Últimas indefectivações

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Pillow fight em festa de homenagem

"O dia em que, em honra de um atleta, os futebolistas do Benfica trocaram a bola por um travesseiro e venceram.

'A noite de amanhã vai decerto ficar memorável', apregoava a Stadium. No dia 13 de Maio de 1937, o Coliseu dos Recreios receberia a festa de homenagem ao 'valoroso «marathom»' Manuel Dias e a organização prometia 'em tudo e por tudo, um espectáculo vivo e animado'. Cumpriu.
O atleta do Benfica Manuel Dias era, à época, 'seguramente a figura mais representativa do atletismo português'. Após vencer dos anos consecutivos a Maratona Nacional, ir aos Jogos Olímpicos e classificar-se 'entre os dez melhores homens do mundo na maratona', havia chegado a altura da consagração. Para além de homenagear o atleta, pretendia-se angariar verbas para 'assegurar o futuro de Manuel Dias, proporcionando-lhe os meios necessários para fazer em melhores condições a sua preparação atlética'.
Mas a comissão organizadora queria mais. Queria fugir 'aos moldes clássicos destas festas, com apresentações complicadas e espectaculares' e 'proporcionar uns momentos de boa disposição, sem abusar da paciência do público'. Parece ter conseguido. 'O programa era convidativo' e 'a vasta sala do Coliseu registou uma enchente impressionante'.
O 'campeonato de pillow-fight', 'um jogo interessantíssimo, muito praticado nos grandes transatlânticos', revelou-se 'o número desportivo mais popular'. Frente a frente, as equipas de honra do Benfica e do Belenenses disputaram a Taça Stadium, instituída pela revista que lhe dá nome, para o vencedor desse campeonato de luta de travesseiros, 11 rounds no total. O clube 'encarnado' mostrou-se exímio na arte da 'travesseirada' e venceu por 7-3 (um round foi nulo). 'O público riu a fartar com o derrube dos jogadores, pois houve alguns que caíam só com a deslocação do ar que os movimentos do travesseiro produziam...'.
'Contudo, a parte artística não foi descurada' e, entre as várias actuações que abrilhantaram a noite, esteve a da 'orquestra excêntrica «Little Joe an His Kids», ou, à portuguesa, «Josézinho e os seus meninos»'.
No final, 'a receita do espectáculo constituiu (...) uma satisfação para os organizadores' e, emocionado, Manuel Dias agradeceu em verso.
A Taça Stadium é um dos mais de 32 mil objectos que constituem o acervo do Sport Lisboa e Benfica que, não integrando a exposição permanente do Museu Benfica - Cosme Damião, se encontram em reserva no Departamento de Reserva, Conservação e Restauro."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

PS: Recordo que Manuel Dias, além de grande atleta do Benfica, foi um dos fundadores do jornal Record!!! Ainda bem que não está para assistir ao actual estado do jornal...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!