Últimas indefectivações

domingo, 16 de setembro de 2018

O CAS posto em causa (II)

"Há duas semanas demos conta da decisão do Tribunal de recurso de Bruxelas que entendeu que as cláusulas dos estatutos da FIFA, da UEFA e das federações nacionais de futebol que impõem o recurso obrigatório para o Tribunal Arbitral do Desporto de Lausanne (CAS) são ilegais. Aí explicámos que esta decisão teria apenas efeitos circunscritos ao caso concreto.
Dada a relevância da questão, veio agora o próprio CAS emitir um comunicado com alguns aspectos muito relevantes relativamente a esta controvérsia.
O CAS explica que, na realidade, o Tribunal de Bruxelas rejeitou uma objecção contra a sua própria jurisdição para decidir o litígio, tendo afirmado que, à luz do direito belga, a excepção de arbitragem não se aplica a este caso, sob o argumento de que a cláusula de arbitragem prevista nos Estatutos não é detalhada o suficiente. Diz o CAS que por essa razão, o problema reside apenas na formulação da cláusula do CAS nos Estatutos da FIFA e que isso não afecta a jurisdição do CAS a um nível global.
O CAS esclarece ainda que esta decisão do Tribunal belga não afecta a decisão anteriormente preferida pelo CAS, nesta matéria, em 2017, alertando, contudo para o facto de que podem, afinal, existir duas decisões contraditórias: uma emitida pelos tribunais belgas, aplicável na Bélgica, e outra emitida pelo CAS (e confirmado pelo Tribunal Federal Suíço), aplicável no resto do mundo.
Diz ainda o Tribunal que o risco de um tribunal nacional não reconhecer a arbitragem do CAS ou não aplicar uma decisão proferida pelo CAS é muito limitado, muito raro e que depende de legislação nacional. No entanto - refere ainda - essas excepções são isoladas e não são novidade."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!