Últimas indefectivações

terça-feira, 12 de maio de 2015

A importância do 34

"Tem sido dito que a conquista do 34.º título do Benfica será muito importante, pois desde 1982-84, sob o comando de Eriksson, que o Benfica não ganha um bicampeonato. A vencer este ano, o clube inverte a tendência de hegemonia do Porto, que se faz sentir, em particular, desde a década de noventa.
Na verdade, há um outro aspecto tão ou mais importante do que ganhar dois títulos seguidos. Nos últimos campeonatos que o Benfica venceu, o adversário directo nunca foi o Porto. De facto, quando os campeonatos foram disputados até ao fim entre Benfica e Porto, os dragões acabaram por se sagrar campeões. Tendo em conta o legado psicológico de 2012/13 e 2013/14, a vitória deste ano pode anunciar uma mudança importante.
Senão vejamos: o último campeonato que o Benfica venceu, depois de uma competição ombro a ombro com o Porto, foi em 1990/91, já lá vão 24 anos. Na época passada, o 2.º classificado foi o Sporting e em 2009/10, o Braga. É um facto que quer em 1993/94, quer em 2004/05, o Benfica foi campeão com o Porto a sagrar-se vice-campeão. No entanto, ambos os campeonatos foram disputados entre Benfica e Sporting, com o clube de Alvalade a capitular na recta final (num caso, com a derrota por 6-3; noutro, com o golo de Luisão, quase ao cair no pano na Luz).
Este ano, o Benfica não só parece ter o título à mão se semear, como resistiu na liderança desde a 5.ª jornada, com o Porto à ilharga, nunca claudicando. É também por isso que estamos perante uma conquista que, a concretizar-se, é tão importante. Tanto mais que o Porto investiu muito, com empréstimos a preços impraticáveis (Casemiro), contratações de valores proibitivos para o campeonato português (Adrián López) e uma aposta de médio prazo num treinador desconhecido. Convém recordar que este era o ano em que o Porto não podia falhar e em que o Benfica iniciou a época quase derrotado."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!