Últimas indefectivações

sábado, 23 de maio de 2020

Semanada...

"1. Lugar de Pedro Proença em Risco. O ainda Presidente da Liga de Clubes parece ter enviado uma carta ao Presidente da República a solicitar uma audiência para discutir a possibilidade de os jogos passarem em sinal aberto à revelia de todos os clubes. Naturalmente que os operadores televisivos não gostaram nada - afinal só ao Benfica, Sporting e Porto pagaram quase 40 milhões por estes jogos. Se os operadores não gostaram, os clubes que recebem o dinheiro desses operadores também não, porque desvaloriza os seus produtos. Neste momento o Benfica e o FC Porto, segundo o Record, lideram o movimento de contestação. O Presidente do Braga também foi bastante vocal quanto ao assunto, segundo o Jogo. Aliado a isto, há vários clubes da 2º Divisão insatisfeitos com a forma como a Liga terminou. Pedro Proença já pôs o lugar à disposição e tem agora três semanas para mudar a opinião dos clubes até à AG que decide o seu futuro como líder da Liga de Clubes. Pessoalmente não simpatizo muito com Pedro Proença. O ambiente extra-futebol não azedou por sua culpa, mas tudo aconteceu debaixo do seu nariz. Durante o seu mandato houve um clube a divulgar informação privada do outro no seu próprio canal e nunca vimos Pedro Proença a dizer uma palavra sobre o assunto. Mas a verdade é que também já tivemos bem piores na Liga de Clubes e mais do que nunca, o consenso sobre uma pessoa não será fácil de alcançar.
2. Ranking das Modalidades. Pelas declarações do Domingos Almeida Lima, vice-presidente do Benfica, uma parte do corte monetário nas modalidades virá da não-participação nas provas europeias. "Sobretudo nas modalidades onde as nossas perspectivas desportivas possam ser menos evidentes e o quadro competitivo obrigue a viagens mais dispendiosas", disse DAL. Seguindo estes critérios, a ordem de prioridades deverá ser: a) Hóquei em Patins Masculino - sérios candidatos ao título; fazem no máximo 5 viagens, pelo menos 4 serão em Portugal, Espanha ou Itália. b) Futsal Masculino - boas hipóteses quanto ao título; fazem no máximo 3 viagens, com destinos muito variados. Este ano fomos ao Cazaquistão e à Bélgica por exemplo. c) Hóquei em Patins Feminino - algumas hipóteses; fazem no máximo 3 viagens, com os destinos a serem Espanha (mais do que uma vez provavelmente), Alemanha, França ou Suíça. d) Voleibol Masculino - dependendo da competição as nossas ambições mudam. Se formos à Challenge Cup somos candidatos. Se formos a uma das outras não somos; Na Challenge Cup estamos a falar de 5 a 6 viagens, que podem ser a qualquer parte da Europa desde da Suécia a Israel. Se formos à CEV Champions League, os destinos são mais limitados sobretudo a Europa Central e Balcãs. e) Andebol Masculino - zero probabilidades de vencer, mas algumas de fazer uma boa prestação; só na Fase de Grupos da nova EHF League, se lá chegarmos, serão 5 viagens, podendo calhar em vários sítios da Europa Central, Norte da Europa e Balcãs maioritariamente f) Basquetebol Masculino - zero probabilidades de vencer; o número de viagens varia consoante a nossa prestação. Este ano fizemos 8 viagens. Todas na Europa Central, Balcãs ou Norte da Europa. Mas há uns anos fomos jogar à Ásia, contra uma equipa da Sibéria, Rússia. g) Futsal Feminino, Andebol Feminino, Basquetebol Feminino e Voleibol Feminino - ou não estão em posição para se classificar para as provas Europeias ou as provas Europeias não existem. Agora tudo depende de quanto é que o Benfica quererá poupar. Mas diria que pelo menos o Hóquei e o Futsal devem participar nas provas europeias. O Voleibol, se for à Challenge Cup, também acredito que participe.
3. Mile Svilar vs. Ivan Zlobin. Com o final da temporada para a equipa B, Mile Svilar juntou-se definitivamente à equipa principal e isso lança, naturalmente, a questão de quem é que vai para o banco nos jogos que faltam. Mile Svilar teve uma boa época na equipa B onde mostrou porque é que o Benfica apostou tanto nele. Já Zlobin nas poucas vezes que foi chamado, não impressionou. Zlobin tem a vantagem de ter sido o segundo guarda-redes a época toda até aqui. Mas se for por mérito, o belga parece-me estar em vantagem. Eu pessoalmente levava Mile Svilar.
4. O Erro de Domingos Almeida Lima. Na sua entrevista esta semana, DAL disse que o futuro passará mais pela formação. De facto, concordo que a maneira mais evidente de alcançar algo próximo da sustentabilidade nas modalidades terá que passar por ter uma formação mais forte. No entanto, uma das medidas da estrutura de DAL no ano passado para poupar algum dinheiro foi acabar com as equipas B em todas as modalidades. É um contrasenso e era bom que o Benfica recuperasse ou as equipas B ou que tivesse uma ou duas equipas a quem pudesse emprestar jogadores da formação.
5. Saídas no Futsal. Já tinha sido oficializada a saída de Chaguinha pelo clube, e entretanto também foi oficializada a saída de Bruno Coelho. Fernandinho também já divulgou que está de saída. No caso de André Coelho ainda não foi oficializada a sua saída, mas já há algum tempo que foi reportado que o Barcelona o teria contratado. Além destas quatro saídas, começam a aparecer alguns rumores de que Robinho e Drasler poderão também sair. A nível de entradas também já há alguns rumores, mas ainda deverão demorar, visto que os atletas têm que fazer os exames médicos primeiro e neste momento as viagens entre países ainda estão muito limitadas. Este também poderá ser o problema com André Coelho e eventualmente o Drasler, que têm contrato com o Benfica ainda.
6. Agressões nos arredores do Estádio Alvalade. Esta semana foi notícia umas agressões no Lumiar, em Lisboa. Agressões entre pessoas são sempre de lamentar. Mas nestas coisas o que menos interessa é qual é o clube destas pessoas. Os responsáveis devem ser identificados e chamados à justiça. No entanto, causa-me sempre alguma impressão que as pessoas não tenham sido identificadas, mas toda a imprensa sabia que eram adeptos do Benfica. Como é que é possível sabermos qual é o clube de alguém que não sabemos quem é? E já agora, porque é que isso interessa?
7. Crise no Futebol Francês. Marselha, Bordéus, Saint-Ettiene estão à beira da bancarrota. Além da perda dos direitos televisivos, os emblemas franceses viram-se privados das receitas de publicidade, venda de bilhetes e de algumas transferências de jogadores. Mas por cá, muita gente disse que a Liga só ia recomeçar porque o Benfica não estava em primeiro."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!