Últimas indefectivações

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Vermelhão: Mais uma tragédia, mesmo no final do jogo...!!!

Arsenal 3 - 2 Benfica


Admito que a minha expectativa para esta eliminatória era mínima, é verdade que o Arsenal também está a passar por um mau momento, mas tendo em conta tudo o que se tem passado no Benfica, estive sempre muito pessimista... mas após o golo do Rafa, acreditei...!!! Fiz mal, pelos vistos...!!!

O jogo foi parecido com o da semana passada, a grande diferença esteve na linha de fora-de-jogo: em Roma o Arsenal foi apanhado por 10 vezes na armadilha, hoje 'escaparam' à armadilha milimetricamente por duas vezes, e marcaram dois golos decisivos...!!! Numa época, onde nos jogos mais complicados, contra os adversários mais fortes, temos 'perdido' quase sempre pela vantagem mínima, várias vezes nos últimos minutos... a maior goleada sofrida foi com o Boavista!!! Além das questões tácticas e técnicas, ou as questões físicas, a falta de confiança é determinante nestas ocasiões e quando as vitórias começam a fugir sistematicamente 'milimetricamente', é muito mais difícil ganhar o próximo jogo!!!

Tudo pode ser discutido, mas creio que ninguém pensaria que o Benfica, no actual momento, iria ganhar a Liga Europa, também não é crime afirmar que a maior parte dos jogadores do Arsenal seriam titulares de caras no Benfica (excepto dois ou três...), portanto pode-se criticar os resultados e exibições na Liga com equipas como o Farense, o Guimarães, o Nacional, o Boavista, entre outros... mas nestes dois jogos com o Arsenal discutimos o resultado! É óbvio que não fizemos dois jogos de 'peito aberto', isso seria suicídio, jogámos com as nossas limitações e estivemos perto da qualificação... Noutro momento, com mais confiança, se calhar com os mesmos jogadores mas em melhor momento de forma, poderíamos usar outra estratégia, mas neste momento, pouco mais haveria a fazer...

Suspeito que o Veríssimo será 'castigado' pela crítica: se no primeiro golo, poderia ter 'deixado' o adversário ir sozinho, colocando-o em fora-de-jogo; no terceiro golo, não é ele que o coloca em posição regular (a imagem das linhas passou tão depressa, mas parece-me que foi isso que aconteceu...), sendo que em ambos os lances, o 'problema' está no momento do passe, pois no primeiro ninguém estava a pressionar o adversário e no terceiro a pressão foi pouca...!!! Agora, o Veríssimo não estava habituado a jogar com a linha do fora-de-jogo no Brasil, portanto vai ter um período de adaptação e muito sinceramente, fez mais nestes dois jogos, daquilo que eu estava à espera...

Na estatística final existe um número 'assustador': fizemos 3 faltas!!! Eu sei que alguns vão acusar os jogadores de falta de atitude, mas não foi...! Esta é consequência da intimidação constante que os jogadores do Benfica sofrem no Tugão, onde somos obrigados a defender 'sem contacto', pois as faltas e faltinhas e os amarelos saltam rapidamente... e depois quando jogamos lá fora, a equipa não consegue mudar o 'chip'!!!

Uma nota ainda para o grande golo do Digui!!! A seca de penalty's no Benfica tem sido notícia, mas temo-nos esquecido dos livres frontais: o Grimaldo, numa época inteira (34 jogos), se tiver 5 livres directos já é muito... Esta época, além do Grimaldo, recordo-me dum livre do Darwin no Bessa e não me recordo de outro... e o Grimaldo na Liga, terá tido 3 ou 4 no máximo esta época (marcando um golo em Famalicão)! Além dos penalty's, praticamente não beneficiamos de faltas em zona frontal perto da área do adversário... é caso para dizer, que a área é um bocadinho maior do que parece!!! Esta ausência de livres frontais, é tão manifesta, que nós adeptos, nem sabemos que temos mais especialistas na marcação de livres directos além do Grimaldo...!!! Reconheço que este problema não é de hoje, já nos temos do Simão e do Cardozo, os livres escasseavam...!!!

Agora, temos o jogo complicadíssimo com o Rio Ave na Segunda (sem o Otamendi....), depois o Estoril na Quinta para a Taça (provavelmente com muitas alterações...), e depois sim, o calendário vai voltar ao 'normal'... acredito que nessa altura, teremos condições para melhorar o rendimento, e tentar 'salvar' a qualificação para a Champions...

Levando isto um bocadinho para a superstição, isto só irá mudar quando o pessoal voltar aos Estádios, porque a 'quebra' do Benfica, praticamente iniciou-se quando começaram a aparecer os primeiros casos de Covid na Europa...!!! Tenho um amigo que defende afincadamente esta tese, e parece que tem razão...!!!

10 comentários:

  1. Qualquer um dos três golos acontece raramente. Mais raro ainda os 3 no mesmo jogo. Talvez contra o Elvas.
    Três defesas caros: Vert, Otta e o Veríssimo, para isto?

    ResponderEliminar
  2. Diz-se este ano que temos tido falta de sorte, azar ou que temos sido prejudicados pela arbitragem.
    Apesar de termos tido uma bola à barra no final do jogo, não acho que temos tido falta de sorte.

    Uma equipa que com a diferença minima, com possibilidades de marcar mais um, prefere gerir o resultado tao cedo e gerir mal, perdendo bolas para o adversario.
    Sem organização, espirito de luta e entreajuda, sem motivação não se pode esperar ter sorte no jogo.
    É que nem com 5 defesas (6 com Weigl) conseguimos defender bem.
    Meter o Lucas sem experiencia de futebol europeu num jogo tao importante como esse e nao meter por exemplo Samaris... Que sorte é que se pode ter?
    Alguem esperava que o Helton fosse melhor que Odysseas?
    Cometeu um erro com o Sporting e como castigo sai do 11...

    Não é pelo Sporting jogar com 3 centrais e estar em 1º que deveremos fazer igual.

    Uma boa defesa tal como se viu com as grandes equipas italianas, alemãs e inglesas, está na solidez da sua equipa como um todo.
    É ter uma defesa solida onde não é necessário ter laterais demasiadamente ofensivos.
    Os laterais têm de defender bem. Ponto! Podem ir ao ataque mas nao demasiado. Fazer cruzamentos de tras e não ir sempre à linha de fundo.
    Ter um bom Pivot defensivo com Weigl é igualmente importante se não, ter uma dupla de centro campistas solidos tambem. E não mudar de medios jogo a pos jogo como se tem visto.

    De resto Rafa, Cervi, Pizzi, Luca, Darwin e Seferovic todos eles merecem a titularidade pelo espirito de luta e entreajuda que dão à equipa quando esta perde a bola.
    Faltam-lhes simplesmente confiança que foi perdida sabe-se lá a onde... Porque têm tudo para fazer maravilhas no ataque.


    Enfim não há milagres este ano está queimado.

    É necessario fazer uma profunda reflexão por parte da direcção, equipa tecnica e jogadores.
    Quem não tem motivação para estar no clube, nao pode continuar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem tem o poder é o JJ se ele JJ não tem motivação tem que sair, os jogadores fazem o que lhe mandam.

      Eliminar
  3. Tretas e conversa para parolos. Isto só lá vai quando conseguirmos colocar uma arbitragem isenta , um conselho de desciplina que aplique as normas com distanciamento. Para o futebol voltar a ser decidido pelos jogadores em campo. Isto representa por época dezenas de pontos. Está direção nunca conseguiu defender estes aspectos e está a pagar por isso.
    Obrigado pelo trabalho feito e está na altura de dar o lugar à outros com capacidade e tomates para tal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também esto de acordo esta direção anda de mãos dadas com esta escumalha de foi rebuscada do APITO DOURADO, agora de tantas vénias fazer a Fernando Gomes etc. esta de mão atadas.

      Eliminar
  4. O JJ assinou a "sentença de morte" como treinador do Benfica quando afirmou que o Benfica tinha infraestruturas de liga dos campeões e que agora só faltava ter jogadores.
    O balneário não aceita estás afirmações.
    Os jogadores pensam logo "então, vamos ver se há treinador de liga dos campeões"

    ResponderEliminar
  5. Enquanto o Benfica não se assumir, em qualquer campo, com uma mentalidade resiliente e ganhadora de equipa grande, assumindo o ritmo e intensidade de jogo e saber geri-lo inteligentemente quando tal não lhe for possivel, e não com posturas à contrario, nomeadamente, com vantagem no marcador, recuar no terreno, atacar tenuamente, sem critério e assumir uma atitude passiva, impávida e serena, partindo estes pressupostos de quem dirige/treina a equipa, bem podemos andar a cruficar atletas e a sonhar com voos mais altos!

    ResponderEliminar
  6. os últimos 3 anos do Benfica são horribilis no futebol e com excepção do voléi nas modalidades também!

    no face da A. do bem, vem mais + 1 empresa com contrato de 1,3 M feito com o SLB com 1 Por maior importante, foi constituída 2 meses depois do contrato feito.

    juntem às outras 2 empresas de 1,8 M que não se sabe ainda hoje o que fizeram para receber............. não serão sinais a mais???

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!