Últimas indefectivações

terça-feira, 12 de junho de 2018

Uma oferta especial

"A história do álbum que eterniza uma das mais inesperadas e apoteóticas recepções ao Benfica além-fronteiras.

Na época 1966/67, o Benfica foi convidado a participar, pela primeira vez, na Taça das Cidades com Feira. A jornada inaugural, repleta de emoção, ficou eternizada numa oferta especial.
A estreia do Clube na competição ocorreu na Bulgária, a 26 de Outubro de 1966, frente ao também estreante Spartak Plovdiv. A viagem até Plovdiv foi «uma da mais longas deslocações da sua 'história europeia'» - «muitas horas no ar, e muitas horas em aeroportos de escala» - mas o inesperado júbilo com que foi recebido animou a comitiva e anulou o cansaço. Desembarcaram «no meio de uma 'chuva' de flores, de aplausos, de pedidos de autógrafos» e os «momentos de apoteose» multiplicaram-se nos dias seguintes.
Durante três dias, «o povo de Plovdiv (...) 'enlouqueceu', vibrou, entusiasmou-se com a visita do Benfica». E os «encarnados» comoveram-se com tamanha demonstração de afecto, sobretudo com «a presença de uma bandeira portuguesa (...) e a voz de Maria Clara» (cantora portuguesa), com que o Spartak brindou o Benfica no Estádio 9 de Outubro.
No dia do jogo, surpreendeu igualmente os portugueses ver que os acessos aos vários sectores do estádio eram controlados por mulheres que, segundo a imprensa, «distribuem os espectadores com a mesma eficiência dos homens mas com muito maior simpatia».
Cerca de um mês depois, foi a vez do Spartak vir disputar a 2.ª mão a Lisboa, a 22 de Novembro. «Um nevoeiro densíssimo atrasou o início do jogo, e colocou mesmo em perigo a realização do desafio». Mas, depois de algum tempo de espera, «o espesso véu do nevoeiro» levantou-se e tudo decorreu como planeado, e ao som de música búlgara, no Estádio da Luz.
Findas as duas mãos, o Benfica venceu a eliminatória e assegurou a presença nos oitavos de final da Taça das Cidades com Feira. Houve então lugar para o convívio e a troca de lembranças. No banquete, no restaurante Folclore, «Joaquim Ferreira Bogalho (presidente do Benfica) procedeu à entrega de lembranças a todos os componentes da comitiva búlgara». Entre outras coisas, «ofereceu garrafinhas de vinho do Porto, pacotes de café, conservas». O Spartak retribuiu com álbum, ilustrado à mão, com 54 fotografias da presença do Benfica em Plovdiv.
Esse álbum encontra-se actualmente no arquivo do Centro de Documentação e Informação do Sport Lisboa e Benfica."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!