Últimas indefectivações

sábado, 15 de agosto de 2015

Para Jesus o 'fair play' ainda é uma treta

"Parece ter nascido por aí uma polémica artificial sobre os SMS de Jorge Jesus enviados a alguns dos seus antigos jogadores do Benfica. A notícia surgiu publicamente depois de ter andado a ser disseminada, numa acção conspirativa, por todos os bas fonds do jornalismo nacional e, ao que parece, a ideia do denunciante teria em mente a propagação de uma imagem de condicionamento do treinador aos seus antigos jogadores, influenciando o seu rendimento (não se percebe de que forma) para o jogo da final da Supertaça.
Houve mesmo quem anunciasse que um dos SMS avisava um determinado jogador de que antes mesmo de jogar a final de Faro, «já perdeste o jogo».
Anteontem, na conferência de imprensa sobre o desafio de abertura do campeonato, os jornalistas saíram algo desiludidos porque Jorge Jesus não confirmou nem desmentiu a existência dessas mensagens, mantendo a dúvida. Ou seja: ouviram o que ele disse, mas não souberam interpretar.
Basta conhecer Jorge Jesus para perceber que ele confirmou. Primeiro, porque não recusou a veracidade da informação, depois porque disse algo que parece ter passado despercebido, mas que é essencial para o completo esclarecimento do caso. E o que disse Jorge Jesus? Que sempre agiu da mesma maneira no Benfica, no Belenenses, no Braga, clubes por onde, antes, tinha passado. O que Jorge Jesus tentava fazer entender é que ao longo dos seis anos que trabalhou no Benfica agira da mesma forma e certamente que teria enviado SMS para outros jogadores seus conhecidos e eventuais adversários.
Coloca-se, agora e antes, a questão da ética. É aceitável e compreensível que se discuta a questão nesse plano, mas não podemos é fingir que não sabemos o que pensa e sempre pensou Jorge Jesus sobre a ética e o fair play no futebol de alta competição: «É UMA TRETA!»
Isso prova que Jorge Jesus não é um bom rapaz e que tudo lhe serve para ganhar? Talvez sim, mas isso não o diferencia de outras grandes referências do futebol português, algumas, dadas como esplendorosos exemplos de inteligência e de sagacidade.
Outra questão diferente é admitir que essas mensagens possam mesmo ter resultado em menor rendimento de alguns dos jogadores do Benfica no jogo da final da Supertaça. E isso é mais um problema interno do Benfica do que de Jorge Jesus.
O Benfica soube da existência dessas mensagens antes do jogo? Soube. E não as denunciou porque certamente entendeu que seria melhor lidar com elas sem dar conhecimento público antes da final, mantendo, aliás, o perfil de reserva e de silêncio que tem tido resultados alarmantes.
O problema é que o Benfica não conseguiu transformar essa manifesta acção psicológica do adversário numa vantagem sua. E a ser verdade que as mensagens de Jesus tiveram, de facto, influência, então só se pode concluir que a estratégia do Benfica, tivesse sido ela qual fosse, falhou.
Há, no entanto, um facto a registar sobre esta súbita mudança de relação do Benfica e dos benfiquistas com Jorge Jesus. Ficou claro no Estádio do Algarve que os adeptos do Benfica abominam o treinador. Não pelas suas capacidades técnicas, mas pelo que representa, neste momento, em imagem de ingratidão e, muito pior do que isso, de traição. Julgo que é esse o sentimento da maioria dos adeptos benfiquistas. Ninguém parece querer saber das circunstâncias, mas todos, ou quase todos, o atacam como se de um verdadeiro desertor se tratasse. É aí, devemos reconhecer, o trabalho desenvolvido pela comunicação oficial e oficiosa do clube teve inteiro sucesso."

Vítor Serpa, in A Bola

PS: O Vitinho dos Croquetes, consegue na mesma crónica: ironizar com as teorias conspirativas; e logo a seguir especula (conspirando), insinuando que Jesus no Benfica, também enviava SMS's...
E termina com nova 'conspiração': Sr. Croquete, os Benfiquistas não precisam de conspirações manipuladoras de gabinetes de comunicação, para abominarem o Judas, é algo perfeitamente natural...

2 comentários:

  1. Foram-se que este croquete de m@rda é ainda mais manipulador do que se julgava. Coluna vertebral de massa porcina. PQP!

    ResponderEliminar
  2. .....SERPA DO CROQUETE....é hoje a imagem REAL do jornal A BOLA....jornal que outrora foi referencia por todo o mundo....NÃO PASSA HOJE DE UM JORNAL DE ESGOTO ,AUTENTICO LIXO JORNAL DE SARJETA....jornal que foi escola de jornalismo, por onde passaram GRANDES VULTOS DO JORNALISMO PORTUGUES, e que hoje dão voltas de revolta no tumulo, ao verem UM ESCROQUE a destruir um IMPERIO DA COMUNICAÇÃO ,com escumalha dita de jornalistas e que POR UM PRATO DE LENTILHAS , não olham a meios para atingir fins....E O FIM É ATACAR O GLORIOSO BENFICA EM NOME DE UM SEVIÇO PRESTADO A UM SISTEMA CORRUPTO ,AUTENTICO POLVO QUE EMPORCALHA O FUTEBOL PORTUGUES......País miserável e tão pequeno para a GRANDEZA DO GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA.....

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!