Últimas indefectivações

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

A Foz

"Foz é uma zona residencial na zona ocidental da cidade do Porto, em Portugal, que inclui as freguesias da Foz do Douro (Foz Velha) e Neovogilde (Foz Nova), e ainda partes pequenas de Lordelo do Ouro e Aldoar.
Podemos perspectivar a análise que nos propomos fazer, pelo prisma geográfico, político, económico, sociológico entre outros, mas podemos perspectivá-lo pelo prisma futebolístico. Se realizarmos essa tarefa por este prisma, temos um enfoque totalmente diferente de quase todos os outros. Vejamos: A emancipação de uma zona geográfica, na maioria dos casos, anda de 'mãos dadas' com a emancipação clubística, pois ambas vivem uma da outra. É essa ligação umbilical que justifica e fundamenta o enraizamento tribal a um determinado pedaço de terra.
Termos como transformação, conflito e separação são centrais à compreensão dos processos desenvolvimentais. Nesse contexto, a formação de tribos tornou-se um fenómeno sociocultural significativo, representando uma importante estratégia de formação cultural, bem como de inserção e agregação social, especialmente da população juvenil."

Pragal Colaço, in O Benfica

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!