Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Benfica é o clube do povo

"Quando Vieira diz que o Benfica está muito à frente não é por vaidade pessoal nem desprimor pelos outros. Apenas faz o retrato de uma realidade iniludível

Foi a goleada do século em dia de todos as convergências astrais, mas não vale mais de três pontos e é por isso que para o treinador/autor da proeza o futebol deve ser vivido dia a dia. Depois de dez golos marcados ao Nacional, as palavras mais sensatas que encontrou para expressar a sua humildade e o seu elogiável sentido de responsabilidade resumiu-se em resposta tão sucinta quanto avisada: promessas aos adeptos? A de no dia seguinte (ontem) estar no treino às dez da manhã para preparar o jogo com o Galatasaray, da quinta-feira.
Não foram os astros. É a cruzada de Vieira e a consequência natural de um arrojado projecto que, por muito que os adversários externos e alguns internos sintam relutância em aplaudir, em década e meia, permitiu ao Benfica reerguer-se dos escombros da ruína, recuperar o seu lugar na história e projectar o futuro com a confiança e a determinação de quem conhece o caminho.
Quando Vieira diz que o Benfica está muito à frente não é por vaidade pessoal, nem desprimor pelos outros. Apenas faz o retrato de uma realidade iniludível e que os emblemas rivais combatem na medida das conveniências de cada qual, geralmente agarrados a exemplos do passado por défice de presente.
A capacidade de inovar é uma das mais apreciáveis virtudes do presidente encarnado, ao ter compreendido que o engrandecimento do seu clube depende do sucesso desportivo, mas jamais poderá ficar prisioneiro dele. Motivo pelo qual, apesar de somar mais Campeonatos Nacionais e mais Taças de Portugal e de ser esse o objectivo prioritário, acrescentar títulos a títulos, não deve a grandiosa empreitada ficar bloqueada por causa de períodos de menor fulgor futebolístico.
É na obediência a este equilíbrio que o Benfica, além de ser o maior de todos é, igualmente, o que mais cresce e o que subscreve iniciativas mais audazes e desafiadoras para multiplicar a sua família. Porque, sendo o maior, é também diferente, como perspectivou João Cancelo, provavelmente o melhor lateral-direito do mundo, na interessante entrevista publicada em A Bola: «O Benfica é muito grande e, por exemplo, na Juventus estão sempre a meter-se comigo, a dizer que o FC Porto é melhor, mas eles sabem que não, sabem que a grandeza do Benfica.. Respeito muito o FC Porto, é uma grande equipa, mas o Benfica é o clube do povo».
Clube do povo, o mesmo clube de Bruno Lage, em conferência de imprensa: «Senti que o Benfica são as pessoas, foi dessa forma que fui educado e que aprendi».
Clube do povo, o mesmo clube de Luís Filipe Vieira, que vai criar as Casas do Benfica 2.0 - o futuro, numa versão mais arrojada e virada para as comunidades locais.
«Serão casas ao serviço da cidadania, da promoção do desporto e da inclusão. Serão verdadeiras embaixadas dos nossos valores, princípios e identidade que desde sempre fez parte do ADN do Benfica», declarou no seu discurso de apresentação de outro aliciante desafio que vai tornar mais nítida a fronteira da diferença, a qual começou a ser desenhada por Fernando Martins na década de oitenta, um presidente que, tal como Vieira, representa o que a águia tem de mais genuíno, de mais puro, de mais sincero: a raiz popular.
Benfica, clube do povo, o mesmo clube de quantos olham para a academia do Seixal e veem nela uma infraestrutura de referência que, a par do que de mais moderno existe na área do treino, atribui especial cuidado ao crescimento de jovens praticantes nas suas vertentes desportiva, cultural, educacional e social.
Vieira tem razão quando proclama que a garantia de sucesso reside precisamente no trabalho de casa que deve ser bem feito e para ser bem feito - aqui, sim, alinham-se os astros - foi decidido optar por um treinador que, em vez de cair do céu, nasceu a aprendeu na formação, preparou a sua transição para a idade adulta em ambientes de elevado grau de exigência e, por sugestão do destino e clarividência do presidente, foi escolhido para completar a construção da ponte para o futuro, porque, mais importante do que os fez golos apontados ao Nacional, foi a titularidade de Rúben Dias e Ferro, a ascensão de João Félix, a estreia de Florentino ou a presença de Gedson, suplente não utilizado.
Volto a citar João Cancelo: «Na minha altura era o Sporting. Nani, Ronaldo, Figo mais atrás. Quaresma... Agora, porém, toda a gente fala dos jogadores do Benfica, penso que a mentalidade do clube também mudou, começou a apostar na formação, percebeu que apostar na formação era o método certo e agora está a dar cartas».
Vieira sente-se recompensado e os bons adeptos agradecem."

Fernando Guerra, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!