Últimas indefectivações

quinta-feira, 26 de julho de 2018

O tempo que foge ao Benfica

"O Benfica está a duas semanas de começar a época oficial, e logo com um compromisso europeu que pode determinar toda a temporada. Ao contrário do que vinha sendo hábito na casa encarnada, a turma da Luz está este ano obrigada a testes prévios no caminho que pode abrir as portas da Liga dos Campeões e aí a margem de erro de que dispõe é diminuta. Um insucesso, que acarretaria um prejuízo de pelo menos 40 milhões de euros, transformaria o dia a dia da equipa de Rui Vitória num exercício de convívio penoso com o descontentamento dos adeptos.
É por todas estas razões que se vê com alguma apreensão, na certeza de que o futebol nacional só terá a ganhar com duas equipas na máxima competição da UEFA, o atraso no fecho do plantel do Benfica, o que cria uma sensação de déjà-vu relativamente a 2017/2018, época que redundou no fracasso da perda do título nacional e numa presença que ficou a anos-luz do prestígio europeu dos encarnados na liga milionária.
A Rui Vitória, por certo, não bastaria ter o plantel fechado na véspera do primeiro jogo com o Fernerbahçe, o treinador do Benfica precisa de todas as unidades à disposição mais cedo, por forma a poder trabalhar os automatismos e a desenvolver uma lógica colectiva sempre na base do sucesso no futebol.
Se, ao azar de lhe ter tocado uma fava turca nesta terceira pré-eliminatória, o Benfica adicionar um comportamento pouco agressivo no mercado, podemos estar perante o desenvolvimento de uma tempestade perfeita, dramática para a retoma prometida na Luz. E, pelo que tem sido possível observar, o plantel do Benfica não pode estar fechado, há posições que carecem de reforço, de olhos postos na Champions e não só."

José Manuel Delgado, in A Bola

2 comentários:

  1. O "simpático" José Manuel Antunes, que faz parte do trio de comentadores, no programa das quartas-feiras, "Lanças Apontadas", da BTV...ofuscou-se com este artigo de José Manuel Delgado, porque este ousou comentar honestamente e sem rodeios , a maneira como vê a preparação do Benfica para esta época. Pergunta: o que terá incomodado J.M.Antunes, neste comentário de J.M.Delgado, com o qual podemos estar de acordo ou não ?

    ResponderEliminar
  2. Mas alguma equipa pode afirmar que tem o plantel fechado enquanto o mercado está aberto?
    Podemos especular sobre se Rui Vitória já tem o seu plantel na cabeça, se este será suficiente ou não, etc. Mas ninguém espera que com estes timmings (em ano de Mundial, ainda para mais) seja possível "fechar" seja o que for. Além disso, a gestão da aposta na Champions tem de ter em conta o risco real de não correr bem. Dimensionar um plantel desde já suficiente para as pre-eliminatórias, reservando um esforço final em caso de apuramento, é perfeitamente razoável. Já basta de clubes falidos a fintar o fairplay financeiro, em Portugal. O Benfica não precisa de ser mais um.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!