Últimas indefectivações

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Som Ambiente

"Não é de mais insistir neste assunto. Aliás, é essencial fazê-lo. O problema não é de agora. Há dois ou três anos que o ambiente na Luz tem vindo a esmorecer. Foi dito neste espaço e é verdade: paira um nervosismos gritante nas bancadas do estádio. Não podemos fugir do assunto: já houve uma maior comunhão em volta das várias equipas que fazem parte do Benfica.
Quando o trabalho permite, lá estou eu, sentado no meu lugar, com amigos ou sozinho. Estou lá para ver o nosso Benfica. Estou lá para abraçar a equipa, independentemente do resultado final. Não minto quando digo que nunca assobiei os jogadores ou o treinador. Reclamo, claro, fico zangado e triste quando os objectivos não são alcançados, mas nunca assobiei a equipa. Eu estou lá para apoiar, mesmo que por vezes não o faça cantando. Gosto mais de um "vamos c$%&?!#" ou de um "pra cima deles". Prefiro um punho em riste e um sorriso na cara.
Na minha opinião, são dois os motivos para que o ambiente na Luz não seja o melhor.
Em primeiro lugar, e não me interpretem de forma errada, há uma necessidade extrema de ganhar. Essa necessidade é provocada pelo ambiente em torno do futebol português. Muitos dos adeptos, e isto acontece noutros clubes, querem que a equipa ganhe para depois irem para o trabalho e para as redes sociais atacar os rivais de forma pouco saudável. Ou seja, para esses o importante é serem eles a ganhar, não o clube. O que acontece? Cresce no estádio um nervosismo palpável. E claro que quem leva com isso são os jogadores, muitas vezes sem culpa, como verificámos nos dois últimos jogos em casa. É incompreensível que se assobie a equipa quando esta está a fazer um bom jogo e a ganhar. Não faz o mínimo sentido.
É imperativo que essa atitude mude e o clube deve ter um papel importante nessa mudança, principalmente o seu departamento de comunicação. Criar uma maior aproximação entre a equipa e os adeptos é essencial, assim como passar a ideia de que a maior necessidade que existe é o apoio à equipa. Se assim for, acreditem, as vitórias ficarão mais perto de acontecer.
Por último, é verdade que muitos dos presentes no estádio vão pelo espectáculo. Não discuto o seu benfiquismo, mas marcam presença pelo evento e não pela militância ou paixão. Mas estão no seu direito. Felizmente, vivemos num país livre. As redes sociais desempenham aqui um papel importante. O que se passa agora nos estádios de futebol é o que se passa há já alguns anos nos concertos. Quantas não são as pessoas que passam o tempo todo com o telemóvel no ar a captar algo que devia ficar captado antes na sua memória? No estádio passa-se um pouco isso. A plastificação do futebol, e não somente dos adeptos, é a maior inimiga da paixão e do 'ir à bola'.
Quanto às luzinhas, não me incomodam assim tanto. Até acho que dão um boneco giro. Incomodam-me muito mais os silêncios estranhos, os assobios inconvenientes, o afastamento das pessoas e, acima de tudo, a perda da verdadeira essência do futebol."

5 comentários:

  1. Poderias também ter acrescentado algumas palavras sobre a devassa que se abateu sobre o nosso Benfica e a Direção, com a exposição velhaca , nas TV's e nos jornais, da correspondência eletrónica do Clube, convenientemente ROUBADA E DETURPADA . Espero que a Direção tenha aprendido com tudo o que se está a passar...causando-nos um desgaste tão grande em termos de imagem, que nem mesmo o sermos ressarcidos em Tribunal apagará. Mesmo se fomos vítimas de um ROUBO sem precedente , o nosso Presidente teve sempre bastante dificuldade em distinguir quem é aliado da verdade desportiva . Uma coisa é a defesa do nome do Clube e a obrigação de receber entidades ligadas ao Desporto...e outra é receber, na Luz, nas nossas Festas ou Jogos Particulares , CANALHAS VENDIDOS ,( gente da FPF, da Liga e Jornalistas...), que , anti-Benfiquistas por natureza, não se dão ao trabalho de investigar factos, nem defendem as Leis do Futebol , que foram feitas para serem aplicadas a todos os clubes. Sem exceção !!!

    ResponderEliminar
  2. Tanto quanto me dizem , os assobiadores são a claque do Senhor Rui Gomes da Silva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Santos

      E quem é que a si, seu felizardo, lhe diz alguma coisa neste 'tricolorido' Benfica ?!

      A propaganda da excepcionalmente bem remunerada 'estretura' ?!...A própria política do 'eucalipto'que tudo seca à sua volta, mais uma vez posta em prática, tal como nas antecipadas de 2009 com José Veiga...

      Eliminar
    2. Também me assobiaram o mesmo aos ouvidos.

      Eliminar
  3. A mim sócio com mais de meio século de filiação e ainda uma PAIXÃO sem limite, o que mais me choca, neste 'futebol sad', desde as eleições antecipadas e o cercear dos Democráticos Estatutos é, acima de tudo, a perda da verdadeira essência e identidade do Glorioso - Sport Lisboa e ... BENFICA.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!