Últimas indefectivações

sábado, 22 de janeiro de 2022

De volta ao topo


"Numa altura em que o voleibol benfiquista atravessava um mau momento, foi no seio familiar que voltou à elite nacional

A beleza do desporto encontra-se na incerteza do resultado. Por mais forte que seja uma equipa, não se pode afirmar com total certeza que sairá vencedora. Há vários fatores que a podem levar ao sucesso ou ao seu contrário. O talento dos seus jogadores poderá ser insuficiente, pois, tal como se diz, 'individualidades ganham jogos, mas é como equipa que se conquistam títulos'.
Em 1987, o voleibol do Benfica vivia tempos conturbados, longe da glória dos títulos. Fazia quatro anos que não ganhava nenhum troféu, e, para agudizar a situação, a equipa encontrava-se a disputar o segundo escalão nacional. Havia pouco Benfica nesse Benfica!
Por forma a tentar ultrapassar essa situação, os dirigentes benfiquistas apostaram na contratação de Luís Sardinha, recrutando-o do ISEF, no início da temporada 1987/88. O treinador aceitou o desafio, apesar de ingressar num clube que estava na divisão inferior à do seu anterior. Para aumentar a qualidade da equipa, trouxe do ISEF alguns jogadores, entre os quais João e António Silva. Os dois irmãos, para além de melhorarem o conjunto em termos qualitativos, tinham ligação ao passado e presente dos encarnados. Filhos de António Augusto, que vestiu de águia ao peito entre 1957 e 1964, tinham, ainda dois irmãos no plantel: José e Miguel.
A partir do núcleo familiar Silva, Luís Sardinha conseguiu criar uma equipa unida, superando os objectivos definidos no início da temporada. Os benfiquistas realizaram uma temporada quase perfeita, falhando apenas a conquista da Taça de Portugal. O Clube teve uma prestação excecional, conseguindo o apuramento para a Taça das Taças, o que mereceu rasgados elogios por parte da imprensa. 'O Benfica realizou, de facto, um feito extraordinário, pois acaba de subir à divisão de honra e simultaneamente atinge, a Europa (inédito no desporto português)'.
A base desta equipa conseguiria, no final da década de 1980, vencer a Taça de Portugal e, no começo da seguinte, conquistar o Campeonato Nacional, restabelecendo o Benfica ao patamar de excelência a que pertence.
Saiba mais sobre este brilhante conjunto na área 3 - Orgulho Eclético, do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!