Últimas indefectivações

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Inocência perdida

"O Sporting, fundado por aristocratas. O Sporting, clube de chá e das boas famílias. O Sporting, clube 'diferente', que se afirmava acima de suspeitas. O Sporting, esse mesmo Sporting, viu-se agora envolvido num episódio a partir do qual jamais poderá invocar qualquer superioridade moral.
O seu vice-presidente, ainda em funções, mandou depositar dois mil euros na conta de um árbitro-assistente que ia apitar um jogo a Alvalade. Os propósitos não são ainda bem conhecidos, tanto podendo passar por uma estratégia de incriminação obtusa e mal calculada (versão oficial a partir da qual o protagonista foi constituído arguido), como por uma tentativa de suborno pura e dura, embora abortada, e rapidamente dissimulada (coisa que pouco me espantaria). Certo é que o nosso rival lisboeta, independentemente daquilo que vai fazendo dentro das quatro linhas (desconheço o desfecho do jogo de Bilbau), viu nestas semanas o seu nome irreversivelmente manchado por alguém que o representa ao mais alto nível, e que já em situações anteriores (pinturas nos balneários, incêndio nas bancadas da Luz) mostrara um comportamento rasteiro e muito pouco edificante para o cargo que desempenha.
É preciso também não esquecer que, aquando da publicação das Escutas do Apito Dourado, quando as evidências permitiam acusar os responsáveis por décadas de corrupção no nosso Futebol, os dirigentes leoninos assobiaram para o lado, nunca deixando de repetir que a eles nada havia a apontar, mal escondendo que sem matéria para meter o Benfica naquele saco, o caso não lhes despertava particular apetite. No fundo, as vitórias do FC Porto - enlameadas ou não - eram, e são, o principal seguro de vida do mundo sportinguista contra os riscos que queriam, e querem, a todo o custo evitar: os de ver um Benfica ganhador.
Agora, para além das omissões de então, temos acções que nos fazem lembrar os sinistros protagonistas daquelas Escutas. Perdendo a face e a virtude, ao Sporting apenas resta agora a vergonha dos sonsos."

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!