Últimas indefectivações

domingo, 24 de maio de 2015

Dá-me o 35 !!!

Benfica 4 - 1 Marítimo

Bonita festa, com Sol, golos, boas jogadas, entusiasmo, alegria em campo, e nas bancadas, Estádio 'quase' cheio, mais uma vitória... e como não podia deixar de ser em Portugal: árbitros ladrões!!!
A partida foi bastante competitiva, o Marítimo deu sempre muita luta, pressionou, ganhou a maioria dos ressaltos, tentou sempre marcar golos, e notava-se alguma lentidão nas reacções dos nossos jogadores (talvez as Festas...). Mas quando conseguimos ultrapassar aquela teia no meio-campo do Marítimo, e a bola chegava redondinha aos nossos avançados, criávamos sempre muito perigo... Marcámos 4 (na realidade foram 5!!!), mas podíamos ter marcado 7 ou 8 bastava ter sido um pouco mais eficaz... Para ser honesto, também tenho que reconhecer, que não fosse termos um guarda-redes enorme na nossa baliza, o Marítimo podia ter marcado mais 2 ou 3 golos!!! Assim, podíamos ter uma daqueles resultados de Hóquei: 8-3 ou qualquer coisa parecida!!! Teria sido um resultado mais 'justo'.
Sendo que aquele final de jogo louco, com o Benfica à procura do golo que faltava ao Jonas, praticamente sem preocupações defensivas, com o Marítimo sempre a procurar o contra-golpe, ajudou muito ao aumento deste score 'virtual'!!!
Apesar do jogo não contar para nada, era importante vencer, até porque a Festa no final não teria o mesmo gosto. Teria sido fácil relaxar, mas psicologicamente não seria a mesma coisa ganhar o campeonato em igualdade pontual com os Corruptos. Além disso, uma vitória hoje do Marítimo, iria dar-lhes muita confiança, para a Final da Taça da Liga, na próxima sexta-feira...
Por falar em Taça da Liga, creio que hoje ficou demonstrado que não vai ser fácil, triunfar em Coimbra. O Marítimo tem uma boa dinâmica colectiva, o Marega lá na frente dá muito trabalho, os extremos sabem aproveitar as costas dos nossos laterais, a força do Danilo no meio-campo desequilibra em algumas ocasiões... Têm 4 jogadores altos, perigosos nas bolas paradas, e vão seguramente, repetir aquilo que conseguiram em vários momentos no jogo de hoje, principalmente na 1.ª parte: povoar o meio-campo com 3 jogadores para os 2 do Benfica, e ajudar os laterais quando a bola chegar ao Nico e ao Toto, enquanto tiverem força para fazer este vai-e-vem vamos ter muitas dificuldades. Até porque em Coimbra não vamos ter o relvado da Luz, a bola vai rolar mais lenta, e vai ser muito mais complicado dominar o esférico.
Júlio César com várias defesas importantes... Tal como Aimar ou Saviola, ter um jogador desta qualidade no Benfica, mesmo já na fase final da carreira, é um enorme privilégio.
O Luisão e o Jardel tiveram muitas dificuldades nos confrontos com o Marega, na 2.ª parte foram mais agressivos, e não deixaram o adversário 'virar-se' para a nossa baliza... Como também tivemos algumas perdas de bola inesperadas, o Maxi foi apanhado várias vezes fora de posição, o que dificultou muito o trabalho dos Centrais...
Não me passa pela cabeça, a não renovação do Maxi. Mesmo hoje, sendo apanhado algumas vezes 'distraído', mesmo com algum 'azar' nas movimentações ofensivas, é um jogador fundamental, por aquilo que joga, e pelo exemplo de luta que transmite a toda a equipa...
Um dos melhores jogos do Eliseu, o Marítimo até tentou 'carregar' na sua zona, mas o Açoriano resolveu quase sempre, e desta vez não teve nenhuma daquelas paragens cerebrais!!!
O nosso meio-campo na 1.ª parte teve muitas dificuldades nas marcações... o Samaris parecia um daqueles Bombeiros, para demasiados incêndios, mesmo assim tem nota positiva...
O Pizzi acabou por ser o sacrificado ao intervalo... o Transmontano normalmente começa os jogos mal, com algums passes mal medidos, mas depois vai melhorando, mas hoje andava completamente perdido: com bola, e sem bola... e o Jesus não teve paciência!!!
O Nico soltou-se no 2.º tempo, como o Nico gosta de aparecer no meio, aquela teia do Marítimo estava-lhe a criar problemas, e os toques artísticos de primeira, também não estavam a correr bem... Acabou por ser muito importante no início da 2.ª parte, mas depois rebentou fisicamente, e como já não havia substituições para fazer...!!!
Estou a rezar para que não seja nada de grave com o Salvio, mas tenho poucas esperanças!!! O Toto é capaz de ser o jogador mais azarado do Mundo... Já não é a primeira vez que entra na Festa da entrega da Taça, de muletas!!! Por um lado, a ter uma lesão grave, uma possível venda, poderá ficar mais difícil, mas muito sinceramente não acredito muito nas notícias de hoje... o Nico é quase seguro que vai sair, o Salvio não sei. Ainda por cima hoje, não estava a fazer um grande jogo, com muitas dificuldades nos duelos individuais... até podia ter substituído mais cedo, evitando o azar... se estas coisas pudessem ser adivinhadas!!!
Lima com mais um grande jogo de muito trabalho (eleito o MVP da partida), 2 golos, e até podiam ter sido mais, se lhe tivessem passado a bola... Foi pena aquela jogada perto do fim, onde esteve quase a fazer a assistência para o golo que faltava ao Jonas. Nem sempre as recepções lhe saem bem, mas vai ser muito difícil ao Benfica encontrar um avançado que marca tantos golos, e ao mesmo tempo trabalha tanto em prol do colectivo.
Faltou 1 ao Jonas, que na realidade não faltou porque ele marcou... E mesmo assim, o Jonas devia ser o melhor marcador do campeonato, porque dois dos golos atribuídos ao Jackson foram auto-golos: Bessa e Belém. Com o público a puxar, em alguns momentos o Jonas foi individualista, acaba por ser normal... mesmo com o golo mal anulado, teve dois falhanços incríveis... lutou até ao fim das forças, fez 3 ou 4 arrancadas em velocidade muito fortes, acabou completamente roto, mas com a consciência de ter dado tudo... Com o Júlio César, as duas grandes contratações desta época.
O Talisca tem aquele dom de irritar o 3.º anel, hoje não destoou!!! Pessoalmente, tirando aquele remate de muito longe (onde podia passar ao Jonas...); uma jogada onde não passou a bola a ninguém e perdeu a bola à entrada na área; e aquele atraso ao Júlio; no resto até esteve bem!!! Acho que as férias lhe vão fazer bem, com uma pré-época forte, com o Jesus a dar-lhe na cabeça, tem que perceber, que naquela posição, tem que jogar rápido, sem dribles... quando fizer isso, com a capacidade de passar longo que tem, será um grande jogador...
Regresso do Sílvio muitos meses depois, e entrou muito bem no jogo, dando profundidade ofensiva, que o Eliseu não dá... inclusive, assistiu o Jonas para o 4.º golo!!!
A estreia de Mukhtar, com alguns pormenores, principalmente no controle de bola, mas ainda foi curto para uma avaliação completa...
A ideia do Jesus era dar alguns minutos ao Paulo Lopes (mas com a substituição 'obrigatória' Pizzi/Talisca ao intervalo, não deu...), já vi algumas imagens com o Paulo Lopes a chorar no banco, muito sinceramente, não são os 15 minutos em campo, que iriam fazer o Paulo Lopes mais Campeão. É um jogador importante no balneário, que renovou esta semana, o que me deixou bastante contente... e mesmo sem ter jogado, é um dos Campeões.
Foi um daqueles Campeonatos muito saborosos, porque não éramos favoritos. Durante, a época, raramente se referiram ao Benfica como Campeão em título!!! A desvalorização constante do nosso percurso durante a época, e a forma patética como iam elogiando os resultados dos outros, torna este título ainda mais gostoso!!! Ganhar com jogadores, como o Maxi, o Jardel, o Lima, o Luisão, o Samaris... jogadores que dão tudo em campo, com uma enorme humildade, é tremendo...
Ainda falta um jogo, que pode dar mais um título, mas temos que começar a preparar a próxima época. A caça ao Tri...!!! Foi muito feliz o cântico: Dá-me o 35!!! No Benfica é assim, ganhámos, mas queremos mais... O mercado vai ser muito complicado, vamos ter mais um Verão de desespero com algumas vendas, e algumas entradas duvidosas, mas não me importo de voltar a perder o Campeonato da pré-época!!!
O essencial para mim, é a renovação do Jesus, e depois do Maxi... sendo que com a saída do Nico, seria importante o Salvio ficar. Mas logo se verá...
Vamos disputar a Internatinal Champions Cup North America, em substituição dos Corruptos. Parece que os Americanos perceberam que as comunidades de emigrantes Portuguesas, estão-se marimbando para os Corruptos e os Americanos nestas coisas não brincam, eles querem é vender bilhetes!!! Vai haver Festa em Toronto, Hartford e na zona de Newark, Ney Jersey (além da Cidade do México), vão receber a onda vermelha, o colinho versão Americana!!!
Acredito que os Corruptos não ficaram muito tristes, porque da forma como esta época acabou para eles, com o Flopetegui teimosamente a ficar, com as saídas anunciadas dos jogadores mais importantes, uma participação desastrosa nesta competição, iria logo criar mau ambiente, assim provavelmente vão optar por uma estratégia muito usada no Alvalixo: vão fazer uma pré-época com equipas fraquinhas, para ir ganhando jogos, e assim enganar os tolos!!! Dos vários sinais que estamos sempre a procurar, para antecipar as decisões da Direcção, parece-me que o Benfica, só aceitaria este desafio, com a certeza da manutenção do Jesus, um treinador que neste momento tem todo o crédito para fazer voltar fazer um pré-época sem vitórias... e ninguém ficará 'chateado'!!!
Para os adeptos, que carregaram a equipa esta época, em momentos muito difíceis, só falta mais uma deslocação: Coimbra. Onde vamos ter mais uma onda vermelha... à procura do 6.º título, consecutivo, nacional: Campeonato 33, Taça da Liga, Taça de Portugal, Supertaça, Campeonato 34...!!!

12 comentários:

  1. Mais uma excelente análise Abidos.

    Como quase sempre concordo com tudo o que escreves.
    Vamos ver se vão passar o próximo ano sem nos designarem de bicampeões.
    Ontem na BTV o Pedro Guerra estava a dizer que vêem aí decisões difíceis e que os sócios terão de compreender.
    Estou curioso para ver que decisões difíceis serão essas.
    Nós benfiquistas só temos um pensamento:
    Dá-me o 35!
    E com o aumento das receitas vão desinvestir?
    Logo agora?
    A verdade é que o 35 também esteve no discurso do presidente pelo que estamos todos de acordo.
    Eu penso ser evidente que o JJ fica.
    Quem sairá? O Nico e o Sálvio?
    Tirando estes só se fôr o Maxi ou o Luisão é que me faria preocupado.
    Mas neste plantel jogadores para fazer dinheiro não vejo muitos.
    Penso que mais um ano de boa Champions e poderemos assistir à evolução de alguns jogadores para patamares elevados.
    Em minha opinião é pois apostar na actual equipa com duas ou três entradas e pensar em fazer dinheiro na próxima época.

    Viva o Sport Lisboa e Benfica
    Bicampeões

    <3

    ResponderEliminar
  2. Sangue novo também se precisa.
    Prevejo Cancelo e Guedes.

    <3

    ResponderEliminar
  3. O Cancelo deve ficar em Valência, o Guedes vai ter que definir a posição (extremo ou 2.º avançado), o Nuno Santos, o Teixeira, o Lindelof, o Semedo têm hipóteses de ficar no plantel A... o Jonathan e o o Mukhtar vão ser opção.

    O desinvestimento é subjectivo, 'deixar' sair o Maxi e o Jesus, é uma má opção financeira, porque encontrar substitutos à altura, irá sair muito caro ao Benfica!!!

    O Luisão vai acabar a carreira no Benfica, acredito que tem pernas para mais 2 anos... vai continuar a bater recordes.

    O Nico é quase seguro que será vendido; o Salvio talvez, se a lesão for grave deve ficar; os outros jogadores com mercado são o Samaris, e o Pizzi... o Lima poderá ter mercado nas Arábias.
    Espero que se encontre soluções de venda para o Ola John o Sulejmani...
    O Artur também disse adeus, ontem...

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Qual o problema do Samaris, Pizzi, Ola John, Sulejmani ou Artur saírem?

    Ficando o JJ não vejo problema algum.

    O Gaitan e o Sálvio aí já teremos problemas porque os restantes não os conseguem substituir com a mesma qualidade.

    A minha opinião é que alguns desses ficando para o ano ficariam muito mais valorizados casos do Samaris e Pizzi se estiver bem fisicamente e começar a jogar regularmente.

    Mas eu não considero um desinvestimento prescindir dos seus serviços porque iremos valorizar outros jogadores de enorme potencial.

    Mas é bem verdade que valem acima dos 10 milhões cada um.
    Pelo menos o Benfica pagou isso e não creio que tenham desvalorizado.

    Dado que o Benfica pagou esse montante seria um bom negócio vendê-los a cima dos 20 milhões.

    Quanto a essa lista que deste dos miúdos da B jogarem na A não creio que exista a mais pequena hipótese.

    Talvez um deles possa entrar mesmo assim duvido.

    Irão rodar e seria bom que o fizessem em clubes da grandeza do Valência, Mónaco e Deportivo.

    Seria o continuar de um crescendo que importa manter na formação motivando atletas de forma determinante.

    Ficar na equipa A para não calçar não vale a pena.

    <3

    ResponderEliminar
  5. Adenda
    Onde se lê:
    "A minha opinião é que alguns desses ficando para o ano ficariam muito mais valorizados casos do Samaris e Pizzi se estiver bem fisicamente e começar a jogar regularmente."

    Deve-se ler:
    "A minha opinião é que alguns desses ficando para o ano ficariam muito mais valorizados casos do Samaris e Pizzi."

    ResponderEliminar
  6. Essa é a grande diferença: com Jesus, mesmo com um plantel enfraquecido temos hipóteses de chegar ao Tri... sem Jesus, com as movimentações de mercado que se avizinham será muito complicado.

    Além do Ola John e do Sulejmani, com propostas razoáveis, eu vendia também o Pizzi e o Talisca...
    O Samaris é diferente, acho que pode fazer mais uma época, valorizar-se na Europa, e só depois se deveria considerar uma venda... Até porque a propensão de lesões do Fejsa, deixa-me inseguro...

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Não vês capacidade de valorização no Talisca?

    ResponderEliminar
  8. Se tiver que apostar, direi que tem 20% de hipóteses, de se valorizar num Benfica de Jesus, e 80% de não se adaptar.
    É pouco inteligente na tomada de decisões... e isso é muito difícil de mudar!
    Se tivermos uma proposta ligeiramente superior, àquilo que nos custou, vendia...
    Além disso está a 'tapar' outros jogadores, que na minha opinião têm mais potencial de sucesso.

    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Talisca e Samaris não saem. Maxi e JJ renovam.
    Salvio duvido que saia. Gaitan (>30M), Sulejmani e Ola John saem de certeza. Artur pode sair, não tenho a certeza. Pizzi poderá sair com uma boa oferta (>15M).
    Não haverá necessidade de desinvestimento, mas investimento melhor o que é diferente.
    Vamos apostar mais na Champions. Poderá entrar uma grande truta se se vender bem.

    ResponderEliminar
  10. Grande Manuel,

    Também estou na expectativa dessa truta tipo Aimar.
    O Sport Lisboa e Benfica cada vez é mais apetecível.
    Seria muito bom para colocar mais gente no estádio e aumentar ainda mais o tamanho e peso do manto sagrado!

    Saudações gloriosas!

    <3

    ResponderEliminar
  11. Dobradinha no Hóquei.

    Lagartos recusam-se a receber as medalhas.

    Azia diz o 'Luís Gouveia'

    kkkkkk

    <3

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!