Últimas indefectivações

sexta-feira, 12 de maio de 2017

A Encenagogia

"A imagem e o som são em directo. Sabedores desta realidade, todos se esforçam em círculo fechado por 'postarem' vídeos e sons que retratem situações que lhes interessam como justificadoras dos seus fracassos. Nada melhor o que o 'online' e possuírem um título de qualquer coisa importante na organização do clube/SAD, com a ajuda de uns quantos avençados nos meios de comunicação social. É esta a triste realidade dos nossos dias.
Demagogia é um termo de origem grega que significa 'arte ou poder de conduzir o povo'. Subjacente a esta técnica está uma vontade implícita de manipulação da massa popular, valendo-se da utilização de argumentos apelativos, emocionais ou irracionais, em vez de argumentos racionais, com objectivos pessoais muito definidos.
Mas pior do que a demagogia será a encenagogia! A encenagogia é a arte de manipular as situações da vida, criando-se à vontade do seu criador, com a finalidade de realizar objectivos pessoais muito bem definidos.
É a arte de criar factos da vida, utilizando as peças de cuja manobra são 'donos', para provocar os factos da vida que querem que aconteçam.
Esta ainda é mais perigosa e fulminante!"

Pragal Colaço, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!