Últimas indefectivações

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Dois primeiros classificados são os que menos faltas sofrem

"Pode parecer estranho, mas a verdade é que os dois primeiros colocados são as equipas que menos faltas sofrem dos adversários (Benfica 316 e FC Porto 326). Esta constatação é ainda improvável se se acrescentar que dragões (58) e águias (59) são os conjuntos que marcam mais golos e que, sem surpresa, costumam ter a bola muito mais tempo em sua posse do que os opositores.
Já o Sporting, terceiro colocado, é das equipas que mais faltas provoca. As 408 sofridas somente são suplantadas pelas 455 do Rio Ave e pelas 460 do V. Setúbal.
No final do polémico Tondela-Sporting, os responsáveis leoninos fizeram mesmo alusão a esta questão, salientando o elevado número da faltas sofridas (22) pela sua equipa neste embate, em contraste com as infracções cometidas pelos beirões noutros duelos. Ora, os dados provam que na derrota caseira (1-5) com o Benfica o Tondela foi pouco agressivo (8 faltas), mas no Dragão fez 22, o registo máximo de faltas que alguém cometeu contra os portistas.
Certo é que, em jogos com poucas faltas sofridas, os grandes ganham sempre. E com relativa facilidade. A vitória caseira do Sporting face ao P. Ferreira (2-1) é a única excepção.
E o contrário é verdade? Assim-assim. FC Porto e Sporting ganharam igualmente os jogos em que sofreram mais faltas, embora seja evidente que os resultados são claramente mais ‘apertados’. A excepção acontece com o Benfica. Os encarnados não sentiram problemas de maior contra o Sp. Braga (3-1), mas foram incapazes de vencer os outros dois jogos em que sofreram 18 faltas: na recepção ao Sporting e na deslocação ao Restelo (dois empates 1-1).

Sabia que...
Após a goleada sofrida com o Sp. Braga (0-5), o V. Guimarães é a defesa mais batida? Os vimaranenses já encaixaram 43 golos, sendo que nas últimas nove jornadas viram sempre a sua baliza violada.
Mercê da histórica vitória em Guimarães, o Sp. Braga saltou para terceiro na lista dos ataques mais efectivos? Os arsenalistas somam 48 golos, tendo ultrapassado o Sporting, que tem 47. À sua frente seguem apenas Benfica (59) e FC Porto (58).
O Marítimo somente concretizou um golo nos derradeiros sete jogos? Sem surpresa, os insulares – lado a lado com o Moreirense – são a equipa com menos golos na prova (18).
A jornada 23 foi a que teve mais remates na época? Foram totalizados 212 ‘disparos’, superando os 210 registados na jornada 16.
Tal como na ronda 9, também esta teve cinco expulsões? São as duas jornadas com maior número de vermelhos."


PS: Analise interessante em relação às faltas... seria importante, perceber em que zona do terreno as faltas são assinaladas. Por exemplo, nos últimos 30 metros, no meio-campo defensivo, etc...

1 comentário:

  1. Um pouco no seguimento do PS penso que seria tb interessante contabilizar as faltas sofridas que não são assinaladas/sancionadas pelo arbitro. Para não me alongar muito no rol de exemplos deixo apenas o último Benfica - Boavista que foi um fartar vilanagem por parte dos boavisteiros com a conivência (ou será benção?) do apitadeiro de serviço.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!