Últimas indefectivações

terça-feira, 19 de maio de 2015

Conquistou o bronze... mas merecia o ouro!

"António Leitão foi o primeiro benfiquista no pódio olímpico ao conquistar a medalha de bronze em 1984.
«Para todo o trabalho que realizei não me sinto recompensado», foram as palavras de António Leitão após a conquista do bronze na corrida dos 5000 metros nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
Apesar da brilhante conquista, era evidente a frustração estampada no seu rosto por ter perdido a medalha de ouro a menos de 400 metros da meta. Por todo o esforço que fizera, era o ouro o que tanto ambicionava e merecia.
A sua participação nas eliminatórias e meias-finais foi digna de um atleta campeão. Soube estudar os seus adversários e evitar o desgaste físico.
Num ambiente extraordinário, com os 92 mil lugares do Estádio Olímpico lotados, realizou-se a final a 11 de Agosto. A expectativa era enorme para a última prova do dia, a corrida dos 5000 metros.
Soou o sinal de partida. António Leitão assumiu cedo o comando, demonstrando toda a sua garra e determinação ao suportar este esforço até à fase final da corrida. Porém, quatro dos cinco adversários continuavam a pôr em perigo a sua subida ao pódio. Apesar do desgaste, insistiu e a cerca de 700 metros da meta apenas o seguiam o marroquino Aouita e o suíço Ryffel. À entrada dos últimos 400 metros procurou acelerar, dando o máximo de si, mas pouco depois foi ultrapassado pelos dois atletas. No fim culpou-se por não ter feito o arranque aos 600 metros: 'Hesitei, deixei-me ficar e só arranquei aos 400'.
Assumiu os riscos do comando e suportou a enorme carga psicológica. Conseguiu o seu segundo melhor tempo de sempre, 13min 09,20s.
Foi um atleta de excepcional talento, com uma autêntica postura de vencedor. Meio-fundista de excelência, ao longo da sua carreira no Clube, entre 1982 e 1991, conseguiu marcas e recordes impensáveis. A sua actuação, bastante prestigiante para Portugal e para o Benfica, é relembrada nas áreas 2: Ídolos de sempre e 4: Momentos únicos do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ana Filipa Simões, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!