Últimas indefectivações

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Vinte e quatro e siga


"1. Vem aí o Mundial. Começa em Novembro e acaba em Dezembro. É a suprema anormalidade que os maiorais deste jogo fabuloso alguma vez produziram em mais de um século da história. É o descalabro moral da FIFA seduzida pelo dinheiro e insensível ao sofrimento alheio. A construção das estruturas e das infraestruturas para que o Catar possa receber e acontecimento resultou numa mortandade. Numa mortandade sem consequências. O futebol não é isto.

2. 'Isto' é o atual presidente da FIFA, Gianni Infantino, pedir aos países participantes para só pensarem em futebol e deixaram as questões humanitárias e civilizacionais de lado. 'Isto' é um ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter, admitir que foi um erro a escolha do Catar como palco do campeonato do mundo de futebol de 2022. Em que ficamos?

3. Entre os lucros do presente e a má consciência do passado, vamos todos para o Catar fingir que o Catar não existe e que, por uma vez sem exemplo, o Mundial se vai disputar numa bolha de abstração onde só contam os golos marcados e os golos sofridos. Que retrocesso.

4. O longíssimo historial de jornalistas cuspidos, empurrados, agredidos em estádios, nos arredores de estádios e à porta de casa é pertença do nosso folclore. À sua maneira, também este fenómeno nacional sempre se manifestou numa bolha de abstração, sem consequências, sem punição, sem autores, sem mandantes. Nesta semana, no entanto, houve grossa novidade. Um tribunal de Guimarães condenou a 2 anos de prisão com pena suspensa o suposto empresário Pedro Pinto que agrediu um repórter de câmara da TVI em direto e ao vivo depois de um Moreirense - FC Porto. Registe-se o progresso.

5. O Benfica prossegue invicto no campeonato nacional. É o líder isolado, tem o melhor ataque, tem a melhor defesa e tem, sobretudo um futebol que encanta. Quem gosta de futebol não pode não gostar de ver jogar este Benfica. Não são os pontos que leva de avanço que fazem mossa na concordância. O que faz mossa é a qualidade do futebol exibido pelo Benfica.

6. O Club Brugge será o nosso adversário nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Com os encontros marcados para 15 de Fevereiro, na Bélgica, e 7 de Março, na Luz, melhor faremos em não pensar muito no assunto, para já. Ainda falta muito. E há que há outras coisas importantes.

7. Como a Taça de Portugal. Três dias depois de visita ao Estoril para o campeonato seguiu-se uma visita ao Estoril para a Taça. Foi o 24.º jogo oficial da época. E a 20.º vitória. O Neres resolveu. Vinte e quatro e siga."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!