Últimas indefectivações

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Estatística sem qualquer sentido


"UM CAMPEONATO NÃO VALE MAIS DO QUE AS TRÊS TAÇAS JUNTAS?

1. Pense nisto: se você tiver 5 pequenos apartamentos num dos dormitórios à volta de Lisboa e eu 4 belíssimas mansões, daquelas com jardim e piscina, situadas no centro histórico da cidade, você tem mais um imóvel do que eu, mas quem é que tem o património mais valioso? Não sou eu?

2. Que sentido faz somar campeonatos com supertaças, taças de Portugal e taças da Liga para ver quem tem mais? Desde quando um campeonato vale o mesmo do que uma taça de Portugal, uma taça da Liga ou uma supertaça? (As taças também não valem todas o mesmo.)

3. Se, por hipótese, todos os anos fossemos campeões e o Porto ganhasse as três taças, garanto-vos que ficava satisfeito: nós com 1 e eles com 3 contributos para o tal somatório de "títulos" que não tem qualquer interesse analítico ou histórico.

4. Eles agarram-se a esta história da soma dos "títulos" como a uma boia de salvação para alegarem uma grandeza histórica ao nível ou maior do que a nossa. E nós damos-lhe troco, como que a puxar a corda da boia para os trazer para dentro do barco?

5. Já vos estou a imaginar: diz isso porque não é o Benfica que tem mais "títulos". Nada disso, podia ser ao contrário que para mim era exatamente igual: debati 5 anos na Sporttv com adeptos do Porto e nunca lhes atirei à cara o argumento da soma dos títulos - e nessa altura esse argumento era-nos, como até ontem, favorável.

6. Por fim: a supertaça é um troféu que resulta de um jogo apenas, ao qual se chega por inerência de prestações da época anterior. Tudo bem que seja disputado nestes moldes, nada contra, quando o Benfica participa gosto de ver e quero muito que ganhe, não estou a desvalorizar, mas por favor não lhe chamem título: é apenas um troféu."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!