Últimas indefectivações

domingo, 14 de agosto de 2022

Carta Aberta dos judocas é "um ato de muita coragem"


"Ana Oliveira comentou neste sábado, em declarações à BTV, as consequências da "Carta Aberta", subscrita por sete judocas, cinco dos quais do Benfica, visando o clima tóxico que reina atualmente no judo português. A coordenadora do Benfica Olímpico classificou como um "ato de coragem" a atitude dos atletas.

"Foi preciso um ato de desespero muito grande, e de muita coragem, para estes sete atletas, que representam 70% da elite olímpica nacional, para escreverem esta carta" – foi assim que Ana Oliveira classificou, à BTV, a reação dos judocas ao momento que se vive na modalidade em Portugal.
A polémica com a Federação Portuguesa de Judo estalou no passado dia 11 de agosto, quando uma "Carta Aberta" dos judocas implicados veio a público para relatar o clima insustentável e tóxico que envolve o judo nacional. "Há um desespero muito grande. Acompanho este processo, esta luta desde setembro. Tive várias reuniões com o presidente [da Federação Portuguesa de Judo] na tentativa de melhorar o diálogo", revelou Ana Oliveira, acrescentando ainda que existe "desgaste em alguns atletas, desde os Jogos Olímpicos". Telma Monteiro e Bárbara Timo

"Todos falam, mas ninguém pergunta como estão os atletas. Porque é que fizeram isto?"
Ana Oliveira

Na autoria da "Carta" estão envolvidos cinco atletas do Benfica, Telma Monteiro, Bárbara Timo, Rochele Nunes, Anri Egutidze e Rodrigo Lopes, e ainda Catarina Costa e Patrícia Sampaio. Este facto fez com que o presidente da Federação Portuguesa de Judo viesse a público desvalorizar a reação, dizendo em declarações à TSF que "só há problemas com treinadores e judocas do Benfica".
Em resposta às acusações e em defesa dos judocas e do Clube, Ana Oliveira é taxativa. "O presidente da Federação diz pior, diz que só lhe dá vontade de rir. Estamos aqui os dois a rir imenso, os atletas estão a rir imenso a cerca de dois meses de um Campeonato do Mundo que querem preparar com toda a dignidade e tranquilidade, porque são atletas que estão habituados a ganhar, e ninguém ganha se não trabalhar muito. De certa que o presidente do Comité Olímpico não se está a rir e o secretário de Estado também não", disse a diretora do Benfica Olímpico.
"O Benfica já contribuiu para 25 medalhas para Portugal. Estamos aqui perante um fenómeno que deve ser muito bem pensado. É maldoso dizer que a culpa é do Benfica. Como é que no dia anterior a esta 'Carta' pede ajuda à coordenadora do projeto do Clube e no dia seguinte a culpa é nossa?", questionou. "O Benfica tem é culpa de alavancar o desporto nacional para a alta competição. Ao dizer isto, ele está também a inferiorizar os outros clubes, dos outros atletas", acrescentou Ana Oliveira.
Na génese das queixas dos sete atletas estão "atitudes agressivas e discriminatórias" no âmbito da Seleção Nacional. "Os portugueses têm de estar preocupados com as pessoas que gerem os dinheiros públicos para qual todos contribuímos. O que vamos fazer a partir de agora? Todas as pessoas falam, mas ninguém pergunta como estão os atletas. Porque é que atletas olímpicos fazem isto? Será que são malucos?", questionou a diretora do Projeto Olímpico do Benfica.
Na próxima terça-feira, 16 de agosto, haverá uma reunião com a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto. "Eu e o Presidente do Comité Olímpico de Portugal [José Manuel Constantino] iremos reunir na próxima terça-feira à tarde com o Presidente da FP Judo e o grupo de judocas que subscreveu a Carta Aberta. Procuramos mais um momento de diálogo, tendo em vista a salvaguarda da preparação olímpica Paris24", revelou na sexta-feira, 12 de agosto, o secretário de Estado João Paulo Correia."

3 comentários:

  1. Muito bem. O Benfica paga a tudo e todos e a federação recebe os louros sem nada fazer para isso. E pior, para onde irá o dinheiro que recebe?

    ResponderEliminar
  2. Esse presidente da federação tem mesmo focinho de sociopata.

    ResponderEliminar
  3. O Presidente da Federação tem, nas suas reacções à carta, praticamente confirmado grande parte das queixas. Em vez de canalizar as reacções através da comunicação da FPJ, tem-se desdobrado em entrevistas e reacções individuais. Sobre a reunião de Terça-Feira diz que não se reúne com atletas, mas em todo o lado se diz que a reunião vai ser com todos. Já disse que se reuniu, mas segundo os atletas mandou o filho... Como os nomes são parecidos, quem terá feito confusão?
    Sobre a saúde mental, por outro lado, foi com este presidente que pela primeira vez houve apoio psicológico aos atletas do projecto Olímpico.

    Lições do caso Célio Dias? E quais as lições que o Benfica tirou? É que tirando o apoio em massa no zonal em que ele regressou, tudo o resto é um silêncio imenso, que conduz à depressão da Bárbara. Se a FPJ tem responsabilidades no processo, o Benfica não é inocente e uma vítima no mesmo...

    Por outro lado, apesar da sua delicadeza de elefante na loja de porcelanas, o que o presi da FPJ diz sobre sacudir água do capote tem de merecer alguma reflexão, porque os resultados em 2022 são muito aquém. Por muito que se ache que o ciclo do anterior treinador estava terminado, os resultados desde então têm sido... uma desilusão, para ser simpático.

    Basta ver o como o Sport União Sintrense passa de clube "inexistente" para "campeão de medalhas" no nacional de júniores à conta de ex-atletas do Benfica, e quantas passou a somar no de sub-23. O Sintrense é agora clube satélite?

    Depois é ver os resultados desportivos no circuito das nossas apostas recentes para a equipa de séniores. Pode ser muito bonito dizer "ah campeão nacional", mas no que se refere a "projecto olímpico" isso conta nada, daí a porta-estandarte da modalidade poder ter quase uma década de ausência dessa prova, à semelhança do que fazem outros, sem que isso queira dizer nada.

    A renovação da selecção e da secção (dois problemas distintos) é um problema há muitos anos e o Benfica por um lado corre atrás do prejuízo (chegou mais tarde) e por outro acha que dinheiro aos problemas resolve tudo, como se não fossem necessárias uma ideia e um projecto a 8 anos ou mais.

    E tendo em conta as escolhas da Telma para a sua carreira, espero mesmo que o que se disse no SerBenfiquista sobre a Telma depois de Paris ser a directora da secção não seja verdade.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!