Últimas indefectivações

sexta-feira, 24 de julho de 2020

SL Benfica | Os 5 melhores golos frente ao Sporting CP no século XXI

"A última jornada do campeonato 2019/2020 promete ser escaldante não só na luta pela permanência como na disputa pelos “lugares europeus”. Se por um lado o SL Benfica já não joga por nenhum objectivo, por outro encontra-se o Sporting CP a precisar de um ponto para assegurar o terceiro lugar e, consequentemente, a entrada directa na fase de grupos da Liga Europa.
Mas um dérbi é um dérbi e com ele traz sempre grandes momentos, incluindo grandes golos. Ainda que já tenham sido marcados golos espectaculares ao longo da história deste clássico do futebol português, neste artigo vou mostrar-vos os cinco melhores golos das águias aos leões este século.

1. Lima (Primeira Liga Portuguesa 2012/2013) – Sem dúvida, um dos melhores golos de sempre em jogos frente ao Sporting Clube de Portugal. Uma jogada fantástica que teve como intervenientes Lima, Gaitán e Salvio.
Gaitán recebe a bola no meio-campo adversário marcado por dois jogadores dos “leões” e com uma finta de corpo passa por entre os dois de forma a prosseguir até à área. De seguida, o argentino tabela com Salvio que, ao primeiro toque, trata de devolver-lhe a bola. Também ao primeiro toque, Nicolás Gaitan cruza para o centro da área onde aparece Lima que num pontapé em habilidade (no ar) finaliza de forma perfeita para o fundo da baliza de Rui Patrício.

2. Lazar Markovic (Primeira Liga Portuguesa 2013/2014) – No mesmo campeonato que o golo do Enzo Pérez, mas desta vez logo à terceira jornada, em Alvalade. Um golo memorável por parte do sérvio Lazar Markovic, em ano de estreia no Benfica.
O ex-Partizan recebe a meio do meio-campo “leonino”, passa por William Carvalho e conduz a bola em direcção à área adversária. Já à entrada da área, Eric Dier tenta desarmar o sérvio, mas este finta o inglês e o argentino Marcos Rojo, que se encontrava junto do companheiro de equipa. Depois de fintar três jogadores, Markovic só teve de colocar a bola por baixo de Rui Patrício e estabelecer a igualdade no marcador.

3. Enzo Pérez (Primeira Liga Portuguesa 2013/2014) – Uma jogada incrível do médio argentino que passou pelo Benfica entre 2011 e 2015.
Enzo Pérez recupera a bola a cerca de 30 metros da baliza defendida por Rui Patrício, conduz até à entrada da área, onde encontra o inglês Eric Dier. Numa simulação de remate com o pé direito, leva Dier a cair, deixando assim toda a zona central livre para o remate. Ainda assim, Enzo Pérez quis marcar um belo golo e de pé esquerdo rematou, em jeito, ao ângulo superior.
O Benfica acabou por vencer este jogo à terceira jornada da segunda volta, num resultado bastante importante para o campeonato, que viria a ser conquistado pelos “encarnados”.

4. Geovanni (Primeira Liga Portuguesa 2003/2004) – Um grande golo por parte de Geovanni, ex-jogador brasileiro dos “encarnados” entre 2002 e 2006.
Petit recebe a bola perto do meio-campo e descobre Geovanni solto do lado direito do campo. O avançado brasileiro controla a bola com um toque e de seguida remata com força e com colocação para o fundo da baliza de Ricardo. O guarda-redes português ainda se esticou, mas não conseguiu evitar um grande golo de Geovanni.



5. Luisão (Primeira Liga Portuguesa 2004/2005) – Um golo que não se destaca pela espectacularidade ou pela técnica, mas sim pela grande importância que teve para o Benfica.
Petit cobra um livre lateral e encontra o jovem Luisão dentro da pequena área. O defesa brasileiro cabeceia a bola enquanto o guarda-redes dos “leões”, Ricardo, tenta agarrar a bola, mas falha o esférico e permite o golo aos “encarnados”.
Este golo, aos 83 minutos, permitiu ao Benfica vencer o jogo (então 33.ª jornada) e ficar isolado… do Sporting. Os “leões” alegaram falta no lance, mas acabou mesmo por ser validado e permitir às “águias” ganhar, mais tarde, o campeonato nacional."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!