Últimas indefectivações

sábado, 22 de maio de 2021

SL Benfica | 5 heróis benfiquistas na Taça de Portugal


"O SL Benfica é ainda hoje o clube com mais Taças de Portugal conquistadas, com um total de 26 no seu palmarés. Muitas delas tiveram momentos que tornaram essas conquistas ainda mais marcantes. Aqui, irei recordar um grupo de antigos jogadores das águias que deixaram a sua marca na final da prova rainha do futebol nacional, seja por recordes inalcançáveis ou por momentos com um especial simbolismo.

1. Rogério Lantres de Carvalho Conhecido como Rogério “Pipi”, foi, provavelmente, a maior glória do SL Benfica nos primeiros 50 anos de história dos encarnados, tendo alcançado um record que muito dificilmente será quebrado por alguém. Conquistou seis Taças de Portugal e marcou um total de 15 golos em finais.

2. Eusébio Como não podia deixar de ser, o Pantera Negra também deixou a sua marca no Jamor. Eusébio conquistou cinco Taças de Portugal na sua carreira, tendo marcado sete golos só em finais. Aquela com sabor mais especial terá sido a conquistada em 1971/72, tendo sido o autor de um hat-trick na vitória por 3-2, após prolongamento, sobre o Sporting CP.

3. Carlos Manuel Em mais uma guerra regionalista, a direção do FC Porto recusou deslocar-se a Lisboa para jogar a final da Taça de Portugal contra o SL Benfica na temporada 82/83, fazendo de tudo para que esta se realizasse no Estádio das Antas.
A indefinição em relação ao local onde a final se iria realizar fez com que esta se realizasse não no final da temporada, mas sim no início da época seguinte, mais precisamente a 21 de Agosto de 1983. Numa final realizada em casa do adversário, o SL Benfica apresentou a sua melhor equipa e derrotou o FC Porto com um golo “do meio da rua” de Carlos Manuel.

4. César Oliveira No final da década de 70, Pinto da Costa e José Maria Pedroto declararam uma guerra regionalista contra os rivais da capital, criando uma narrativa de que o futebol e a sociedade portuguesa estavam condicionados pelo poder centralista, discriminando a cidade do Porto.
Esta guerra atingiu o seu ponto alto na final da Taça de Portugal de 1979/80 entre encarnados e azuis e brancos, numa final que tinha unido os adeptos dos rivais de Lisboa contra o rival do norte. Num jogo muito duro e intenso, um golo solitário do brasileiro César Oliveira – segundo jogador estrangeiro a vestir a camisola do SL Benfica – pôs termo às aspirações azuis e brancas.

5. Simão Sabrosa Na temporada 2003/04, o SL Benfica atravessava um jejum de títulos que já durava oito anos. Para quebrar essa seca, os encarnados teriam de derrotar no Jamor o FC Porto de José Mourinho, que arrasava em Portugal e na Europa com o seu futebol. Num jogo emocionante que chegaria ao prolongamento, o capitão das águias marcaria o golo que deu ao SL Benfica a sua 24ª Taça de Portugal."

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!