Últimas indefectivações

terça-feira, 12 de maio de 2015

Carga ao mar

"A viagem à '...formosa pérola do Atlântico' não foi inteiramente 'formosa'...

Primeiro clube continental a viajar até ao arquipélago da Madeira, o Sport Lisboa e Benfica partiu do cais de Santos, em Lisboa, a 5 de Abril de 1922. A deslocação, a convite do Club Sport Marítimo, durou aproximadamente 15 dias, durante os quais a equipa realizou cinco jogos e participou em diversos passeios, recepções e festas em sua homenagem.
Na Madeira, o Clube aguardado com verdadeiro entusiasmo e o objectivo de promover as boas relações entre o Futebol continental e o madeirense foi largamente cumprido. A comitiva 'encarnada' ficou encantada com a calorosa recepção e, sobretudo, com a beleza da ilha.
Mas nem tudo foi 'um mar de rosas'. A viagem a bordo do paquete Funchal não começou da melhor forma. O relato é feito na primeira pessoa, por Ribeiro dos Reis, no jornal O Sport de Lisboa: «Pelas alturas do Bugio começa a dança. Apanhamos uma mareta forte e a cousa começa a não sorrir (...) Á 13h25 regista-se a primeira baixa. O Belford, que tem vindo de grande galhofa, começa a sentir-se mal disposto (...) Está lívido como um cadáver. Cinco minutos depois, precisamente á 13h30, anuncia-se a primeira carga ao mar. É o Simões que abre a série, verdadeiramente atrapalhado (...) Pouco depois aparece-nos o Alberto Augusto, de olhos esbugalhados, e que diz já não ter mais nada para deitar fora. O Bráz, que está perto do Simões, segue-lhe o exemplo. São duas horas. A sineta de bordo chama-nos para o lunch. Descemos á sala de jantar, e isto constitue a nossa perdição! O cheiro da cozinha, e tudo aquilo a balouçar, acaba por agoniar-nos. Engulo uma canja á pressa, mas não tenho tempo para mais. Vejo tudo a dançar á minha volta. Completamente perdido, utiliso o primeiro receptáculo que se me depara (...) Esta primeira refeição inutilisa quasi todos.»
No Museu Benfica - Cosme Damião, na área 26. Benfica universal, encontra-se exposta, como símbolo desta viagem, a Taça Ilha da Madeira."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!