Últimas indefectivações

domingo, 31 de outubro de 2010

Mural (aniversário da Catedral) (RCR)


"Discurso do presidente do Sport Lisboa e Benfica
Luís Filipe Vieira: "Este mural representa a nossa gratidão a um número significativo de benfiquistas"

Na inauguração deste domingo do mural dos fundadores, o presidente do Benfica deixou uma palavra de agradecimento a todos os que ajudaram o Clube a construir o novo Estádio da Luz. Leia o discurso de Luís Filipe Vieira na íntegra.

É com enorme orgulho que aqui me encontro neste momento perante vós.

Uma das principais responsabilidades de desempenhar as funções que hoje tenho é a de cumprir e respeitar os compromissos que assumi para com todos aqueles que, a seu tempo, me manifestaram – pelo voto – a sua confiança.

Como todos sabem, para mim, uma promessa é uma dívida, e havia uma promessa antiga que ainda não tinha sido possível cumprir até aqui.

Felizmente, chegou o tempo de saldar essa dívida, que é uma dívida de gratidão.

Este mural representa o nosso reconhecimento e a nossa gratidão a um número significativo de benfiquistas que, num momento difícil da nossa vida associativa, ajudaram o Sport Lisboa e Benfica a construir a sua ‘nova’ casa.

Sócios que num momento em que era necessário recuperar a nossa auto-estima, disseram presente! Sócios que ajudaram financeiramente a erguer o estádio de que hoje todos nos orgulhamos.

Sempre fui agradecido a quem me ajudou na minha vida! Como presidente do Sport Lisboa Benfica a minha postura não podia ser diferente!

Este mural representa o nosso obrigado a todos vocês que num momento de incerteza nos ajudaram a escolher o caminho do crescimento e da modernização!

O Benfica sempre se construiu a partir da participação dos seus sócios, do seu empenho, da sua capacidade em resolver os problemas e defenderem os valores sobre os quais se fundou o Sport Lisboa e Benfica.

Os sócios do Benfica sempre souberam reagir perante as dificuldades e sempre souberam contrariar o pessimismo e o espírito de indiferença, sempre se bateram com persistência e generosidade pela solução dos problemas que afectam o Clube.

Este mural é o melhor exemplo de tudo quanto acabo de dizer, é o testemunho da vossa capacidade, do vosso empenho e da vossa generosidade.

Merecem por isto esta homenagem, e merecem o direito a que os vossos nomes sejam sempre lembrados como fundadores do nosso estádio.

A todos vós o meu sentido agradecimento e a justa homenagem que merecem receber de todos os benfiquistas.

Dentro de momentos – e é também um enorme motivo de orgulho para mim e para a Direcção a que presido – vão poder ver pela primeira vez o nosso Centro de Documentação e o nosso Departamento de Conservação e Restauro.

São dois projectos inéditos na história do Clube e que juntos servirão de alicerce ao futuro Museu do Sport Lisboa e Benfica.

O Centro de Documentação nasceu com o objectivo de preservar, classificar e disponibilizar todo o nosso acervo documental a quem o entender consultar: estudantes, investigadores, sócios!

Como instituição de utilidade pública que somos, vamos disponibilizar toda a nossa documentação, toda a nossa história, às universidades de Portugal e do Mundo.

Aliás, não deixa de ser reconfortante saber que temos, nesta altura, mais de 30 candidatos de universidades dos quatro cantos do mundo a querer trabalhar no nosso Departamento de Conservação e Restauro, o que diz bem das condições que temos, da inovação e da dinâmica da equipa que está a frente deste projecto.

Ao fim de mais de cem anos de existência chegou o momento de cuidar dos nossos troféus, das peças materiais que simbolizam algumas das vitórias mais marcantes da nossa história.

E tudo isto é tanto mais significativo quanto o facto da nossa história se cruzar com a identidade e a história de Portugal no século XX.

Trata-se de um “trabalho invisível” que está a ser feito de há muitos meses a esta parte.

Algo que nunca antes tinha sido realizado, mas que é tão essencial como os títulos ou as finanças: cuidar do nosso património histórico.

Sempre defendi que só pode haver futuro se cuidarmos do nosso passado e isso era algo que não estava a ser feito!

Se mais nenhum título tivesse conquistado neste Clube, haveria dois que me bastariam para dizer que tinha valido a pena passar por aqui: o título da credibilidade e o título da recuperação e preservação de toda a nossa história.

Muito obrigado a todos!”"





"Glória "encarnada"
Mário Coluna: "O Benfica pode voltar a ser campeão europeu"


A glória do Benfica Mário Coluna defendeu este domingo que o Clube tem condições para repetir as conquistas europeias de 1961 e 1962.

“O Benfica pode voltar a ser campeão europeu”, afirmou o antigo atleta, que relembrou a vitória de 1961 na Taça dos Campeões Europeus: “Recordo de termos ganho a um grande adversário que era o Barcelona. Os adeptos estiveram no aeroporto e acompanharam-nos até aos Restauradores.”

Mário Coluna destacou ainda a grandeza do Benfica no almoço de celebração do 7.º aniversário do Estádio da Luz, defendendo: "Se ganhasse o melhor, era sempre o Benfica.""





"Ex-jogador "encarnado"
José Augusto: "Estamos fervorosamente com o Clube"


José Augusto, glória do Sport Lisboa e Benfica, afirmou este domingo que os jogadores campeões europeus vão apoiar o Clube em todas as circunstâncias.

No almoço de celebração do 7.º aniversário do Estádio da Luz, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, lembrou as conquistas das Taças dos Campeões Europeus de 1961 e 1962.

Em declarações à Benfica TV, José Augusto agradeceu o gesto do líder “encarnado”. “Quero prestar homenagem ao nosso presidente Luís Filipe Vieira por ter feito esta simples e singela homenagem aos campeões europeus”, começou por afirmar.

O antigo jogador do Clube referiu ainda que “todos os campeões europeus e aqueles que participaram nas finais que levaram o Benfica às bocas do mundo estão fervorosamente com o Clube”. “Estaremos sempre nos bons e maus momentos”, assegurou José Augusto."





"Inauguração do mural
Artur Santos: "Foi uma inauguração fabulosa"


O presidente do Sport Saudade e Benfica, Artur Santos, mostrou-se este domingo bastante satisfeito com a inauguração do mural dos fundadores do Estádio da Luz.

“É com muita honra que estamos a participar nesta gloriosa jornada. Foi uma inauguração fabulosa”, considerou Artur Santos à Benfica TV.

O presidente do Sport Saudade e Benfica elogiou ainda a criação do Departamento de Conservação e Restauro por parte do Clube. “Para todos e pessoalmente para mim, devo-lhe dizer que é uma enorme surpresa tudo o que acabámos por ver”, afirmou."





"Preservação do espólio
Benfica cria Departamento de Conservação e Restauro


O Projecto “Sport Lisboa e Benfica - Conservação da Colecção, do Inventário à Divulgação” surge da vontade de preservar o espólio do Clube e tornou-se possível mediante a parceria com a empresa ARGO – Conservação & Restauro.

Ao fim de mais de cem anos de existência surge a oportunidade de valorizar e dinamizar este acervo de forte índole histórica que se cruza com a Identidade e História de Portugal no séc. XX.

Com vista a ser visitado por todos no futuro, foi construído e equipado no Estádio da Luz um espaço designado RCR (Reserva, Conservação e Restauro). Este espaço reúne todas as condições necessárias à preservação e manutenção da colecção actualmente composta por um número aproximado de 20 mil exemplares de valor incalculável.

No RCR encontra-se uma sala de trabalho eclética, adequada à conservação de materiais diversos; um laboratório de intervenção em metais; um espaço munido de câmara anoxia, dedicado a desinfestações; e quatro salas de reserva equipadas com estantes móveis “state of the art”.

Sendo o espólio do Clube composto por milhares de peças, respeitantes às inúmeras modalidades desportivas, foi criado um sistema de gestão de colecções com base de dados relacional que permite o cruzamento do inventário com todas as informações inerentes à conservação.

Dada a extensão e interesse do trabalho em curso, foi desenhado um programa de estágios curriculares para alunos universitários a nível nacional e internacional e, ainda, acções de formação específicas no âmbito da preservação, conservação e restauro do património, vertentes que proporcionarão ao público geral um contacto mais directo com este universo.

Usando como veículo o seu vasto Património, o SL Benfica é agora pioneiro no que respeita à aliança entre Cultura, Desporto e Tecnologia, abrindo portas a contínuas acções de valorização e dinamização da colecção."


in Site do Sport Lisboa e Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!