Últimas indefectivações

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Jorge Mendes e o Benfica

"Por esta altura, já não parece haver muitas dúvidas que João Félix até Julho será apresentado noutro clube. Três dos mais altos dirigentes do clube vieram dizer ao longo do último mês que ele só sairia pela cláusula, como tal, não há outra maneira de ele sair a não ser pelos 120M da cláusula. Eden Hazard custou 100M ao Real Madrid, Julian Brandt custou 25M ao Dortmund e Frankie de Jong custou 80M ao Barcelona. Não há maneira possível ou imaginária de alguém pagar 120M por João Félix. Ele muito provavelmente vai valer isso ou até mais. Mas neste momento não vale. Ainda assim, aparentemente, alguém vai mesmo pagar esse valor e tudo isso se deve única e exclusivamente a um só nome: Jorge Mendes.
O mercado do futebol mudou após a transferência de Neymar para o PSG. Desde aí os valores ficaram todos muito inflacionados. 27 das 50 maiores transferências da história foram feitas nesse verão ou nos dois anos que se seguiram. Jogadores de 30-40M começaram a chegar a valorizações de 70-90, num instante. O Benfica nunca fez uma grande transferência já depois da chegada de Neymar a Paris.
Ainda assim, o trabalho de Jorge Mendes é inegável:
1. Ederson, com ano e meio de Benfica, é o 4º guarda-redes mais caro do mundo, sendo que os dois primeiros foram ambos transferidos pós-Neymar. Foi mais caro que Courtois (pós-Neymar), Neuer (30M), de Gea (25M) Lloris (12.6M) ou ter Stegen (12M).
2. Victor Lindelof é o 17º central mais caro do mundo e jogou apenas um ano e meio também. O Davinson Sanchez foi do Ajax para o Tottenham no mesmo ano, mas já com o mercado a fechar e custou apenas 40M. O Rudiger e o Hummels foram para o Chelsea e para o Bayern pelo mesmo preço que o sueco custou ao United.
3. Nelson Semedo é o 3º lateral direito mais caro da história. Custou mais que o Danilo (31M ao Real Madrid), custou quase o dobro do Ricardo Pereira ou do Diogo Dalot. Custou menos 5M que o João Cancelo, se bem que com a cláusula dos 5M pelos jogos, a diferença já é "só" de umas centenas de milhares de euros.
4. O Gonçalo Guedes não valia, nem de perto, os 30M que custou ao PSG. Nem titular indiscutível do Benfica era. O rapaz vai ser um extraordinário jogador, mas nem titular no Benfica era, como é que poderia valer 30M?
Todos estes negócios incríveis só aconteceram devido a Jorge Mendes. É um facto. Estes jogadores, com outro agente qualquer, nunca sairiam por estes valores ao final de apenas meio ano ou um ano de experiência profissional. São raríssimos os casos em que isso acontece e normalmente é sempre consequência do contexto (o mercado está a fechar e já não há mais alternativas, como tal o clube tem que pagar um preço premium). Isto quer dizer, que para mim, aquela conversa do “ele só vende os jogadores que são fáceis de vender” não se pode aplicar. Não é fácil vender um jogador que tenha tão pouca experiência. E daqui surgem duas perguntas completamente legítimas:
1. Se os jogadores ficassem mais tempo, não seria mais fácil vender por esses preços? Pois. Parece-me bastante óbvio que sim. O Sporting não vendeu João Mário, Slimani e Bruno Fernandes à primeira e conseguiu maximizar o valor de cada um. No entanto, por alguma razão que ainda me é difícil descortinar, o Benfica continua a vender jogadores sem grande experiência. E muito se deve à máquina de propaganda que temos montada para valorizar os jogadores. Não é preciso os jornais fazerem entrevistas a dirigentes, ou fazerem mega-reportagens sobre o Seixal, para o mundo saber que temos realmente a melhor Academia do Mundo. Isso vê-se pela qualidade de jogadores que sai de lá. No entanto, nós estamos sempre a vender o nosso peixe e a certa altura isso começa a prejudicar mais do que beneficiar.
2. Para quê vendê-lo? Se o João Félix não vale 120M e se alguém paga 120M é porque metemos o maior vendedor do futebol mundial a vendê-lo? É algum título para o Benfica ter a 5º transferência mais alta do futebol mundial? Nenhum dos 120M vai chegar ao meu bolso. Nem dos 120M, nem dos 80M que já tínhamos feito em vendas (Jimenez, Jovic e eventualmente Carrillo). A única coisa que o Benfica me dá são títulos e ao vender o João Félix estão a baixar a probabilidade do meu Benfica ganhar títulos. É que os 120M vão chegar cá, pelo menos 12M vão para o Jorge Mendes (como é perfeitamente justo, porque sem ele o João Félix não seria vendido por 120M) e os 108M que sobram vão ser gastos em Jhonder Cadiz, Pedros Neto e jogadores parecidos. Já verdadeiros craques, talvez tenhamos a sorte de um Raul de Tomás, mas ficaremos por aqui. Para quê meter o maior vendedor do mundo a vender um craque quando depois não fazemos nada com o dinheiro a não ser esbanjá-lo em jogadores que não precisamos. O Pedro Neto, que não é mau jogador, não é melhor que o Willock, Zivkovic ou que o Jota. E muito provavelmente um ou dois destes jogadores não vão ter lugar no nosso plantel. Para que é que queremos o Pedro Neto se podíamos ter o João Félix?!
Jorge Mendes, dependendo da perspectiva de cada um, pode ser um grande parceiro da empresa Benfica ou o pior parceiro do clube de futebol SL Benfica. Se vocês virem o Benfica como uma empresa, de certeza que estão contentes com a venda do João Félix e com o parceiro Jorge Mendes. Se vocês vêem o Benfica como um clube, não sei quanto mais tempo vão aguentar. Eu pessoalmente começo a ficar um esgotado com a conversa de “queremos fazer uma boa campanha na Europa” e “vamos fazer tudo para os segurar”, mas um mês depois lá temos o melhor vendedor do mundo a negociar a nossa melhor promessa. E é verdade, nós vamos sair por cima disto tudo. O João Félix ainda não vale 120M (ou 108M porque 10% são do Jorge Mendes). Mas também vamos perder um jogador da qualidade de Félix que sabemos que se calhar só daqui a mais 20 ou 30 anos poderemos ter um igual.
O Eusébio se reaparecesse no Benfica hoje, era vendido ao final de 6 meses. Temos uma Estátua do nosso melhor jogador de sempre que se tivesse nascido 60 anos mais tarde, teria sido uma lenda de um Atlético Madrid ou de um Manchester City. Se isto não faz os benfiquistas pensar, eu não sei o que fará."

3 comentários:

  1. Misturar o Eusébio e os contratos (e leis) do tempo do Eusébio nesta conversa sobre os tempos modernos é demagogia pura e um apelo descarado ao sentimentalismo. Achar que conseguiremos voltar a vencer na Europa sem primeiro nos tornarmos um colosso financeiro é viver na nuvem.

    ResponderEliminar
  2. Mas quem é que disse que foi o Benfica mandar vender o João Félix?
    Se o Vieira quisesse realmente vender o jogador, nunca teria aumentado a CR para uns impensáveis 120 milhões, que toda a gente dizia na altura ser impossível alguém pagar...
    Note-se que eu também preferia que o jogador ficasse, mas acusar o SLB de querer vender, parace-me pura demagogia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseste tudo. Se o Benfica quisesse vender o Félix não tinha aumentado a cláusula para 120M e digo mais, ele queria aumentar a cláusula para 200M. O Felix, o pai e o empresário é que não o permitiram.
      Dizer que queria vender é uma mentira feia!!
      Até gosto de ler o Coluna, mas desta vez fartou-se de meter a pata na poça. Talvez por ter ficado desiludido pela venda do Félix.

      Eu não estou. Abram-se novas oportunidades.
      Há uma coisa que eu digo sempre, os cemitérios estão cheios de indispensáveis.
      Onde estão os substitutos dos insubstituíveis Eusébio e do Coluna?

      Eliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!