Últimas indefectivações

domingo, 11 de março de 2018

Capacidade de mudar

"João Carvalho e Zivkovic controlaram mais do que desequilibraram.

Benfica sem jogo interior
1. Benfica mereceu a vitória mais pelo que fez na segunda parte do que na primeira. O Desp. Aves entrou bem organizado defensivamente, com um bloco intermédio/baixo compacto e o Benfica, apesar da posse de bola massiva, revelou pouca capacidade de aproveitar os poucos espaços. Jonas esteve muito isolado e foi pouco servido no ataque. Por outro lado, o jogo interior não teve eficácia - os médios tiveram pouca capacidade de fazer movimentos de ruptura no última terço e de criar desequilíbrios na linha defensiva do Aves.

Que mudou Jiménez?
2. A segunda parte foi diferente porque o Benfica entrou com mais intensidade, circulou melhor a bola e foi mais agressivo, perante  um Aves quase nulo ofensivamente. Com a entrada de Raúl Jiménez, então, o jogo mudou. Os encarnados ficaram com mais peso na área e o mexicano libertou Jonas para movimentos nos espaços. O Benfica criou dinâmicas diferentes e cegou ao golo. O Aves, por sua vez, foi incapaz de reagir, de levar o jogo para o meio-campo do Benfica e perdeu concentração defensiva, abrindo mais espaços. O Aves não reagiu bem quando Benfica subiu as linhas, travando saídas para o ataque. E revelou cansaço. Não é fácil jogar contra uma equipa que tem 70 por cento de posse de bola, passar o jogo a correr, ter discernimento para sair para o ataque.

Mérito do Aves
3. É preciso, no entanto, dar mérito ao Aves. A equipa tinha revelado solidez defensiva e os últimos resultados sugeriam uma equipa consistente. Foi isso que se viu. A mudança do Benfica para 4x4x2 foi decisiva. Até então Zivkovic e João Carvalho estavam a ser mais médios de controlo de jogo do que de desequilíbrios, quando o Benfica precisava de alguém para romper as linhas, colocar a bola atrás da linha defensiva do Aves.

4x4x2 ou 4x3x3?
4. É certo que o Benfica chegou à vitória em 4x4x2 e não em 4x3x3. Mas isso não implica, necessariamente, que tenha de mudar outra vez. Jogos e adversários têm particularidades e, para o Benfica, é positivo ter essa capacidade de mudar estrutura e dinâmicas. Essa história de que correu bem e tem de ser adoptado já no próximo jogo não é assim tão linear. Caberá, sempre, a Rui Vitória avaliar a situação, o adversário, as circunstâncias do jogo, até porque do outro lado poderá encontrar uma equipa cujo objectivo é não sofrer golo e outra que está disposta a arriscar o jogo pelo jogo. Certo é que é importantíssimo ter plantéis com jogadores capazes de interpretar diferentes sistemas e dinâmicas."

João Carlos Pereira, in A Bola

1 comentário:

  1. Mas o que eu apreciei mais foi a derrota da equipa "maravilha" da cs....
    Grande jogo,,,grandes jogadores puseram de joelhos os adversarios...continuem assim que nos agradecemos!!!!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!