Últimas indefectivações

sábado, 14 de abril de 2018

Venha o clássico

"Aproveitemos as tréguas, aparentemente temporárias, que Bruno de Carvalho concedeu - a si próprio e, em especial, ao Sporting, que, já se percebeu, bem delas precisava - para falarmos de futebol. Até porque este fim de semana pode trazer-nos, quatro jornadas do fim da Liga, alguma luz quanto ao campeão de uma época que será, sempre, emocionante até ao fim, independentemente daquele que for o desfecho do clássico de amanhã.
Dizer que quem ganhar na Luz será campeão é, neste momento, quase obrigatório, embora todos tenhamos noção de que não será, necessariamente, assim. A questão do título ficará, é verdade, muito bem encaminhada se for o Benfica a sair por cima, porque os encarnados, cavarão um fosso de quatro pontos para o segundo classificado e será, efectivamente, difícil desperdiça-lo em apenas quatro jogos. Mas convém lembrar que há, na penúltima ronda, uma visita a Alvalade e antes as águias terão de ultrapassar Estoril (fora) e Tondela (casa). Se for o FC Porto a vencer na Luz e diferença entre primeiro e segundo ficará apenas nos dois pontos, tendo os dragões ainda duas deslocações bem complicadas até ao fim do campeonato: Marítimo e V. Guimarães. Dizer, portanto, que da Luz sairá o campeão será sempre falar mais da vantagem moral (sempre muito importante, sem dúvida) do que a pontual. Porque será, sempre, uma luta até ao fim - sem esquecer a hipótese de um empate, que conseguiria até meter ainda o Sporting ao barulho...

PS - Talvez seja apenas circunstancial, mas fica bem a Luís Filipe Vieira apelar ao fair play para o clássico. Seria bom que os seus próprios adeptos o ouvissem. E que todos percebessem de vez a que se referia o presidente do Benfica quando disse que «rivais fortes é bom para todos». Já chega de (e isto vale para os três grandes) querer crescer tornando os outros mais pequenos."

Ricardo Quaresma, in A Bola

3 comentários:

  1. Entretanto Rui Vitória já afirmou que o jogo não é decisivo(?!).
    Será essa a mensagem que passa para os jogadores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anos houve que perdíamos ou empatavámos com o Porto e a equipa desistia porque a única mensagem que se passava era que o jogo era decisivo!

      Qualquer jogo nesta fase é uma final. Mas nenhum decide nada!

      O Vitória já ganhou dois campeonatos e sempre com lutas até ao último jogo. E sempre com clássicos nas últimas jornadas... e sempre disse o mesmo... acho que já lhe deviam dar mais crédito, porque a mensagem que ele transmite de certeza que é de confiança e não de alguém que coloque os jogadores com medo de errar!

      Eliminar
  2. Tréguas do bolotas? Os jogadores continuam a levar com recados infantis por sms...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!