Últimas indefectivações

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O povo é sereno. É só vapor...

"Entre a alegoria do Rebanho de Ovelhas e a metáfora do Búfalo calmo, assim se vai fazendo a actualidade do futebol português. Quase sempre de pavio curto e com vocação para momentos zen, o retrocesso civilizacional prossegue, dando lugar à discussão entre os que garantem que houve cuspidela e aqueles que sustentam que foi só vapor...
As cenas indecorosas do túnel de Alvalade, a que o país inteiro teve acesso e que cola uma imagem troglodita ao dirigismo desportivo, só mereceram, até agora, um sepulcral silêncio da Liga de Clubes e do seu presidente, ao que parece pouco interessado na defesa do desporto-negócio que tutela.
A Pedro Proença deverá exigir-se, neste momento, uma intervenção pedagógica, que verbere incidentes deste calibre e garanta que as instituições têm meios para cortá-los pela raiz.
Mas o desafio não se fica pelo líder da Liga. Este caso é um teste ao novo Conselho de Disciplina da FPF, não quanto à apreciação dos méritos da causa, mas sim no que respeita à celeridade prometida por José Manuel Meirim nos idos da sua candidatura.
Quanto a Bruno de Carvalho e Carlos Pinho, apenas uma nota: já era tempo de, em vez de se multiplicarem em intervenções e comunicados, virem a público pedir desculpas pelas cenas que protagonizaram. Por mais que cada um deles ache que está carregado de razão, bastará um rápido visionamento das imagens para concluírem que estiveram muito longe do... mínimo.
Se não houver um acto de contrição, é porque o que cada um deles fez no túnel de Alvalade corresponde à forma como quer estar no futebol.
E o futebol, o que terá a dizer?"

José Manuel Delgado, in A Bola

3 comentários:

  1. Parafraseando o saudoso tio avô do querido presidente apraz dizer que "é só fumaça, o povo é sereno..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/BnrB.fb/posts/1256910691022046

      Abraços

      Eliminar
  2. O facto de "metade" da população portuguesa (incluindo a imprensa) passar horas a discutir se é cuspo ou é vapor devia envergonhar todos os cidadãos do mundo, que afinal não evolui assim tanto desde a Pré-História até 2016.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!