Últimas indefectivações

sábado, 26 de março de 2022

Coincidências da bola


"Aqueles segundos em que há uma pretensa indefinição de uma possível expulsão de um jogador do FC Porto são o tempo mais inútil de jogo no futebol português. Parto sempre do princípio de que nada acontecerá e invariavelmente acerto, não por capacidades premonitórias dignas de realce, mas por experiência acumulada.
É impressionante a facilidade com que são expulsos adversários do FC Porto.
No jogo da semana passada dos portistas, no qual, surpresa das surpresas, o Tondela se viu reduzido a dez unidades, perguntei-me, como se não adivinhasse facilmente a resposta, qual seria o clube que mais vezes já beneficiara, no campeonato do seu país durante a presente época, de mais expulsões de adversários. Mesmo estando plenamente convicto da resposta, quis confirmar.
Então fiz o levantamento para os três primeiros classificados de cada um dos 19 países mais bem posicionados no ranking europeu de clubes e... nem vale a pena tentar criar suspense, é o FC Porto, quem mais?
Diria um alienado ou um incauto que tal se poderia dever ao acaso, afinal teria de haver sempre um clube qualquer a liderar esta contagem. Mas atende-se ao seguinte:
- Os 57 clubes analisados tinham disputado, em média, 25,9 jornadas (FC Porto, 26);
- Cada clube, em média, beneficiara de 3,3 expulsões de adversários nos jogos disputados;
- A mediana situava-se nas 3 expulsões. Ou seja, metade dos clubes viram até três expulsões de adversários (foram 62,3%);
- O Benfica era um dos 11 clubes que viram 4 adversários e receberem o cartão vermelho;
- No top 10, havia dois com 5 (Konyaspor e Marselha), 6 (Anderlecht e Sporting( e 8 (Dínamo Moscovo e Slavia Praga), três com 7 (Basileia, Milan e Nápoles);
- E, finalmente, o destacado líder, o FC Porto, que, de acaso em acaso, chegou aos 11, Onze!!! (e só considerando as que ocorreram durante os jogos - confusões após partidas é outra história). Mesmo com o Sporting no top 10, com 6, e o Benfica acima da média, com 4, juntos não chegam ao FC Porto.
É obra! E tem obreiros muito bem identificados.

P.S.: Ainda estou a recuperar o fôlego por ter visto ao vivo, durante onze segundos, o Rafa a correr com a bola e a marcar um golo estupendo. Neste estádio da Luz, o meu favorito continua a ser o do Lima ao Sporting em 2013, mais pela jogada ao Gaitán, mas este entra directamente para uma das posições cimeiras."

João Tomaz, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!