Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de abril de 2018

À conquista de Herne-Bay

" 'Porque nós somos do tamanho que vemos e não do nosso real tamanho físico'.

Estamos a 4 de Maio de 1930. Por volta das 8h da manhã, aqui, no Rossio, faz-se fervorosamente a despedida dos representantes nacionais do hóquei em patins. A honrosa embaixada campeã do Sport Lisboa e Benfica é a escolhida para levar a equipa de Portugal além-fronteiras, pela primeira vez neste desporto. O Campeonato da Europa, que se realizará em Herne-Bay, Inglaterra, contará com algumas das melhores selecções do stick: Inglaterra, Portugal, Suíça, França, Alemanha e Bélgica.
Alguns jornais relatam-nos a chegada dos jogadores, que ocorreu ontem, dia 5 de Maio. Dizem ainda que, depois da viagem cansativa, a equipa se deparou com algumas dificuldades. O hóquei em patins que conheciam tinha ficado em Portugal. Em Inglaterra, este desporto é praticado de forma diferente. O piso é de madeira e não de cimento e, para dificultar ainda mais os estreantes portugueses, os sticks são mais leves e lisos, contrastando com a ligeira curva e a maior peso, que lhes é tão familiar cá. Tudo isto se junta à falta de preparação, visto que já tinham recebido tarde o convite de Inglaterra para disputar a competição.
Ontem, dia 7, Portugal enfrentou a Inglaterra. Ao rinque subiram o guarda-redes Fernando Adrião, o defesa António Adão, o extremo-direito e capitão José Prazeres, o extremo-esquerdo Leonel Costa e o avançando-centro Germano Magalhães. A multidão vibrou intensamente com o primeiro golo luso, marcado por Leonel Costa. Apesar da derrota, o espírito de equipa nunca se desvaneceu, porque eles carregavam o sonho de todos os portugueses.
Nos dias 8 e 9, foram disputados dois confrontos em cada dia. Depois de um jogo difícil, conseguimos um honroso empate a um golo com a Suíça e, embora tivéssemos perdido por cinco contra a Alemanha e sofrido um golo de penálti na recta final contra a França, que ditou a vitória francesa por 2-1, saímos gloriosos no jogo contra a Bélgica, em que vencemos por 3-1.
Hoje, dia 15 de Maio, chegam os jogadores e 'se não fosse (esta) carinhosa recepção do Benfica e por dois ou três «mártires» do stick, nada havia perturbado o silêncio sepulcral, e quase criminoso, que envolveu a nossa embaixada do stick'. Ficámos em 4.º lugar, a par da Suíça, e isso enche-nos de orgulho, pois 'o homem é do tamanho do seu sonho' e nós fomos grandes, em Inglaterra.
Quer saber mais histórias sobre o hóquei em patins? Passe pela área 3 - Orgulho Ecléctico do Museu Benfica - Cosme Damião e venha conhecê-las."

André Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!