Últimas indefectivações

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Vermelhão: três pontos...

Tondela 0 - 1 Benfica


Neste momento, aquilo que podemos esperar do actual Benfica são os três pontos. E este jogo não foi 'diferente'. Com todas as dificuldades ofensivas que temos tido (e vamos continuar a ter), a chave para as vitórias, será a nossa consistência defensiva...! E hoje tirando alguns minutos na 1.ª parte, onde o Odysseas fez duas grandes defesas, fizemos o suficiente... Mesmo com algumas perdas de bola no meio-campo suicidas (com o Gabriel em destaque)!!!

A ausência do Rafa tem várias 'consequências'! Hoje, por exemplo, o Tondela 'resolveu' defender o jogo interior, o Benfica neste momento não tem extremos rápidos, os nossos Alas 'desequilibradores' são os nossos Laterais(!!!), isso facilita o plano de jogo adversário...
Aliás, o 'encaixe' no sistema de 3 Centrais do Tondela foi um dos nossos problemas nas transições defensivas, por falta de marcação nos laterais adversários...
Até entrámos bem nos primeiros minutos, chegámos com perigo à área do Tondela várias vezes, mas aqueles dois 'contras' dos Tondelenses 'assustaram' os nossos jogadores e com o golo do Ferro (de Canto), acabámos por entrar em 'modo gestão'!!! E temos que reconhecer, que o Odysseas acabou por ter uma 2.ª parte, relativamente 'tranquila'!!!

A subida do Taarabt para 2.ª avançado foi a grande novidade táctica, e não resultou! Com o Lyon, eu tinha colocado o Taarabt nesta posição quando o Rafa se lesionou, mas os Franceses davam muito espaço entre-linhas, algo que os Tondelas do Tugão nunca dão ao Benfica... O Taarabt, para fazer a diferença, quando recebe a bola, tem que ter opções de passe 'para a frente'!!!
A grande novidade 'positiva' do dia, foi o regresso do Chiquinho, e dos minutos que esteve em campo, foi notório o impacto do Chiquinho na melhoria da tomada de decisão no nosso ataque. O Chiquinho, nas recepções orientadas, nos passes, e até nos remates, tem claramente 'faro' de golo... é o único jogador no plantel que pode fazer de Félix ou Jonas, e a sua ausência tem sido demasiado sentida... Se tudo correr bem, sem o Rafa, vai ser o nosso 'pivot' ofensivo na série de jogos complicados que vamos ter pela frente!!!

A dupla Gabriel/Tino também teve muitas dificuldades. Recordo que o ano passado, o Tino só começou a jogar após a lesão do Gabriel. Com a lesão do luso-brasileiro na Supertaça em Agosto, os dois têm tido poucos minutos juntos! Um dos 'problemas' é que ambos gostam de ir 'à queima', e quando são ultrapassados, abrem um 'buraco' nas costas! É necessário melhor coordenação na 'marcação'...

Quem 'gosta' da nova companhia é o Grimaldo!!! Com o Cervi, o espanhol fica com mais 'espaço' para arriscar nas subidas... o problema são as transições defensivas!
O Macron teve um jogo relativamente fácil, tenho a certeza que nos próximos dias muito se vai falar das faltas do Florentino! Admito que em 'teoria' o Tino podia ter visto um 2.º amarelo, mas o critério durante o jogo foi consistente, para as duas equipas, perdoou vários cartões ao Tondela... e já agora no Amarelo do Tino, existe uma falta claríssima sobre o Grimaldo que não é assinalada!

Com novo jogo na Quarta e outro no próximo Sábado, ambos na Luz, contra duas equipas que 'sabem' jogar à bola, quando querem, o normal seria esperar alguma 'rotação', mas com este 'tipo' de vitórias, à justa, com exibições cinzentas, não me parece que vamos ter muitas alterações, provavelmente nenhumas... A existir, talvez lá na frente!!!

1 comentário:

  1. Com tão poucos dias de descanso nesta semana é obrigatório fazer gestão do plantel. Não será por Jardel, Tomás, Samaris, caio ou jota, chiquinho e Vinícius jogarem que não seremos competentes!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!