira.

    ResponderEliminar
  2. Andei à procura, mas agora não consigo encontrar, mas esta tarde vi um video no YouTube, com o Hino, o rebentamento do Petardo, as correrias, a clareira, e varredela...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!