Últimas indefectivações

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Ramos pouco verde e o líder descansado até ao Natal


"O Gil Vicente ainda desafiou por momentos a passeata triunfante do Benfica em casa na última jornada antes do Mundial, mas o regresso do convocado Gonçalo Ramos aos golos foi decisivo. Vitória por 3-1 da equipa de Roger Schmidt, que vai celebrar as festas com oito pontos de vantagem na frente

Será, porventura, aquilo que mais chateia um adepto de um dos grandes no seu estádio: olhar para o verde do relvado e perceber que a sua equipa não tem bola. Por alguns minutos durante a 1.ª parte, o Gil Vicente conseguiu ser essa equipa, desafiando a lógica deste Benfica dominador, trocando a esfera com toques certos e bem executados - e não é por acaso que é uma das equipas do campeonato com mais posse.
Por essa altura, o marcador até mostrava um empate. Duas grandes penalidades nos primeiros 20 minutos de jogo, uma para o Benfica, aos 9’, que João Mário transformou, e aos 17’ foi Fran Navarro, depois de Otamendi aconchegar uma bola com o braço. E, por isso, ouviram-se assobios na Luz.
É natural que as bancadas assim reajam. O Benfica é líder do campeonato, joga futebol de ataque, rápido e refrescante, que habitua bem (ou mal) os adeptos. Ver-se como que manietado em casa, para mais frente a uma equipa que nas duas últimas épocas venceu na Luz, não é coisa que se apresente. Ainda assim, os assobios serão injustos para um Benfica que ainda não perdeu qualquer jogo esta temporada e os jogadores assim o terão sentido.
Procedendo a resolver o jogo rapidamente. 
Porque foi depois de chegar o descontentamento das bancadas que apareceu Gonçalo Ramos. Aos 36’, o jovem avançado do Benfica, recém-convocado para o Mundial, estava lá para finalizar uma bola que Neres tentou que fosse talvez um cruzamento, talvez um remate. E aos 53’, evitando qualquer possível reação ou surpresa, fez o bis, num remate de cabeça que se seguiu a uma bela impulsão para responder a um cruzamento de Enzo.
E com o 3-1 o Benfica pôde colocar gelo no jogo, poupando pernas mundialistas e outras que também já carregam o peso do esforço de meia época de grande intensidade. Ainda deu para Musa falhar dois golos feitos e Neres atirar ao poste com aquele pé esquerdo que tem açúcar colado. Talvez este domingo não se tenha visto o Benfica mais cintilante desta época, o Gil também fez a sua parte, mas por vezes também é preciso ser pragmático. Campeonato, agora, só depois no Natal, com o Benfica descansado até lá, com oito pontos de vantagem para o FC Porto.
Já Ramos confirma o estatuto de melhor marcador do campeonato, com nove golos. Há quem o veja como verde para as exigências de representar Portugal num Mundial, mas o rapaz vai resolvendo. A chamada de Fernando Santos, conteste-se ou não, pode ser quantificada em números e vitórias e titularidade no líder do campeonato. Agora, é tempo de colocar as pistolas na mala para o Catar."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!