Últimas indefectivações

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Mais primeiro


"A derrota do Benfica em Braga, na semana passada, levou muita gente a pensar e alguns a afirmar que agora sim - "o campeonato estava ao rubro" e a queda das águias era irreversível.

Uma semana depois, com o empate do Porto no Jamor e a derrota do Sporting nos Barreiros, o Benfica poderia citar, apropriadamente, Mark Twain quando este disse: "Parece-me que as notícias sobre a minha morte são manifestamente exageradas". Basta substituir morte, por crise.
Os que apostaram na crise encarnada não terão valorizado suficientemente o facto de "o futebol ser o momento", frase célebre de Roger Schmidt, também ele um criador, mas de "equipas de autor" que jogam bom futebol ofensivo.
Foi, de resto, o que fez o Benfica na receção ao Portimonense. Quem quiser fixar-se na escassez do resultado e no facto de ter sido uma vitória pela margem mínima, ignorará que o Benfica dominou completamente o jogo, criou inúmeras oportunidades e desperdiçou até uma grande penalidade. Uma vitória justa e um sério pontapé na crise, a caminho do dérbi.
Ao Porto faltou o mesmo que tinha faltado ao Benfica no Minho,...intensidade, e foi ultrapassado pelo competente Sporting de Braga, de Artur Jorge.
Já o Sporting e o seu treinador, Ruben Amorim, cometeram o erro fulcral de, depois de dois ou três jogos bem-sucedidos na Taça da Liga, anunciar que iam ganhar e relançar o campeonato, na Luz. Esqueceram-se que "isto é jogo a jogo", outra máxima do futebol, e que precisavam de ganhar os jogos até lá. Esse devia ser o seu foco. Não foi e por isso chegará à Luz, a 12 pontos do líder, o Benfica, que ganhou oito pontos numa só jornada e é, neste momento, mais primeiro.

Positivo: O Benfica mais primeiro; o Braga em segundo.

Negativo: Porto e Sporting a perderem pontos num momento crucial."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!